O alimento deteriorado teve influência de microrganismos deteriorantes, físicos ou químicos e, por isso, tornou-se impróprio para o consumo humano ou animal. A deterioração pode ser observada por alterações de odor, cor, aspecto, sabor e textura no alimento.
Microrganismos deteriorantes são agentes, sejam físicos ou químicos, que tornam o alimento impróprio para consumo. A deterioração é facilmente detectada por meio de cor, aspecto, odor, sabor e textura do alimento.
1 Que se deteriorou. 2 Que foi adulterado; alterado, contrafeito, falsificado. 3 fig Que passou para um estado ou condição inferior; decadente, declinante, degradado.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE OS MICRORGANISMOS DETERIORANTES E PATOGÊNICOS? | DESVENDANDO O SORVETE
Qual o significado de "se deteriorar"?
Tornar(-se) pior; fazer sofrer ou sofrer transformação que corrompa a qualidade original de (algo); ESTRAGAR [td. : A maresia deteriora os metais.] [int. : Mesmo sob refrigeração a carne se deteriorou.] 2. Fig.
imperfeitamente e mal;quase,um tanto,um quê de,proximamente,pouco menos,como se,dentro de determinados limites,apenas,regularmente,sofrivelmente,assim assim;imperfeitamente e adj.;com pouco esmero,de empreitada.
Vários fatores causam a deterioração dos alimentos, tornando-os itens inadequados para o consumo. Luz, oxigênio, calor, umidade, temperatura e bactérias podem afetar tanto a segurança quanto a qualidade dos alimentos perecíveis. Quando sujeitos a esses fatores, os alimentos vão se deteriorar gradualmente.
O iogurte é produzido a partir da ação de uma cultura mista dos microorganismos Lactobacillus bulgaricus e do Streptococcus thermophilus. Essas bactérias se mantêm em crescimento associado ou culturas separadas que são inoculadas no leite em proporções definidas.
Bactérias e fungos são responsáveis por um processo conhecido por decomposição, em que a matéria orgânica de seres vivos é absorvida, e sais e outros elementos são liberados. Esse processo é essencial para a manutenção da vida na Terra, pois garante a ciclagem de nutrientes.
A deterioração dos alimentos é um processo complexo ao qual não é causado somente por um único microrganismo, mas sim pelo resultado de múltiplas bactérias deteriorantes e condições extrínsecas que favorecem seu crescimento (Wei et al.,2019).
Porém, há uma diferença entre um alimento que sofreu deterioração (conhecido como estragado) e um alimento que sofreu contaminação. Alimento que sofreu contaminação (contaminado) apresenta microrganismos prejudiciais à saúde e possui características sensoriais normais como cheiro, aparência e gosto.
A deterioração é um processo natural que ocorre em diversos materiais ao longo do tempo, resultando em sua degradação e perda de qualidade. Esse fenômeno pode ser observado em diferentes contextos, como na deterioração de alimentos, de estruturas físicas, de materiais de construção, entre outros.
Devemos definir a diferença entre perecimento e deterioração, enquanto no perecimento há a perda total da coisa, na deterioração há a perda parcial, ou seja, a coisa ainda existe, mas com o estado alterado e danificado.