Ecologia é a ciência que estuda as relações entre os seres vivos e o ambiente que os rodeia, analisando como fatores bióticos e abióticos interagem para moldar os ecossistemas. Engloba diferentes níveis de organização: indivíduos, populações, comunidades e ecossistemas.
A ecologia é a ciência que estuda as relações dos seres vivos entre si e deles com o meio ambiente. A ecologia apresenta duas subdivisões: autoecologia e sinecologia.
Ecologia é o estudo de como os organismos interagem entre si e com seu ambiente físico. A distribuição e abundância de organismos na Terra é determinada por fatores bióticos, relativos aos seres vivos, e abióticos, não vivos ou físicos.
Conceitos de Ecologia, tais como habitat, nicho ecológico, população, comunidade e ecossistema, devem ser estudados para o melhor entendimento dessa parte da Biologia.
A ecologia é uma ciência complexa e ampla que nos permite entender o funcionamento do planeta. Ao compreender como os organismos vivem e interagem entre si e com o meio ambiente, é possível criar medidas de preservação de espécies.
ECOLOGIA: CADEIA ALIMENTAR, BIOMAS E RELAÇÕES ECOLÓGICAS | QUER QUE DESENHE?
Quais são os 5 níveis ecológicos?
Os níveis de organização em Ecologia são, basicamente, a população, a comunidade, o ecossistema e a biosfera. Esse último é o local do planeta onde existe vida.
Possui dois objetivos: primeiro, entender os efeitos da atividade humana nas espécies, comunidades e ecossistemas, e, segundo, desenvolver abordagens práticas para prevenir a extinção de espécies e, se possível, reintegrar as espécies ameaçadas ao seu ecossistema funcional.
Ecologia é o estudo de como os seres vivos interagem entre si e o seu ambiente. Isso inclui seres vivos (fatores bióticos) e não-vivos (fatores abióticos).
Dentre os ecossistemas terrestres, estão florestas, desertos, campos, savanas, entre outros. Já como exemplo de ecossistemas aquáticos, pode-se citar rios, mares, oceanos e lagos.
Bióticos – Está relacionado aos seres vivos das comunidades como plantas, animais e bactérias, que por sua vez desempenham papeis diferentes no ecossistema. Abióticos – São fatores externos fundamentais para a sobrevivência das espécies como água, sol, solo, gelo, vento etc.
Ecologia é a parte da Biologia responsável pelo estudo dos seres vivos e suas interações entre si e com o ambiente em que vivem. Essa ciência pode ser estudada em diferentes níveis, portanto, é fundamental conhecer a hierarquia da organização ecológica.
Em Ecologia, uma população pode ser definida como um grupo de indivíduos da mesma espécie que ocupam uma determinada área em um determinado momento do tempo e que apresentam alta probabilidade de cruzamentos entre si, em comparação com a probabilidade de cruzamentos com indivíduos de outra popu- lação.
Portanto, enquanto a ECOLOGIA é a ciência que aborda o assunto, e o MEIO AMBIENTE é o objeto do estudo ou da abordagem que se realiza. Existem várias significados para o termo meio ambiente.
Ecologia é uma palavra de origem grega. Nela, juntam-se as palavras "eco" ("oikos"), que pode significar casa e "logos" que quer dizer "saber", "estudar". Trata-se, portanto, do estudo do local onde vivemos, ou seja, ecologia é a ciência que estuda os seres vivos em "suas casas", no meio em que vivem.
Relações ecológicas são as interações que acontecem entre os seres vivos, as quais podem ocorrer entre indivíduos de uma mesma espécies (relações intraespecíficas) ou indivíduos de espécies diferentes (relações interespecíficas). Elas também podem ser harmônicas ou desarmônicas.
Os ecossistemas terrestres são, ao contrário dos aquáticos, os ecossistemas não submersos. Diferentemente dos aquáticos, eles podem se dividir em quatro tipos diferentes: as florestas, savanas, desertos e pradarias.
O objetivo da ecologia humana é buscar compreender as relações entre o homem e o meio ambiente, sendo uma tecnologia para que possamos agir de maneira sustentável no planeta, meio que irá garantir nossa sobrevivência, através da conscientização e mecanismos de utilização sustentável dos recursos naturais (ALVIN; BADIRU ...
A ecologia humana estuda a relação do ser humano com o seu ambiente natural. É o estudo da relação de nós mesmos (os seres) a partir de nossos corpos (habitat) e como isso irá impactar o meio (ambiente) em que estamos inseridos.
A teia alimentar é o conjunto de cadeias alimentares. Em cada cadeia alimentar, os seres são classificados em níveis tróficos como produtores, consumidores e decompositores. Representação de uma teia alimentar na natureza, em que se veem os produtores, os consumidores e os decompositores.
A cadeia alimentar, também chamada de cadeia trófica, pode ser definida como uma sequência linear da transferência de matéria e energia em um ecossistema, na qual é possível observar uma sequência de organismos servindo de alimento para outros.
Trata-se de um ecossistema com vasta biodiversidade e um dos mais valiosos patrimônios naturais da humanidade. A Amazônia é essencial para o equilíbrio climático, contribuindo para a manutenção e distribuição da umidade em todo o continente.
A palavra ecologia (do grego oikos, "casa") foi cunhada no século XIX pelo zoólogo alemão Ernst Haeckel, para designar a "relação dos animais com seu meio ambiente orgânico e inorgânico". A expressão meio ambiente inclui tanto outros organismos quanto o meio físico circundante.