Para lidar com uma infestação de abelhas no quintal, plante diversas espécies que as repelam, como louro, jasmim, hortelã, menta e citronela. Com essas dicas muito simples de itens que você pode encontrar facilmente, você já sabe como acabar com percevejo, abelhas, formigas, muriçocas, etc.
Plantar espécies repelentes, como citronela, hortelã ou manjericão, também é eficaz. Outra dica é manter a área bem limpa, evitando resíduos de alimentos e bebidas que possam atraí-las. Essas alternativas são práticas e respeitam o papel ambiental das abelhas.
Caso a quantidade de abelhas não seja muito grande, uma solução com alho amassado e água funciona bem. Nesse sentido, as abelhas têm um forte olfato e todos sabemos que o alho tem um cheiro que realmente incomoda. Portanto, esmague alguns dentes de alho e misture com água para criar um spray de alho.
Ao queimá-lo num cinzeiro, o seu aroma intenso poderá espalhar-se para que o fumo e o cheiro do café queimado afastem as abelhas. Espalhar naftalina perto de janelas e portas pode, igualmente, manter as abelhas afastadas, enquanto a cânfora também tem um efeito semelhante e é uma alternativa eficaz.
O nome do vilão é fipronil. Ele é muito mortífero para qualquer inseto. Basta ficar perto do veneno para ele agir no cérebro, provocando excitação em neurônios e músculos. Os bichos acabam morrendo por exaustão.
O cheiro forte da especiaria vai manter as abelhas afastadas se você borrifar nas áreas que elas costumam visitar. Você também pode espantar as abelhas com vinagre. Você pode limpar com vinagre elementos como gaiolas e bebedouros de pássaros, já que o cheiro forte afugenta as abelhas.
Barulhos, perfumes fortes, desodorantes, o próprio suor do corpo e cores escuras (principalmente preta e azul-marinho) desencadeiam o comportamento agressivo e, consequentemente, o ataque de abelhas; Sons de motores de aparelhos de jardinagem, por exemplo, exercem extrema irritação em abelhas.
Uma vela de citronela costuma ser indicada para a prevenção da entrada de abelhas em casa. E a citronela é famosa, principalmente, por seus óleos essenciais que afastam insetos, incluindo as abelhas. Óleo de menta - Concentrado em mentol, tem um cheiro extremamente forte que incomoda as abelhas.
Para espantar abelhas com fumaça, acenda um fumigador ou uma fogueira controlada e coloque folhas secas ou serragem. A fumaça liberada confunde as abelhas, tornando-as menos agressivas, permitindo que você se afaste com segurança. Certifique-se de usar roupas de proteção adequadas ao manusear abelhas.
Estudos científicos indicam que este fenômeno é sintomático e epidêmico, causado por um distúrbio que mundialmente passou a ser denominado CCD (Colony Collapse Disorder – Síndrome do Colapso das Colônias) ou, simplesmente, Síndrome do Desaparecimento das Abelhas.
- Procure abrigo. Entre em algum prédio ou veículo e feche portas e janelas para evitar que as abelhas entrem também; - Evite se depender com ou na água. Tenha cuidado ao pular em piscinas ou rios durante um ataque pois elas podem continuar voando por vários minutos sobre a água.
Substâncias vegetais ou plantas aro- máticas, como extrato de própolis, folhas de capim-santo ou capim-limão (Cymbo- pogon citratus), erva-cidreira (Sippia alba) e laranjeira (Citrus sinensis), entre outras, favorecem a atração de abelhas batedoras Page 29 29 e seu interesse e entusiasmo pelo novo local.
Não jogue nenhum produto sobre as abelhas, como álcool, querosene, água, inseticida ou fogo, pois elas podem se defender. Se afaste e ligue imediatamente para a Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros ou contrate profissional habilitado.
Como uma alternativa eficiente, natural e simples, uma das propostas da especialista é plantar espécies que possuam um odor desagradável para os insetos e, consequentemente, os afastam, são elas: louro, jasmim, hortelã, menta, citronela e o capim-limão.
O fipronil é o principal componente ativo para controlar insetos sociais, aqueles que formam colônias, como formigueiros e cupinzeiros. Na forma aérea, o agrotóxico pode ser levado para lugares que não precisam do controle de pragas, matando as abelhas do local. As abelhas são fundamenteis para a produção de alimentos.
Se afaste e ligue imediatamente para o telefone de emergência 193; Atenção redobrada com as crianças e os idosos: oriente seus filhos para que não brinquem perto do enxame e não joguem nenhum objeto nas abelhas; Afaste os animais domésticos do enxame.
Para confeccionar a armadilha, basta pegar um recipiente que caiba na caixa (como um de vidro transparente com tampa de plástico), enchê-lo com vinagre até a metade, tampá-lo, fazer furinhos na tampa e introduzi-lo na caixa.
“Seja em um enxame, com abelhas migratórias (em deslocamento), ou em uma colmeia (abrigo construído em um local fixo), a primeira dica de segurança é se afastar do local e acionar o Corpo de Bombeiros. Nós fazemos a vistoria e o extermínio do inseto.
Embora grande parte das abelhas sejam de fato diurnas, as espécies tropicais podem ser crepusculares ou noturnas — período do dia que enfrentam menos competição de outros insetos e evitam predadores. O que muitas pessoas não sabem, entretanto, é que as abelhas dormem de cinco a oito horas por dia.
O néctar é como um combustível energético para as abelhas. Algumas delas até transformam esse néctar em mel, um alimento conhecido. As plantas também têm outras formas de atrair as abelhas, como emitir cheiros agradáveis.
Ascenda a vela dentro de casa para espantar as abelhas. A fumaça e o cheiro da citronela irá espantar as abelhas sem fazer nenhum mal à elas. A fumaça da citronela também irá ajudar espantar mosquitos.
Um repelente caseiro para abelhas (não tóxico para as aves) pode ser assim preparado: pegue um quarto de dente de alho e amasse bem. Adicione uma colher de sopa de vinagre e outra de azeite. Misture bem. Aplique próximo ao furinho do bebedouro.