Os biofertilizantes são adubos produzidos de diversas maneiras e que utilizam ingredientes disponíveis na propriedade (como esterco, leite, caldo de cana, cinzas etc.) que podem ser enriquecidos com pó de rocha, microrganismos eficazes, entre outros.
O biofertilizante é um adubo orgânico líquido que contém organismos e nutrientes (micro e macro) que melhoram a saúde das plantas, dei- xando-as mais resisten- tes ao ataque de pragas e doenças. O líquido é resultado da fermentação de resíduos orgânicos e nutrientes em água.
O biofertilizante é um adubo orgânico líquido utilizado para complementar a adubação de fertilizantes sólidos e que pode ser produzido dentro da propriedade rural, com materiais fáceis de serem encontrados no comércio e até na propriedade, cuja preparação ocorre em um tempo relativamente curto.
De modo geral, os tipos de fertilizantes NPK disponíveis para a produção agrícola são: o NPK 04-14-08, o NPK 10-10-10 e o NPK 20-20-20, que se diferem pela formulação, ou seja, conforme a concentração de cada elemento.
O extensionista Ivan Canci explica que o bokashi contém micro- e macronutrientes de forma balanceada. “O mais importante são os microrganismos nativos que estimulam o processo de fermentação e multiplicação da vida do solo, como fungos, bactérias, actinomicetos, micorrizas e fixadores de nitrogênio.
Se você quer saber o que é NPK, é preciso entender o que significa a sigla. NPK é a abreviação para: Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Potássio (K). Esses são três nutrientes indispensáveis para as plantas.
Considerando o tipo de ação, os agrotóxicos podem ser classificados como inseticidas, fungicidas, herbicidas, raticidas, acaricidas, desfolhantes, entre outros.
1º passo :Coloque 40 litros de água em um tambor limpo, após isso adicione o esterco e dilua; 2º passo : Adicione 20 litros de água em um balde limpo, junte à ela, cinza, bórax, calcário e o fosfato natural, siga esta ordem e dilua cada vez que adicionar o ingrediente.
Além disso, Justus von Liebig entrou para a história da ciência por suas contribuições à sistematização da química orgânica e pelo pioneirismo na aplicação dessa ciência à biologia (bioquímica) e à agricultura.
O biofertilizante é um subproduto obtido a partir da fermentação de resíduos da lavoura que pode ser usado como adubo e também como defensivo agrícola, erradicando pragas, doenças e insetos.
Outro exemplo de disparidade de quantidade autorizada é o glifosato, agrotóxico mais vendido no país, considerado possivelmente cancerígeno para seres humanos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, o resíduo autorizado desse herbicida na água potável é cinco mil vezes maior do que na União Europeia.
Glifosato Nortox WG é um herbicida sistêmico de ação total utilizado em pós-emergência das plantas daninhas. O produto é absorvido via foliar e penetra na cutícula por difusão. A translocação é sistêmica, com preferência pelo floema, tanto para a folhas e meristemas aéreos como para os subterrâneos.
O BHC é um inseticida e sua sigla advém do nome inglês - Benzene Hexachloride - é um produto que combate pragas na lavoura e ao entrar em contato com a pele tem efeito cumulativo, causando danos irreverssíveis ao sistema nervoso central.
O MAP, também chamado de Fosfato monoamônico, é um fertilizante fosfatado que apresenta na sua composição entre 10% a 12% de Nitrogênio (N) amoniacal e 50% a 54% de P2O5 (fósforo), apresenta-se na forma grânulos, apresentando uma cor cinza claro.
O 20-00-20 é um adubo do tipo formulado NPK, que possui a seguinte concentração de nutrientes: 20% de Nitrogênio, 0% de P2O5 (fósforo) e 20% de K2O (potássio). Isto quer dizer que a cada 100 kg do adubo, 20 Kg são de N, 0 kg de P2O5% e 20 kg de K2O.
YaraMila™ Solán (13-11-21) é um fertilizante complexo que fornece um conteúdo equilibrado de Azoto, Fósforo e Potássio, totalmente assimilado, com Magnésio e Boro.
A turfa é um composto orgânico formado a partir da decomposição de vegetais de pequeno porte que se desenvolvem em meio líquido, e é encontrada em solos alagadiços, geralmente entre 2 e 5 metros de profundidade. A vegetação entra em contato com a água e é lentamente oxidada por microrganismos.
Para suprir esta necessidade, você pode utilizar farinha de peixe, carne ou osso. Fonte mineral, como por exemplo, calcário, fosfato natural ou pó de rocha. Fique atento, observe suas plantas e faça adoção de medidas de controle adequadas.
O pó de rocha é uma matéria-prima mineral que serve como condicionador do solo, sendo capaz de promover o aumento da fertilidade e melhorar a estrutura do solo através da prática da rochagem.