Burrata é feita com leite e creme de leite pasteurizados de búfala, produzida no município paulista de São João da Boa Vista – SP pelo laticínio Montezuma. Ela é um queijo extremamente macio, cremoso filamentoso, suave e com muitas características do leite ( láctico).
O recheio do alimento é feito a partir da mistura de creme de leite e coalhada fresca. Pronto! Após o recheio a burrata está pronta para ser fechada em formato de ''bolinha''. Muitos fãs desse prato afirmam que seu gosto é amanteigado e se assemelha ao queijo mussarela fresco.
Além de ser uma iguaria irresistível, a Burrata de Búfala traz benefícios significativos para a sua saúde. Rico em nutrientes e proteínas, o leite de búfala oferece um perfil nutricional excepcional. Ótima em acompanhamentos de saladas e tosts.
How Italian Burrata Cheese Is Made | Regional Eats
Como consumir burrata?
Sirva a burrata em um prato simples, mas elegante, que não distraia do seu esplendor natural. Corte-a delicadamente no topo, permitindo que o interior cremoso se revele. Este momento de revelação é parte da magia de desfrutar de uma burrata.
E a campeã foi a burrata da marca Bufalat, de São Luiz do Paraitinga, no interior paulista, que combina leites de búfala e de vaca em sua formulação. Confira as marcas preferidas do nosso júri e mais detalhes sobre as burratas avaliadas.
Quem tem intolerância à lactose pode comer burrata?
Originário da Itália, esse queijo é feito com leite de búfala, o que confere uma textura cremosa e um sabor suave e delicado. Além disso, ele é livre de lactose, sendo uma ótima opção para pessoas com intolerância.
Embora tenham um perfil de sabor mais complexo e uma casca comestível, oferecem uma textura cremosa que pode complementar pratos de forma semelhante à burrata. São melhores servidos em temperatura ambiente para maximizar sua textura derretida.
Queijo Mozzarella de Búfala Fatiada Bom Destino R$ 95,00 Kg. Selecione um tamanho para favoritar! Quero ser avisado quando este produto chegar! *Preencha seu e-mail.
Quem tem intolerância à lactose pode comer queijo de búfala?
Menos lactose
A lactose é um componente do açúcar do leite, que, assim como a caseína, pode gerar a intolerância. Os queijos de búfala e de cabra são os que têm menor quantidade de lactose. Portanto, podem ser uma alternativa para quem não se dá muito bem com o leite de vaca por esse motivo, explica Karin.
Aplicar calor direto, como grelhar ou assar, pode fazer com que a burrata se desfaça e separe o soro do creme, perdendo sua textura característica. Se desejar incorporar burrata em pratos quentes, adicione-a no final do preparo, garantindo que ela apenas aqueça levemente sem cozinhar.
Burrata traduzindo ao pé da letra significa “amanteigado” em italiano, mas na verdade se trata de um queijo fresco de búfala, com textura super levinha!
A burrata deve ter um recheio de sabor leve, acidez sutil e sem excesso de creme de leite, conforme explica o chef Enrico Villela, do restaurante Elea Forneria, que participou do teste do Paladar para descobrir qual é a melhor burrata do mercado.
Assim nasceu a famosa burrata di Andria, em referência a província de Andria-Barletta. Apesar de ter a mesma base da muçarela, ao invés de ser moldada, a massa é delicadamente desfiada e misturada com creme de leite fresco. Seu sabor é untuoso, graças a gordura do creme de leite.
A legítima burrata é produzida, originalmente, com leite de vaca! É isso mesmo, o leite fresco de vaca é o segredo para se ter a verdadeira burrata. Desde sua invenção na região de Lecce, na Itália, ela é feita a partir deste tipo de leite. A burrata da Mozzarellart não poderia ser diferente!
Qual a diferença entre burrata e mussarela de búfala?
dentro da burrada a gente tem uma camada de creme. e por fora a gente tem aí né a lâmina de mussarela. então essa basicamente é a diferença maior. então a borracha sempre vai ser um queijo mais cremoso.
E a campeã foi a burrata da marca Bufalat, de São Luiz do Paraitinga, no interior paulista, que combina leites de búfala e de vaca em sua formulação. Confira as marcas preferidas do nosso júri e mais detalhes sobre as burratas avaliadas. *os valores dos produtos mencionados a seguir são do dia 20 de junho de 2024.
A burrata pode fazer parte de uma dieta equilibrada e não precisa ser evitada, desde que consumida com moderação e de maneira consciente. Como com todos os alimentos ricos em calorias e gorduras, o controle de porções e a frequência de consumo são essenciais para desfrutar de seus benefícios sem o risco de ganhar peso.
A mussarela de búfala contém lactose, ao contrário do que se pensa, então os sensíveis e intolerantes a lactose devem ficar atentos ao consumo do mesmo. E não contém glúten, sendo uma boa opção para dietas restritivas e celíacos.
🧀 Pode congelar qualquer queijo? - Não é tão simples! Queijos com alta umidade, como frescal ou burrata, não seguram bem o congelamento – a textura deles não fica legal. Mas queijos mais secos e firmes são mais resistentes e vão bem no freezer.