Malaquias 3:10-18 NVI Ponham‑me à prova nisto — diz o SENHOR dos Exércitos —, e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá‑las.
Malaquias 3:10 promete que, ao trazer os dízimos, Deus abrirá as comportas do céu e derramará bênçãos abundantes sobre aqueles que obedecem. Essa promessa é interpretada como uma garantia de que Deus suprirá as necessidades daqueles que confiam Nele através de sua contribuição.
MALAQUIAS 3,10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, veja, eu vou abrir as janelas do céu, e derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.
levítico 27:30 mesmo sendo o dono de tudo, deus confiou ao homem o gerenciamento da terra e dos seus recursos (gênesis 1:28 2:15). os israelitas foram ensinados a adorar a deus com o dízimo, ou seja, 10% de tudo o que se produzia.
Introdução. Malaquias profetizou a respeito da Segunda Vinda de Jesus Cristo. O Senhor ordenou aos judeus que retornassem a Ele pagando seus dízimos e suas ofertas. Ele assegurou aos justos que seu empenho em servir a Ele seria recompensado e que, quando Ele retornasse à Terra, eles seriam Seus.
DÍZIMOS - O que significa "FAZEI PROVA DE MIM" em Malaquias 3:10?
O que significa "casa do tesouro" em Malaquias 3:10?
A expressão usada para defi nir “casa do tesouro” em Malaquias 3:10 é “beth ôtsar” e signifi ca “tesouro, estoque, depósito”, aparece cerca de 80 vezes no AT e literalmente refere-se ao tesouro do rei, do templo ou mesmo um tesouro particular. Outras nove palavras são utilizadas no AT além de ôtsar.
Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.
Não! Dízimo é um ato de generosidade da parte dos fiéis em sinal de agradecimento a Deus por aquilo que Ele providenciou em suas vidas. É um ato de generosidade do coração humano com a providência divina.
No Evangelho de Mateus, por exemplo, há uma passagem sobre isso. No capítulo 23, Jesus critica aqueles que pagavam o dízimo religiosamente mas deixavam de lado a prática da justiça e da misericórdia. Essa atualização também deixou a questão dos tais 10% muito menos precisa e mais fluida.
Se eu não der o dízimo, eu vou ser amaldiçoado. Porque é isso que diz lá em Malaquias, tá certo? E lá em Malaquias diz que é. se o povo não trouxesse o dízimo, o devorador ia alcançar essas pessoas.
Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na Minha casa (o Templo) , e depois fazei prova de Mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se Eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar- completamente ① sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.
Eu, o SENHOR Todo-Poderoso, ordeno que tragam todos os seus dízimos aos depósitos do Templo, para que haja bastante comida na minha casa. Ponham-me à prova e verão que eu abrirei as janelas do céu e farei cair sobre vocês as mais ricas bênçãos.
10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal, até que não haja mais lugar para a recolherdes.
Qual é a verdade sobre o dízimo no Novo Testamento?
No Novo Testamento, a devolução do dízimo não é explicitamente ordenado, mas a generosidade e a partilha entre os irmãos são princípios recorrentemente enfatizados por Jesus Cristo. Além disso, Jesus também ensinou que o apego à riqueza material pode ser um obstáculo para a entrada no Reino de Deus (Mateus 19,23-24).
Provar a Deus tem a ver com um momento de necessidade aguda, necessidade profunda urgente na vida de uma pessoa um momento de aperto, um momento de de pressão em que a pessoa está precisando da intervenção de Deus na sua vida naquele momento e a única forma que ela pode manifestar a sua fé colocando a prova, é tudo ou ...
Assim como as religiões, a história do dízimo é antiga e seu surgimento remete desde os tempos de Abraão ainda em Gênesis no Antigo Testamento. A prática é um elemento chave para o sustento da casa e obra de Deus, sendo reconhecida como uma forma de agradecer ao Senhor pela sua bondade.
Se usar o dinheiro que deveria ir para o seu dízimo para pagar o aluguel, você estará devendo a Deus. Se você usar o dinheiro para dar o dízimo em vez de pagar o aluguel, estará em dívida. A verdade é que você nunca deveria pegar o dinheiro de Deus (o dízimo) e torná-lo em dinheiro de seu aluguel.
Onde está escrito na Bíblia que tem que dar 10% do dízimo?
Na Bíblia o dízimo é a décima parte dos bens que cada família produzia e que era ofertada a Deus em sinal de gratidão. Cada família entregava aos sacerdotes dez por cento dos produtos da terra para a manutenção do templo e dos serviços religiosos (cf. Ne 10,38-39; Tb 1,8; Ml 3,10).
Ele respondeu: “Aquele que não paga seu dízimo não serve para ser batizado em favor de seus mortos. (…) Se alguém não possui fé suficiente para cumprir coisas assim pequenas, não terá fé suficiente para salvar-se nem a seus amigos.”
Segundo Malaquias, quem não dá o dízimo é ladrão (Mal 3,7), e, os ladrões não herdarão o Reino de Deus, conforme atestam vários textos das Escrituras. Também em uma estação de rádio, ouvi um outro pastor (que também é líder de outra denominação bastante numerosa) sustentar opinião parecida com essa.
Onde está escrito na Bíblia que é obrigatório dar dízimo?
Dar o dízimo é um conceito do Velho Testamento. O dízimo era exigido pela lei na qual todos os israelitas deveriam "dar ao Tabernáculo/Templo 10% de todo o fruto de seu trabalho e de tudo o que criassem" (Levítico 27:30; Números 18:26; Deuteronômio 14:22; II Crônicas 31:5; Malaquias 3:8-10).
A Bíblia nos ensina que Deus sempre ordenou a Seus filhos que pagassem dízimos. Abraão ofereceu dízimos (ver Gênesis 14:20). O dízimo era uma lei para os filhos de Israel (ver Números 18:21–28). Também foi ensinada e seguida por pessoas da América antiga, conforme registrado no Livro de Mórmon (ver 3 Néfi 24:8–12).
O que está escrito em Tito capítulo 3 versículo 10 e 11?
10 Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, rejeita-o, 11 Sabendo que o tal está pervertido, e peca, estando já em si mesmo condenado. 12 Quando te enviar Artemas, ou Tíquico, procura vir ter comigo a Nicópolis, porque deliberei invernar ali.