O frete CIF significa “custo, seguro e frete” e vem do inglês Cost, Insurance and Freight. É uma modalidade de entrega em que o vendedor é o responsável por todos os custos e riscos que envolvem o transporte da mercadoria até o destinatário final.
Isso significa que o vendedor é responsável por contratar a empresa de transporte, pagar pelo frete e pelo seguro de transporte. O frete CIF é geralmente utilizado em negociações em que o comprador é de outro país e não tem acesso aos serviços de transporte locais.
No transporte CIF, os impostos incidem sobre o valor do frete e da mercadoria, ou seja, o cliente paga um valor único, que é a soma do preço do produto, mais impostos, seguro e frete. Tudo isso é considerado como base de cálculo do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Enquanto o CIF determina que o vendedor deve se responsabilizar pelos custos e riscos do envio, o FOB direciona essas obrigações ao comprador. Agora que já sabe como funciona cada tipo de entrega e conhece suas respectivas vantagens, fica mais fácil escolher entre frete CIF ou FOB.
O frete CIF é conhecido como “o frete pago na origem” e vem do inglês Cost, Insurance and Freight (Custo, Seguro e Frete). Isso é, nessa modalidade de frete a responsabilidade e os custos operacionais e com o transporte e seguro da mercadoria ficam por conta do fornecedor/remetente do produto.
Frete CIF e Frete FOB: Entenda a Diferença entre as modalidades
Que significa CIF?
O que é um frete CIF? A sigla CIF vem do inglês “cost, insuranse and freigh”, que quer dizer “custo, seguro e frete”. Esse termo significa que no valor da venda de um produto estão inclusos os custos do próprio produto, do seu transporte e do seguro de transporte.
CIF significa "custo, seguro e frete". Ao utilizar o frete CIF, o vendedor é responsável por providenciar e pagar pelo transporte, além de contratar um seguro para cobrir o frete. As responsabilidades do vendedor incluem frete, seguro da carga e quaisquer outros custos.
Resumindo: No frete CIF, o frete e o seguro são pagos pelo fornecedor, que é o responsável pela mercadoria até que seja entregue no destino. No frete FOB, é o destinatário quem paga pelo frete e pelo seguro da mercadoria.
Esses modais são o transporte rodoviário, ferroviário, aéreo e marítimo. O frete intermodal é usado para otimizar custos e tempos de entrega, aproveitando as vantagens de cada meio de transporte.
No frete CIF o vendedor é responsável por todos os custos e riscos que envolvem o transporte da mercadoria até o destinatário. Em caso de problemas, toda a responsabilidade é da loja e não do cliente. Esta é a modalidade mais usada quando se trata de venda direta entre clientes e pessoas físicas.
No frete CIF, o preço já está embutido no custo da mercadoria e é repassado ao cliente como um valor único. O fornecedor pode informar, na nota fiscal, que o frete é CIF. Assim, ele custeia o valor do frete e absorve todos os gastos sem que o cliente tenha de pagar custos adicionais.
O Incoterms CIF é a regra Cost Insurance And Freight ou seja, em português Custo, Seguro e Frete. Quando se procede uma negociação aquaviária (marítima, fluvial ou lacustre), pode-se optar pelo Incoterm CIF, no qual o vendedor arca com todos os custos de transporte e seguro, até o porto de destino.
CIF significa Cost, Insurance and Freight, ou Custo, Seguro e Frete, em português. Com o CIF, o vendedor fica responsável pelo custo do frete até a entrega ao cliente, incluindo o transporte e também o seguro das mercadorias.
Os custos incorridos na empresa e que não foram apropriados diretamente aos produtos, ou seja, não estão diretamente ligados ao processo produtivo, são identificados como CIF (Custos Indiretos de Fabricação).
A sigla FOB, em inglês, significa free on board — livre a bordo. Nele, quem paga pelo transporte é o comprador das mercadorias transportadas, ou seja, o destinatário. Por isso, a compra pode ser mais barata que no formato CIF, mas o destinatário tem de arcar com custos de entrega.
O frete CIF significa “custo, seguro e frete” e vem do inglês Cost, Insurance and Freight. É uma modalidade de entrega em que o vendedor é o responsável por todos os custos e riscos que envolvem o transporte da mercadoria até o destinatário final.
Os Correios disponibilizam também várias opções de entregas, como a modalidade PAC, que é o serviço mais acessível, econômico e prático, sendo considerado o frete mais barato dos Correios, mas, em contrapartida, com prazos mais longos de envio.
No frete CIF, o emitente – fornecedor do produto – é o responsável pelo pagamento do frete, seguro e outras despesas até o local de entrega acordado, bem como da emissão da nota fiscal.
No caso dos fretes CIF e FOB, o fator diferencial determinante é esse último. No frete CIF, a responsabilidade pelas condições da carga fica ao encargo do fornecedor do serviço de transporte. Já o frete FOB coloca a responsabilidade de arcar com os custos de transporte à empresa solicitante.
Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) É uma ferramenta da Organização Mundial de Saúde (OMS) criada no ano de 2001. É uma das classificações da Família de Classificações Internacionais.
A CIF, aprovada em 2001 e traduzida em 2003 do documento original da Organização Mundial da Saúde, por meio da Faculdade de Saúde Pública, pretende ser o instrumento adequado para acompanhar as conseqüências das doenças, assim como o processo de envelhecimento de populações.
Quem paga o frete FOB? Quando um cliente opta pelo frete FOB, ele se torna o responsável pelo pagamento do transporte e pelo pagamento do seguro das mercadorias. Normalmente, esse pagamento só é feito mediante o recebimento do produto, sendo que o valor do frete não deve ser incluído no valor da compra.
O termo CIF é uma sigla para “Cost, Insurance and Freight”, ou seja, “Custo, Seguro e Frete”. A rigor, esse tipo de frete seria voltado para o transporte marítimo; na prática, porém, ele acaba sendo usado também em outros modais, como o transporte rodoviário.
No CIP, a contratação do seguro por parte do vendedor é obrigatória, e o seu risco se mantém somente até o momento da entrega da carga ao transportador. Desta forma, os pontos de risco e de custo se encerram em momentos distintos. Quando aplicável, os trâmites alfandegários na exportação são arcados pelo vendedor.