A Bíblia diz que devemos celebrar a Ceia até que Jesus volte. Quando uma pessoa participa da Santa Ceia, está demonstrando que acredita no sacrifício de Jesus (verso 26 – leia também João 13:4-17). Portanto, todas as pessoas têm o direito de demonstrar que crê e aceita o sacrifício de Jesus em sua vida.
Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo. ...
E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo.
A ceia do Senhor é um momento de recordação do que ele fez por nós ao morrer na cruz para a remissão dos nossos pecados. Quando a celebramos, estamos anunciando a morte do Senhor Jesus até que Ele volte!
O que a Bíblia ensina sobre a Santa Ceia do Senhor?
A Santa Ceia é um ato solene e deve ser tomada com reverência. Segundo a Bíblia, devem participar: Os que creem em Jesus e são batizados (Marcos 16:16). Aqueles que examinam a si mesmos antes de participar, para evitar tomar a Ceia de maneira indigna (1 Coríntios 11:27-28).
Qual o verdadeiro significado da Santa Ceia do Senhor?
A Missa da Ceia do Senhor, também conhecida como a Missa da Última Ceia ou a Instituição da Eucaristia, é uma celebração litúrgica que rememora o momento em que Jesus partilhou o pão e o vinho com seus discípulos, instituindo assim o sacramento da Eucaristia.
1Co 11.23-26: "Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim.
O objetivo da Santa Ceia é mostrar que você é salvo através de Jesus e acredita nisso. Portanto, para você participar deve acreditar fielmente no que está fazendo. De maneira idêntica, no próximo versículo (28) o apóstolo Paulo instrui que cada um deve tomar a decisão por si de participar ou não.
O que podemos aprender com a Santa Ceia do Senhor?
A Ceia do Senhor é ato sério e solene que traz à nossa memória o sacrifício vicário e expiatório que Jesus fez por nós na cruz, para perdoar os nossos pecados e restabelecer a comunhão entre o homem pecador e Deus santo!
🤔 No contexto bíblico, tomar a ceia do Senhor indignamente, conforme alertado por Paulo aos Coríntios em 1 Coríntios 11:29, vai além de um ato ritual, revelando a necessidade de discernir o corpo de Cristo.
A Santa Ceia é um convite para relembrarmos o maior sacrifício de amor já feito por nós. É o momento de olharmos para dentro, nos rendermos a Jesus e celebrarmos a nova vida que Ele nos deu ❤️🔥
A Santa Ceia expressa a nossa comunhão, do grego “koinonia”, com Cristo e, de nossa participação nos benefícios oriundos da sua morte sacrificial e ao mesmo tempo expressa a nossa comunhão com os demais membros do Corpo de Cristo (1Co 10.16,17). A Ceia do Senhor lembra que devemos esperar a volta de Cristo.
Qual é a importância da Santa Ceia na vida do crente?
João 6: 57. A Santa Ceia é um meio de graça. Podemos dizer que é um símbolo, entendendo que a palavra tem sua origem no grego: “sýmbolon”, que podemos interpretar “àquilo que une” e não apenas representa algo. Na ceia, passamos a andar e viver, através do “novo e vivo caminho”, podendo desfrutar da comunhão com Deus.
O que a Bíblia nos ensina é que qualquer pecado que não tenha sido confessado e do qual não tenhamos nos arrependido pode nos impedir de participar da Santa Ceia de maneira digna. Isso inclui pecados como orgulho, inveja, raiva, falta de perdão, imoralidade sexual, entre outros.
A Última Ceia foi a última refeição que, de acordo com os cristãos, Jesus dividiu com seus apóstolos em Jerusalém antes de sua crucificação. Ela é a base escritural para a instituição da Eucaristia, também conhecida como "Comunhão".
Durante a última ceia, a fração do pão é um dos gestos mais significativos de sua doação em favor da humanidade. Os textos bíblicos relatam o acontecimento: “A seguir, Jesus tomou um pão, agradeceu a Deus, o partiu e distribuiu a eles, dizendo: 'Isto é o meu corpo, que é dado por vocês.
Jesus respondeu: — Quem vai me trair é aquele que come no mesmo prato que eu. Pois o Filho do Homem vai morrer da maneira como dizem as Escrituras Sagradas; mas ai daquele que está traindo o Filho do Homem! Seria melhor para ele nunca ter nascido!
Concentre-se na comunhão que você precisa estar com Deus, Nossa Senhora, os anjos e santos. Antes da missa, faça um esforço e procure silenciar o seu coração, a sua mente. Administre as inquietações e ansiedades e tudo o que te tira da presença de Deus.
Portanto, qualquer pessoa que esteja vivendo em pecado, incluindo a fornicação, é encorajada a buscar reconciliação com Deus antes de participar da Santa Ceia.
Que significado tem a Santa Ceia? A Bíblia diz em Mateus 26:26-28: “Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e, abençoando-o, o partiu e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai, comei; isto é o meu corpo.