A chia tem ótimas quantidades de ômega 3 e ômega 6, gorduras saudáveis com ação antioxidante e anti-inflamatória, que impedem a oxidação das células de gordura, controlando os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue, e prevenindo, assim, doenças cardiovasculares, como aterosclerose, infarto e insuficiência ...
A recomendação de porção diária, como parte de um plano alimentar equilibrado, é de 25 g (duas colheres de sopa). É um alimento bem fácil de introduzir no dia a dia: pode ser adicionado na salada, nas frutas, sucos e iogurtes, como também no preparo do arroz, ou incorporada em receitas de pães e bolos.
O que acontece com meu corpo se eu comer chia todos os dias?
Principais benefícios da chia
Já o cálcio, além de importante para os ossos, também ajuda na contração muscular, importante para quem faz atividade física regularmente. - As fibras solúveis da chia podem ajudar a reduzir a absorção de gorduras no intestino.
As sementes de chia são pequenas, ovais e têm uma cor que varia do marrom ao cinza. Elas são ricas em nutrientes, incluindo ácidos graxos ômega-3, fibras, proteínas, vitaminas e minerais. Incluir a chia no plano alimentar oferece diversos benefícios à saúde devido às suas propriedades nutricionais.
Autor da Própria Saúde - Chia [ obesidade, emagrecimento, diabetes, hipertensão, câncer, psoríase]
O que é melhor, chia ou linhaça?
A chia é uma campeã nos níveis de antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce e impactam no melhor funcionamento de todos os sistemas do organismo. A maior vantagem da chia em relação à linhaça é a sua durabilidade e digestibilidade.
O principal motivo pelo qual a chia se popularizou como solução para o emagrecimento é a redução do apetite que o consumo da semente proporciona, já que ela promove saciedade. – Suas fibras possuem a capacidade de absorver muita água, transformando-a em um gel no organismo.
Quando você consome ela sem hidratar, não é que está errado. Mas ela vai inchar dentro de você, o que pode causar desconfortos como distensão abdominal, gases, dores no intestino, e até dificuldade pra evacuar.
Como a chia absorve muita água, esse também pode ser um problema. Pessoas com dificuldade de engolir precisam ter cuidado. O recomendado é hidratá-la antes ou evitar ingerir líquido logo depois da semente. A chia também não é indicada para quem tem diverticulose.
Cuidado com a pressão baixa. A chia tem uma propriedade interessante de reduzir a pressão arterial. "Por isso, pessoas com muita tendência à hipotensão devem observar se sentem mais cansaço, sono ou dor de cabeça ao consumir esta semente", explica Clarissa.
A semente da chia (Sálvia Hispânica) mostrou- se eficaz no tratamento dietoterápico com pessoas com constipação intestinal, fato este que pode ser evidenciado nos casos estudados, que obtiveram melhoria no funcionamento do trânsito intestinal, o que comprova o grande benefício dessa semente para a saúde humana.
Vale lembrar que a chia deve ser hidratada antes de consumida. Para isso, deve-se mergulhá-las em um líquido de preferência, que pode ser água, suco de frutas, leite, leite vegetal ou iogurte, e deixá-las descansar até absorverem o líquido e formarem um gel.
Possui cobre e zinco ajudam na proteção da pele promovendo a formação de colágeno e livrando todo o organismo dos oxidantes que causam o envelhecimento e as doenças. Mas há algo que você tem que saber para desfrutar desses benefícios. As sementes de chia precisam ser hidratadas antes do preparo.
Abacate. Do universo das frutas, o abacate é alimento ideal para dar um gás no ômega-3. A redução dos níveis de colesterol e triglicérides, manutenção da pressão arterial e controle de peso são apenas algumas de suas funções.
A gema do ovo contem colina, cálcio, ferro, fósforo, zinco, tiamina, B6, ácido fólico, ácido pantotênico, vitamina B12, vitaminas A , D e E e ácidos graxos e ômega-3. A clara é água e proteína.
Para hidratar a chia, coloque uma xícara de água filtrada para cada duas colheres de semente e deixe de molho por 30 minutos. A semente fica com uma consistência de gel. Você pode acrescentar a chia já hidratada a iogurtes e às receitas a seguir.
A semente normalmente é inserida em iogurtes, smoothies gelados ou outras comidas mais líquidas. A ideia é aumentar a saciedade comendo bem menos. Portanto, é sempre importante comer a chia já hidratada. Não seguir esse conselho pode trazer riscos para a saúde.
O que acontece com meu corpo se eu consumir chia todos os dias?
Por seu alto teor de fibras, a chia desacelera a absorção de carboidratos, ajudando a regular os níveis de glicemia no sangue e prevenindo a resistência à insulina e a diabetes. Além disso, a semente auxilia no controle da glicose em pessoas que já têm diabetes.
Ricos em vitaminas como o complexo B, os grãos integrais, principalmente o arroz, a chia e linhaça, fornecem muitos nutrientes que o fígado aproveita para usar na metabolização de gorduras, principalmente aquela que fica acomodada no fígado e traz muitos riscos à saúde.
“Tomar água com chia cerca de 30 minutos antes das refeições pode ajudar a reduzir a fome, fazendo com que um indivíduo consuma menos durante a refeições”, explica.
Além disso, a aveia dá maior saciedade e auxilia na formação do colágeno, melhorando a pele, cabelo e unhas. ➡ Chia: Muito utilizada por pessoas que desejam emagrecer, a chia é rica em ômegas 3 e 6, que ajudam a aumentar o colesterol bom (HDL) e diminuir o colesterol ruim (LDL).
A chia ainda pode ser aliada no combate do próprio desequilíbrio hormonal, por ser rica em magnésio atua diretamente no organismo regularizando o equilíbrio hormonal. Concluindo, não há dúvidas que o consumo de chia diariamente só traz benefícios para a saúde.
Outro alimento que ajuda a soltar o intestino são as sementes como chia, linhaça, girassol e gergelim, ricas em ômega 3, contém gordura boa o que ajuda a lubrificar o intestino, facilitando o caminho das fezes.