Nos ensina sobre reconciliação, pureza, fidelidade, amor aos inimigos e a importância de viver uma fé verdadeira, que transforma nosso interior e impacta o mundo. Assista o devocional completo, já está disponível no meu canal.
As montanhas, intocadas e selvagens deste mundo representam o âmago da experiência humana, onde o aprendizado ocorre no nível mais profundo. Elas nos ensinam a sermos resilientes, a nos adaptarmos às circunstâncias e a encontrar soluções criativas para os problemas que enfrentamos.
Deus Se mostrará a nós se formos puros de coração. Se nos esforçarmos sinceramente para ser como Deus, nossos motivos e nossas ações serão honrados, e nosso coração será puro.
São frequentes as menções à montanha como lugar de especial e íntimo contato do homem com Deus. Ainda pertencentes à terra, mas sempre em busca do céu, as montanhas são um poderoso símbolo da própria vida humana que, em meio às tribulações do mundo, tende inexoravelmente para a sua plena consumação no Paraíso.
Cântico da Montanha + Ensina-me, Deus - Thamires Garcia (em memória de Gregório McNutt)
Qual o significado da montanha na Bíblia?
Vivendo num país cheio de montanhas, montes e colinas, o povo da Bíblia utilizou o simbolismo da montanha como lugar especial de manifestação da glória de Deus ao Seu povo.
O Sermão da Montanha é um discurso de Jesus Cristo que pode ser lido no Evangelho de Mateus (Caps. 5-7) e no Evangelho de Lucas (Fragmentado ao longo do livro). Nestes discursos, Jesus Cristo profere lições de conduta e moral, ditando os princípios que normatizam e orientam a vida cristã.
Falar hoje que alguém é pobre de espírito significa chamá-lo de “Zé Ninguém”. É uma referência feita a alguém sem iniciativa, que não sai da segunda marcha, e que sempre está perguntando o que é para fazer.
Jesus questiona: “Se o sal se tornar insosso, com que salgaremos?” Quimicamente parece que é impossível o sal não salgar. Com este questionamento, Jesus alerta os discípulos que não há meio termo, se é ou não se é discípulo. A segunda imagem usada por Jesus é a luz que ilumina o mundo.
Mateus 5 é o início do Sermão da Montanha, onde Jesus ensina os valores do Reino de Deus. Ele começa com as Bem-aventuranças, abençoando os humildes, os que choram, os pacificadores e os que têm fome e sede de justiça. Jesus nos chama a ser sal da terra e luz do mundo, influenciando com amor e verdade.
Ter fome e sede por justiça significa desejar fazer a coisa certa. Significa ter fome pela Palavra de Deus e buscar uma vida de santidade e obediência a esta Palavra. Essa sede e fome certamente vão nos conduzir a uma vida mais santa e a um caráter mais parecido com o de Jesus.
— Felizes são vocês quando os insultam, perseguem e dizem todo tipo de calúnia contra vocês por serem meus seguidores. Fiquem alegres e felizes, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês. Porque foi assim mesmo que perseguiram os profetas que viveram antes de vocês.
Montanhas são grandes elevações da superfície terrestre. Apresentam altitudes superiores a 300 metros e paisagem acidentada. Formam-se por meio de acidentes geográficos. Monte Kilimanjaro, maior montanha da África, na Tanzânia.
Estava lá um grande número de seus discípulos e uma grande multidão de povo de toda a Judéia, de Jerusalém, do litoral de Tiro e de Sidônia. Levantando os olhos para os seus discípulos, dizia: “Bem-aventurados vós os pobres, porque vosso é o Reino de Deus.
O que Jesus quis dizer com a expressão felizes os pobres de Espírito? Quando somos pobres tudo o que recebemos, recebemos com alegria, pois sempre nos será útil. A pobreza nos ensina a valorizarmos muito mais aquilo que carregamos em nossos corações do que aquilo que temos de material.
Ter um coração limpo significa ser sincero para com Deus e buscar fazer Sua vontade. A pessoa que procura ser limpa de coração busca a direção da Palavra de Deus (Sl 86.11; 119.9-11). Seu maior objetivo é cumprir os ensinamentos contidos nas Sagradas Escrituras para andar segundo a vontade do Pai.
A palavra mansidão usada por Jesus no sermão do monte pode ser traduzido por "gentil", portanto, manso não é o "inocente, que é facilmente dominado", o manso é aquele que verdadeiramente sabe se comportar com humildade, gentileza, submissão a Deus.
O vocábulo Bem-Aventurado, deriva-se do termo grego Makárioi - Mακάριοι em grego. O termo é traduzido como, feliz, bendito, recebedor privilegiado do favor divino ou quão abençoado.
O Sermão da Montanha é um discurso de Jesus Cristo que pode ser lido no Evangelho de Mateus (Caps. 5-6-7) e no Evangelho de Lucas (Fragmentado ao longo do livro). Neste discurso, Jesus Cristo profere lições de conduta e moral, ditando os princípios que normatizam e orientam a vida cristã.
Não se colhem figos de espinheiros, nem uvas de plantas espinhosas” (Lucas 6,43-44). Para falar dos frutos, é preciso, primeiro, reconhecer a árvore, porque é a reconhecendo que nós podemos saber ou esperar quais frutos virão dela. Por isso, acima de tudo, precisamos cuidar dessa árvore que somos nós.
A montanha simboliza o caminho a ser percorrido até o divino. Um espaço sagrado para nós, no qual nos dedicaremos inteiramente ao nosso encontro com o Criador.
As montanhas podem desaparecer, os montes podem se desfazer, mas o meu amor por você não acabará nunca, e a minha aliança de paz com você nunca será quebrada.” É isso o que diz o SENHOR, que tem amor por você.
Nas escrituras, um monte pode simbolizar o templo. O monte do Senhor representa um lugar espiritual mais elevado onde podemos estar mais próximos de Deus. “Subimos ao monte do Senhor” quando nos preparamos para entrar no templo e depois entramos nele.