O Centro de Valorização da Vida (CVV) disponibiliza o Portal Disque 188 para auxiliar na prevenção do suicídio. Este é um serviço gratuito de apoio emocional, que funciona em todo o território nacional 24h por dia, diariamente, sem exceção de feriados, sábados e domingos.
A partir deste mês, o número 188 passou a valer pra todo o território nacional como telefone de apoio para quem precisa falar com alguém no momento em que pensa cometer suicídio.
Disque 188 oferece apoio emocional e prevenção ao suicídio. O Centro de Valorização da Vida (CVV) promove apoio emocional e prevenção do suicídio, com atendimentos gratuitos a qualquer pessoa.
Bem-vindo ao atendimento do CVV via chat! Aqui, como em qualquer outra forma de contato com o CVV, você é atendido por um voluntário, com respeito, anonimato, que guardará sigilo sobre tudo que for dito. Nossos voluntários são treinados para conversar com todas as pessoas que procuram ajuda e apoio emocional.
Pelo telefone 188: ligação gratuita, disponível 24 horas por dia. Chat: todos os dias da semana em horários definidos (consulte aqui). E-mail: pelo [email protected] ou preenchendo o formulário no site.
LIGAÇÃO PARA O CVV (CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA)
Quantas ligações o 188 recebe por dia?
Uma das formas de atendimento é por meio do telefone 188, disponível 24 horas por dia para pessoas que precisam conversar. Atuando desde março em Roraima, os voluntários atendem uma média de 21 ligações por dia.
O CVV, Centro de Valorização da Vida, tem como princípio o sigilo das informações, respeitando o anonimato e a liberdade da pessoa que procura o serviço de apoio emocional e prevenção do suicídio, seja por chat, e-mail, telefone ou pessoalmente, além de ações na comunidade.
Fundado em São Paulo em 1962, o CVV – Centro de Valorização da Vida é um serviço voluntário gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato.
Pioneiros na prevenção de suicídio no Brasil e a única entidade que presta este serviço de forma gratuita e voluntária, sem vínculos com política, religião e filosofias existentes, sobrevivemos e nos mantemos até hoje por esforços dos nossos 2.000 voluntários.
O CVV é uma entidade nacional fundada em 1962, financeira e ideologicamente independente. Sem viés religioso, político-partidário ou empresarial. Você pode ainda querer saber o que mais o CVV oferece, como se tornar voluntário ou colaborar com a instituição.
O atendimento pelo Disque 188 é realizado por voluntários que passaram por um rigoroso treinamento oferecido pelo CVV. Esses voluntários são preparados para lidar com diversas situações de crise, sempre com o objetivo de oferecer um espaço seguro para que a pessoa possa expressar seus sentimentos e pensamentos.
A ligação para o Disque 188 além de não ter custo, independentemente do aparelho telefônico, que pode ser celular ou fixo, é sigilosa e tem garantia de anonimato. Qualquer pessoa que estiver necessitando do suporte pode realizar a chamada, assim um atendente ouvirá e auxiliará o solicitante.
Em setembro de 2015 iniciamos o atendimento pelo número 188, primeiro número sem custo de ligação para prevenção do suicídio que, neste primeiro momento, só funcionava no estado do Rio Grande do Sul.
No Ligue 180, ainda é possível se informar sobre os direitos da mulher, a legislação vigente sobre o tema e a rede de atendimento e acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade.
Se você reside no Brasil, tem mais de 18 anos de idade e vontade de ajudar, venha ser voluntário do CVV. Para isso, é necessário participar de um curso de capacitação e seleção, que pode ser feito presencialmente ou online, de acordo com sua preferência e disponibilidade.
Ligando para 188, você pode conversar com um voluntário do CVV de todo o território nacional, 24 horas todos os dias de forma gratuita. Ou você pode entrar em contato pelo chat.
Procure projetos, ONGs, instituições que podem precisar de auxílio e onde o trabalho voluntário é bem-vindo. Igrejas, associações, clubes também são uma boa opção para se engajar com o voluntariado. Assim, procure por vagas em murais, indicações e conversando com os seus vizinhos.
No CVV, a abordagem está voltada para a pessoa que precisa de ajuda, não para a dor e o sofrimento que ela vive naquele momento. Por meio da valorização do ser humano, os voluntários dão ao outro a oportunidade de conversar e serem apoiados.
Nos preceitos do Programa consta que “se em toda a existência o CVV salvar uma vida, o trabalho se justifica”13. Segundo as técnicas de atendimento do CVV, o voluntário deve devolver verbalmente ao usuário o que ele disse sobre suas “vivências” e “sentimentos”, procurando não se ater aos “problemas”.
A ideação suicida é geralmente associada a depressão e outros transtornos de humor; no entanto, parece ter associações com muitos outros transtornos mentais, eventos da vida e eventos familiares, os quais podem aumentar o risco de ideação suicida.
O CVV é um serviço de apoio emocional e prevenção do suicídio, cujo trabalho é realizado exclusivamente por voluntários. Pelo telefone 188, o CVV atende pessoas que precisam de apoio emocional 24 horas, 365 dias por ano. O apoio também pode ser via chat, e-mail ou presencial.
O CVV – Centro de Valorização da Vida, é uma ONG totalmente voluntária, que trabalha na prevenção do suicídio, de forma totalmente sigilosa e que dá apoio emocional a tantas pessoas que sofrem com depressão e que se encontram nessa situação, que as pode levar ao suicídio.