- Genes: são unidades de informação hereditária que formam os cromossomos, formados por sequências especiais de centenas ou milhares de pares de bases nitrogenadas (A-T ou C-G). São eles que determinam tanto as características próprias da espécie humana, quanto as características próprias de cada indivíduo.
Essa mistura de genes funciona como se fosse um jogo, a forma como eles se juntam determina as características daquela pessoa. Mas nem todas as “peças” têm o mesmo peso. Existem genes dominantes e genes recessivos.
As características de personalidade estão ligadas à identidade de uma pessoa e dizem respeito à forma como ela pensa, sente e age em cada situação. Algumas dessas características, como coragem, lealdade e humildade, são valorizadas socialmente, principalmente no ambiente profissional.
“Além da hereditariedade, as questões ambientais também exercem influência na formação e definição das nossas características. São duas forças atuando na formação da personalidade das pessoas.
Para sintetizar, a personalidade é determinada por muitos fatores que interagem, incluindo forças genéticas, culturais, de classe social, de família além da forma do sujeito assimilar e dar sentido às experiências vividas e às relações interpessoais por ele estabelecidas.
O que é personalidade? | Psiquiatra Fernando Fernandes
Como se determina a personalidade de uma pessoa?
A personalidade se desenvolve de acordo com os padrões de pensamento, sentimentos e comportamentos que a pessoa tem durante a vida. Quanto mais esses padrões são alimentados, mais a personalidade se estabelece! Toda personalidade é única e individual, isso não é nenhum segredo.
Essa ferramenta serve como um guia para a vida e desenvolvimento de uma pessoa. Estes nove tipos de personalidade são identificados como as seguintes: O perfeccionista, o prestativo, o performático, o individualista, o reservado, o questionador, o sonhador, o poderoso e o pacificador.
Uma característica é uma qualidade (ou um atributo) que permite identificar algo ou alguém, distinguindo-o dos seus semelhantes. Pode tratar-se de questões relacionadas com o carácter, a personalidade ou o simbólico, mas também o aspecto físico (a aparência).
Os genes responsáveis pela inteligência estão contidos no cromossomo X. É por isso que os filhos herdam a inteligência das mães. As filhas recebem a inteligência de ambos. No entanto, no caso das meninas, apenas 40% da inteligência da genitora é herdada.
Quais são os fatores que influenciam nas características de uma pessoa?
A genética e os fatores ambientais, e como os dois interagem, podem influenciar aspectos da personalidade de um indivíduo. Os aspectos ou características da personalidade são chamados de traços.
Cada indivíduo possui características físicas, mentais e emocionais que o tornam único e diferente de qualquer outro ser humano. Essas características podem incluir traços de personalidade, habilidades, talentos, crenças e valores.
O desenvolvimento da personalidade se dá ao longo do tempo, com grande influência das experiências vividas na infância. No entanto, a personalidade não é imutável e, portanto, pode sofrer alterações conforme as vivências e o momento de vida da pessoa. Contudo, a personalidade não é formada apenas pela experiência.
Quais são as características que definem uma pessoa?
O conceito de pessoa é frequentemente associado a um ser consciente, racional e dotado de. na filosofia incluem: Consciência, Racionalidade, Liberdade, Responsabilidade, Identidade, Autonomia e Singularidade.
Os resultados, apontam os cientistas, indicaram que similaridades no comportamento entre pais e filhos são menos significativas do que se imaginava – é apenas ligeiramente mais provável que a criança compartilhe traços da personalidade com o pai ou com a mãe do que com um completo estranho, por exemplo.
Quais são as 5 características essenciais da personalidade?
Embora existam uma infinidade, pesquisadores acreditam que existam cinco traços de personalidade essenciais. Entre eles estão extroversão, agradabilidade, abertura, conscienciosidade e neuroticismo. As características foram atribuídas em 1970 por dois times conduzidos por quatro pesquisadores.
Um estudo feito pela Universidade de Ulm, na Alemanha, mostrou que os genes responsáveis pelo desenvolvimento da inteligência estão no cromossomo X. Portanto, como as mulheres têm dois cromossomos X e os homens apenas um, a inteligência tem maior probabilidade de ser transmitida pela mãe.
O motivo, apontam pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade da Carolina do Norte (UNC), nos Estados Unidos, é que, apesar de herdarmos a mesma carga genética de um e do outro, a influência que sofremos de genes mutantes vindos do pai é maior do que a exercida pelos maternos.
Características visíveis: as características externas observáveis de um indivíduo são herdadas de seus progenitores, como a cor dos olhos, do cabelo, da pele, a estrutura do rosto, o formato do nariz, da boca, dos pés, das mãos, a altura, entre outras.
Os genes são a unidade fundamental da hereditariedade e são constituídos por um segmento de uma molécula de DNA que contém informações sobre nossas características.
O estudo descobriu que as pessoas boas apresentam maior autoestima, senso de identidade e satisfação com seus relacionamentos e com a vida em geral. Além disso, curiosidade, entusiasmo, amor, bondade, trabalho em equipe, perdão e gratidão foram características mais comumente encontradas naqueles vistos como bons.
Já a personalidade forte pode ser definida por um temperamento marcante. Em geral, são pessoas que não passam despercebidas no convívio com outros. Defendem suas opiniões com firmeza e sabem se impor mesmo quando estão sob pressão. Normalmente, são pessoas independentes, objetivas e determinadas.
Em geral, podem ser: transtorno depressivo (depressão), transtorno bipolar (TAB), TOC (transtorno obsessivo compulsivo), TAG (transtorno de ansiedade generalizada) etc. Além disso, a Psiquiatria adiciona um terceiro termo, “doença mental”, que é usado para condições com causa definida.