28 Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé! Seja-te feito como tu desejas. E desde aquela mesma hora a sua filha ficou sã. 29 E Jesus, partindo dali, chegou ao pé do mar da Galileia, e subindo a um monte, assentou-se ali.
Jesus não mandou a mulher embora, mas fingiu que não iria atender o seu pedido. Para provar a fé daquela mulher, Ele disse que curava gente de seu país, e não gente de outro país. A mulher movida de uma fé que ultrapassa a dos discípulos grita a Jesus: “Tem compaixão de mim, Senhor, filho de Davi!
Onde fala na Bíblia que até os cachorrinhos comem das migalhas?
“E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico” (Lc 16,21). “Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores” (Mt 15,27).
Grande é a tua fé, diz Jesus para você também. Seja feito como tu queres. Vamos pedir a Deus, nesta homilia, a graça de termos constantemente a atitude dessa mulher que se aproximou de Jesus. Devemos constantemente buscar essa aproximação através da oração e de uma vida de intimidade.
A fé, não importa quão grande seja, não pode produzir um resultado contrário à vontade Daquele que retém esse poder. (…) É por isso que não podemos ter uma verdadeira fé no Senhor sem também confiar plenamente na vontade Dele e no tempo Dele” (“Fé no Senhor Jesus Cristo”, A Liahona, julho de 1994, pp.
Qual é o significado de Mateus 15,21-28 na homilia?
Evangelho (Mt 15, 21-28)
Então seus discípulos aproximaram-se e lhe pediram: “Manda embora essa mulher, pois ela vem gritando atrás de nós”. Jesus respondeu: “Eu fui enviado somente às ovelhas perdidas da casa de Israel”.
Quando buscamos a Jesus e procuramos ficar sempre perto Dele, podemos ter a certeza de que as coisas materiais das quais necessitamos, assim como também o sustento da nossa alma nos será providenciado por Ele. Ele sabe precisamente qual a nossa fome e o que poderá saciá-la.
O que significa pegar o pão dos filhos e dar aos cachorrinhos?
A resposta de Jesus parece dolorosa, mas, na verdade, é um provérbio. Os judeus consideravam que aqueles que não faziam parte do povo eleito eram como cães. O Senhor foi até carinhoso ao dizer: “Não fica bem eu tirar o pão dos filhos para dar aos cachorrinhos”. Que mulher de fé extraordinária!
Não é dado nenhum motivo, entretanto, os fatores étnicos, culturais, religiosos, econômicos e políticos, como também seu gênero, sugerem numerosas razões para Jesus ignorá-la. Num segundo momento Jesus afirma: "Não é bom tirar o pão dos filhos e dá-los aos cachorrinhos".
Não é bom tirar o pão dos filhos e dar los aos cachorrinhos.?
Ele respondeu: não é certo tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos. Disse ela, porém: sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos. Jesus respondeu: mulher, grande é a tua fé! Seja conforme desejas.
Jesus não estava chamando aquela mulher de cachorro. Ele estava dizendo, você não é Israelita, ela era grega, então por isso você é 1 cão. Foi nesse sentido, Jesus não quis humilhá la. Na verdade, dali saiu 1 dos maiores testemunhos de fé.
A Cananéia respondeu a Jesus: “é verdade, Senhor; mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos”. Em outras. As migalhas também são pão.
Sim, é pecado! Olha só o que diz o catecismo da igreja católica. no parágrafo, dois mil, quatrocentos e dezoito. Pode se amar os animais, porém não se deve orientar para eles. o afeto devido exclusivamente às pessoas.
Nesta passagem do Evangelho nós aprendemos com o exemplo de uma mãe que alcançou a graça da libertação de sua filha, porque insistiu e se humilhou diante de Jesus, pois acreditava e confiava em que o poder de Deus é muito maior do que as conveniências dos homens.
Quem foi que disse a Jesus que os cachorrinhos debaixo da mesa comem das migalhas das crianças?
27Jesus disse: “Deixa primeiro que os filhos fiquem saciados, porque não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos”. 28A mulher respondeu: “É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair”.
“Eis que uma mulher cananéia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada”. Mateus 15:22 Ela era uma pagã, mas tinha fé que Jesus podia curar sua filha. O povo dessa região pertencia à antiga linhagem cananéia.
Canaã foi amaldiçoado por Noé porque Cam, seu pai, viu Noé nu, após Noé ter se embriagado e debochou dele. De acordo com a maldição, Canaã seria servo de Sem e de Jafé, irmãos de Cam.
Qual o significado da palavra "das migalhas sobre a mesa"?
Na Bíblia, a menção de “migalhas” ocorre em contextos que frequentemente simbolizam algo pequeno ou mínimo, particularmente em referência a comida ou bênçãos.
Ela era cananeia, “pagã ou gentia de nascimento”, sendo que os cananeus “gozavam de um descrédito particular entre os judeus”. Mas sua fé no poder de Jesus Cristo e seu amor por sua filha a impeliram a implorar ajuda ao Salvador.
Na cultura bíblica, o termo “cães” era frequentemente usado de forma figurativa para descrever pessoas impuras, indignas ou más. Não era uma referência literal aos animais, mas uma metáfora que transmitia desaprovação e desprezo em relação a certos comportamentos ou características.
Conforme registrado em Mateus 15:4–6, Jesus identificou um exemplo de como os escribas e fariseus transgrediam um mandamento de Deus ao seguir esses costumes. Eles evitavam cumprir suas obrigações de cuidar dos pais idosos, declarando que seu dinheiro estava reservado como oferta a Deus, ou Corbã.
A mulher, que era uma estrangeira, acreditou e aceitou o Messias, enquanto que os súditos (judeus), os principais da nação, não O aceitaram. Os discípulos tiveram uma oportunidade de aprender que Cristo veio romper com todas as barreiras culturais e que a salvação é ofertada para todas as pessoas indistintamente.
Então, Jesus quer nos ensinar os segredos do reino dos céus em parábolas, porque as histórias que Ele contava são somente para as pessoas que acreditavam Nele e queriam ouvi-Lo. Quando Jesus estava pregando para a multidão, havia também pessoas dentre elas que não queriam ouvir nem receber as Suas palavras.
A explicação da parábola é a seguinte: O povo não deveria esperar um estabelecimento imediato do reino em poder temporal. A referência àquele que deveria ser rei era de que havia partido para um país longínquo, do qual retornaria seguramente.