12 E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; 13 E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre.
À medida que compreendemos o quanto Deus nos perdoou e o quanto Seu perdão custou, é que podemos perdoar quem pecou contra nós. Mas, o inverso também é verdade. Se não conseguimos perdoar o irmão é sinal de que ainda não compreendemos o quanto custou ao nosso Pai para que fôssemos perdoados.
Ofendemos, portanto, seu direito, quando preferimos nossa vontade à sua, e isto é o pecado. Assim os pecados são nossas dívidas para com Deus. E o Espírito Santo nos aconselha que peçamos a Deus o perdão de nossos pecados e por isso dizemos: “Perdoai as nossas dívidas”.
Quando colocamos Deus em primeiro lugar, todas as outras coisas entram no devido eixo ou são eliminadas de nossa vida. Nosso amor pelo Senhor governará os desejos de nosso coração, as exigências de nosso tempo, os interesses que buscamos e a ordem de nossas prioridades.
Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.
Perdão - Mateus 6:12 | 28/08/2019 | PROFETIZANDO VIDA
O que Jesus falou sobre Jejuar?
R: Mateus 6:17-18 é um dos versículos mais poderosos sobre o jejum na Bíblia, onde Jesus ensina: “Mas você, quando jejuar, unja a cabeça e lave o rosto, para que não pareça aos outros que você está jejuando, mas apenas a seu Pai, que está em segredo; e seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará.” Este ...
O jejum que me agrada é que vocês repartam a sua comida com os famintos, que recebam em casa os pobres que estão desabrigados, que deem roupas aos que não têm e que nunca deixem de socorrer os seus parentes. “Então a luz da minha salvação brilhará como o sol, e logo vocês todos ficarão curados.
Não sejam como eles, pois, antes de vocês pedirem, o Pai de vocês já sabe o que vocês precisam. Portanto, orem assim: “Pai nosso, que estás no céu, que todos reconheçam que o teu nome é santo. Venha o teu Reino. Que a tua vontade seja feita aqui na terra como é feita no céu!
O que Jesus quis dizer com basta cada dia o seu mal?
Quando Jesus afirma que “a cada dia basta o seu mal”, é para que se entenda que é preciso viver um dia de cada vez, ou seja, uma aflição de cada vez, uma adversidade de cada vez, uma tribulação de cada vez, posto que a confiança no auxílio divino ajuda a diminuir (ou resolver) a sobrecarga com as preocupações futuras.
Contudo, como Mamon não pode ser Deus, ele é considerado como um ídolo ou um falso deus. Ele é alguém que disputa a afeição e a dedicação que devem ser exclusivas ao Deus único e verdadeiro.
Por que o pai nosso evangélico é diferente do católico?
A principal diferença entre a versão católica e a evangélica do Pai Nosso está na tradução da frase referente ao perdão. Os católicos rezam “Perdoai as nossas ofensas”, enquanto os evangélicos costumam rezar “Perdoai as nossas dívidas”.
Então o senhor chamou o homem cuja dívida ele havia perdoado e disse: 'Servo mau! Eu perdoei sua imensa dívida porque você me implorou. Acaso não devia ter misericórdia de seu companheiro, como tive misericórdia de você?
Como o pecado é descrito no ensino do Novo Testamento Mateus 6:12?
No Novo Testamento, o pecado é descrito como quaisquer pensamentos ou ações que afastem o pecador de Deus, isso porque a vontade do Criador terá sido contrariada.
“Perdoar é permitir que a pessoa se aproxime” (Efésios 2, 13). Perdoar é uma união de arrependimento e sacrifício. Só há perdão se uma das partes estiver de fato arrependida e a outra verdadeiramente disposta a sentir a compaixão.
O que a Igreja ensina sobre o trecho: “Não nos deixeis cair em tentação” Esta petição ressalta a importância de nos dirigirmos a Deus para que Ele nos proteja contra as tentações que podem nos levar ao pecado.
16 Estas seis coisas o Senhor odeia; sim, sete a sua alma abomina: 17 Olhos altivos, língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente, 18 O coração que maquina pensamentos viciosos, pés que se apressam a correr para o mal, 19 A testemunha falsa que respira mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.
A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. - 2 Coríntios 12:9. Quando enfrentamos desafios e sentimos o peso das nossas limitações, Deus nos lembra que Sua graça é suficiente.
Quando colocamos Deus em primeiro lugar, todas as outras coisas entram no devido eixo ou são eliminadas de nossa vida. Nosso amor pelo Senhor governará o objeto de nosso afeto, as demandas de nosso tempo, os interesses que buscamos e a ordem de nossas prioridades.
Quando você entra num quarto para orar em secreto, ninguém deve ouvir seu clamor, sua confissão, louvor, ou mesmo palavras de gratidão – só Deus. Você está em audiência com o Rei. Nesse momento, seu aposento se transforma no seu “Santo dos santos,” onde Deus Se revela a você.
O hipócrita é alguém que finge ser algo que não é para receber reconhecimento ou sair lucrando. A hipocrisia é uma conseqüência do orgulho. Os humildes seguidores de Deus procuram viver de acordo com Suas leis porque amam a Deus e ao próximo, não porque desejam receber reconhecimento e ser honrados por isso.
O capítulo 6 de Mateus é continuação do Sermão da Montanha, onde Jesus apresenta aos seus seu programa de vida. Depois Ele explicitará mais sua proposta, sinalizando algumas atitudes para seus discípulos/as. No evangelho de hoje, o tema central é o sentido cristão da Providência.
O propósito do jejum não deve ser o de impressionar as pessoas. O Senhor aconselhou: “E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam.
Qual é o jejum que Deus quer de nós? (Is 58,3-11). Texto Bíblico: “De que nos serve jejuar, se Tu não vez, humilharmos, se não ficas sabendo? Ora, no dia do vosso jejum, sabeis fazer bons negócios, brutalizais todos os que por vós labutam”.
O que acontece no mundo espiritual quando jejuamos?
Quando jejuamos com propósito, nos conectamos com Deus e recebemos direção e sabedoria para decisões importantes. Esse alinhamento nos ajuda a enxergar oportunidades e a confiar na provisão divina. Se você deseja experimentar essa transformação e atrair bênçãos financeiras, junte-se a nós.