O que diz o artigo 4 do Código de Ética do assistente social?
4º Constituem competências do Assistente Social: I - elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais junto a órgãos da administração pública, direta ou indireta, empresas, entidades e organizações populares; II - elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de ...
Quais são as 3 atribuições privativas do assistente social?
5º Constituem atribuições privativas do Assistente Social: I. coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social; II.
O que diz o artigo 6 do Código de Ética do assistente social?
6º do Código de Ética do/a Assistente Social, é vedado: c) bloquear o acesso dos usuários aos serviços oferecidos pelas instituições, através de atitudes que venham coagir e/ou desrespeitar aqueles que buscam o atendimento de seus direitos.
Código de Ética Profissional do/a Assistente Social | Serviço Social para Concursos
O que diz o artigo 2o do Código de Ética do assistente social?
Art. 2º - Os Conselhos Regionais de Assistentes Sociais – CRAS, deverão fazer constar das Carteiras de Identidade Profissional emitidas a partir de um ano da data da vigência do Código de Ética ora aprovado, o inteiro teor das disposições referentes a direitos e obrigações do Assistente Social. Art.
Lei nº 8.212/1991 -Dispõe sobre a organização da Seguridade Social, institui Plano de Custeio, e dá outras providências. Lei nº 8.742/1993- Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) - Dispõe sobre a organização da Assistência Social e dá outras providências.
O que o assistente social deve considerar prioritariamente?
A atuação profissional faz-se, prioritariamente, por meio de instituições que prestam serviços públicos destinados a atender pessoas e comunidades que buscam apoio para desenvolver sua autonomia, participação, exercício de cidadania e acesso aos direitos sociais e humanos.
Quais são as três competências do assistente social?
São competências destes profissionais a elaboração, execução e avaliação de políticas sociais; orientar grupos e indivíduos; realizar estudos socioeconômicos, entre outras expressas na lei 8.662 de 1993: Art. (BRASIL, 2012, p. 44-45).
Qual foi o primeiro Código de Ética do Serviço Social?
O primeiro Código de Ética Profissional do(a) Assistente Social elaborado/promulgado em 1947 é sucinto (CFESS, 2016), foi influenciado pela visão europeia, impregnado de valores cristãos, sem mediação do Estado e, portanto, sem respaldo jurídico.
É VEDADO AO ASSISTENTE SOCIAL: Praticar e ser conivente com condutas antiéticas, crimes ou contravenções penais na prestação de serviços profissionais. Acatar determinação institucional que fira os princípios e diretrizes do Código de Ética Profissional; Revelar sigilo profissional.
O que o artigo 7o do Código de Ética Profissional de 1993 trata?
Art. 7º O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e os Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS) constituem, em seu conjunto, uma entidade com personalidade jurídica e forma federativa, com o objetivo básico de disciplinar e defender o exercício da profissão de Assistente Social em todo o território nacional.
Assim, as atribuições privativas são aquelas que se referem diretamente à profissão, como a atribuição privativa de coordenar cursos, bem como equipes de Serviço Social nas instituições públicas e privadas. E competências são aquelas ações que os(as) assistentes podem desenvolver, embora não lhes sejam exclusivas.
Quando o assistente social pode quebrar o sigilo profissional?
17- è vedado ao assistente social revelar sigilo profissional. ⚫DE SERVIÇO SOCIAL ou Art. 18. A quebra de sigilo só é admissível quando se tratarem de situações cuja gravidade possa, envolvendo não fato delituoso, trazer prejuízos aos interesses do usuário, de terceiros e da coletividade.
Conforme a previsão da Constituição Federal de 1988, a Seguridade Social há muito vinha sendo reivindicada por trabalhadores e movimentos sociais. Seus principais pilares são a (1) Saúde, a (2) Assistência Social e a (3) Previdência.
Além de ser bom em lidar com pessoas, o assistente social precisa ter controle emocional. Ou seja, saber administrar as emoções mesmo nas situações mais delicadas, sobretudo os profissionais que trabalham em contato direto com a população devem estar preparados para tudo.
Qual o papel do assistente social dentro do CREAS?
Além de orientar e encaminhar os cidadãos para os serviços da assistência social ou demais serviços públicos existentes no município, no Creas também se oferece informações, orientação jurídica, apoio à família, apoio no acesso à documentação pessoal e estimula a mobilização comunitária.
O que diz o artigo 5o do Código de Ética do assistente social?
5º, IX, ser atribuição privativa de Assistente Social elaborar provas, presidir e compor bancas de exames e comissões julgadoras de concursos para Assistentes Sociais, ou onde sejam aferidos conhecimentos inerentes ao Serviço Social.
E em 2011, ocorreu a aprovação da Lei nº 12.435, que altera a LOAS e institui o SUAS. A LOAS garante a existência de serviços, benefícios, programas, projetos, assessoramento e garantia de direitos.