— ou seja, quando ainda viviam muitos dos discípulos dos Apóstolos — praticava-se o Batismo também por infusão, isto é, derramando água sobre a cabeça do neófito.
São eles: batismo nas águas, batismo com o Espírito Santo e batismo de fogo. Sobre os tipos de batismos, o Bispo Renato Cardoso, em uma de suas reuniões, no Templo de Salomão, esclareceu as diferenças e em quais momentos da vida cristã eles acontecem.
Embora realmente não seja tão comum vermos batismos por imersão na Igreja Católica – até porque a maioria dos católicos batizam seus filhos logo nos primeiros dias após o nascimento, constituindo isto um obstáculo prático para a “popularização” do batismo por imersão -, isso não significa que ela só proceda o batismo ...
A tradição da Igreja, não da Igreja Metodista, mas da Igreja Cristã, reconhece 3 formas que representam o Batismo bíblico: Aspersão: a água é aspergida sobre o batizando; A efusão: a água é derramada sobre o batizando, utilizando-se as duas mãos como concha; A imersão: o batizando é imerso nas águas.
Podemos aplicar analogicamente esse conceito ao batismo. Este é, em muitos casos um sacramento “ligado”, não por causa do pecado, mas em função da falta ou fraqueza da fé, que constitui um requisito especial. Fé e batismo sempre foram apresentados juntos no Novo Testamento: “Aquele que crer e se batizar será salvo”.
"É a prática de se levar a pessoa para o batismo em piscina ou água corrente. Nas igrejas calvinistas e na católica, por exemplo, o que se faz é o batismo por aspersão, ou seja, goteja-se um pouco de água na cabeça da pessoa", compara ele.
Por razões teológicas ou pelo sentido que dão ao sacramento, a Igreja Católica não valida o batismo se for realizado em algumas Igrejas (Pentecostais, Brasileiras, Mórmons, Testemunhas de Jeová e Ciência Cristã).
Com a infusão, é possível injetar rapidamente um medicamento diretamente na corrente sanguínea. Existem, ainda, casos nos quais os medicamentos precisam ser administrados lentamente, porém, de modo constante. A infusão também pode ser uma maneira controlada de administrar drogas ao longo do tempo.
No Batismo a pessoa recebe os Sete Dons do Espírito Santo que são: Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor de Deus. Estes Dons são infusos na pessoa no momento do Batismo (infuso é o derramamento dos Dons no ser da pessoa, que fica com eles dentro de si).
A Bíblia ensina o batismo por imersão. Na carta de Romanos, capítulo 6, Paulo explica de forma muito clara o profundo significado do batismo. Quando a pessoa é “sepultada com Cristo” por ocasião do batismo, é um símbolo de morte para o pecado. Simboliza o sepultamento do pecado e da velha vida de pecados.
Em nossos dias, o Senhor revelou que “seus filhos serão batizados para a remissão de seus pecados quando tiverem oito anos de idade” (Doutrina e Convênios 68:27). Nessa idade, as crianças começam a ser responsáveis por escolher entre o certo e o errado.
O Sacramento do Batismo administrado com uma fórmula modificada arbitrariamente não é válido e aqueles que o receberam desta forma devem ser batizados “de modo absoluto”, ou seja, repetindo o rito de acordo com as normas litúrgicas estabelecidas pela Igreja.
Não! Os padrinhos devem ser católicos: serem batizados, crismados e vivenciarem a fé católica. Indo a Santa Missa e frequentando os outros Sacramentos. Agora, a pessoa batizada de outra denominação religiosa pode ser admitida como testemunha do e no Sacramento do Batismo, ao lado do padrinho católico.
A Igreja e os pais impediriam as crianças de receber a graça de serem filhas de Deus, se não administrassem a elas o Batismo pouco depois do nascimento; assim, se entende a necessidade de batizar as crianças o quanto antes.
Na infusão médica, tubos e equipamentos hospitalares conectivos levam os nutrientes e medicamentos diretamente à corrente sanguínea dos pacientes, através das veias. O contato mais imediato da substância medicamentosa com os fluidos venosos dos pacientes, “corta caminho” e faz o resultado da terapia ser mais rápido.
Qual é a diferença entre graças efusas e graças infusas? Bom, primeiro, vamos entender estas duas palavras: efusão quer dizer derramamento; e infusão é coisa que já está submersa. Então, os dons derramados pelo Espírito Santo nós chamamos de dons efusos.
Aqui, uma das formas de batismo por derramamento. A maneira mais tradicional deste tipo de batismo seria com a criança semi-submersa na água; algumas igrejas mantêm pias batismais onde são colocados os bebês, para que o sacerdote lhes derrame um pouco de água sobre a cabeça.