Randy Taraborrelli, Michael foi diagnosticado com vitiligo e lúpus em 1983, embora fotos dos anos 1970 já mostrem manchas de vitiligo na pele do cantor. As doenças causaram sensibilidade de Jackson a luz solar. Jackson fez uso de alguns produtos para retardar os efeitos do vitiligo, como tretinoína.
O que aconteceu com a aparência de Michael Jackson?
Michael Jackson tinha vitiligo e lúpus, duas doenças que podem afetar a pele. A primeira muda a pigmentação de escura para clara, enquanto a segunda forma manchas vermelhas no rosto.
As inúmeras cirurgias plásticas feitas por Michael Jackson foram resultado de uma obsessão do cantor, que queria parecer cada vez menos com o pai, o empresário Joseph Joe Jackson, que abusou do astro do pop quando ele era criança.
Quando a condição se espalha pela maior parte do corpo, a despigmentação das áreas ainda pigmentadas pode ser uma medida necessária para uniformizar a aparência. Os tratamentos mais comuns incluem o uso de laser e hidroquinona, substância que Michael Jackson usou, segundo seu biógrafo Randy Taraborrelli.
Cirurgias - Depois do acidente e da primeira cirurgia plástica, o cantor passou a sofrer de dismorfia corporal, doença psicológica que provoca eterna sensação de deformação. As plásticas viraram uma obsessão e Michael Jackson teria feito cerca de 50 cirurgias no rosto e colocado uma prótese no lugar do nariz.
Por que a pele de Michael Jackson ficou branca quando ele envelheceu?
O que a autópsia do corpo de Michael Jackson confirma?
A autópsia também revelou artrite em várias partes de seu corpo, além de sinais de lúpus e leve comprometimento pulmonar que poderiam, ocasionalmente, deixá-lo sem fôlego. Essas condições não o transformavam em um homem à beira da morte, mas indicavam desafios médicos que ele enfrentava com frequência.
Síndrome devida a paralisia dos nervos pneumogástrico, espinal e glossofaríngeo de um só lado. Manifesta-se por paralisia do trapézio, do esternocleidomastoideu, de metade da língua e de metade do véu do paladar.
Em meados dos anos 1980, Michael foi diagnosticado com vitiligo e lupus — o que explicava o porque de ele ter se tornado branco —, então ele fazia uso de maquiagem para cobrir algumas partes da pele em aparições públicas.
"Ele ia ao médico a cada dois meses aproximadamente",contou Goodstein. Segundo cálculos do médico, foram realizadas entre 10 e 12 intervenções por ano no cantor. Já a mudança da cor de pele permanece um assunto nebuloso, embora o popstar tenha afirmado que seria em função de vitiligo.
Qual o remédio que Michael Jackson tomou para ficar branco?
Quando o vitiligo se alastra pela maior parte da pele, é um procedimento normal despigmentar as áreas que ainda permanecem intactas. Para isso há dois tratamentos médicos eficientes: com laser e com hidroquinona, usada por Jackson, segundo seu biógrafo Randy Taraborrelli.
Michael sofreu um acidente sério na juventude, tendo queimaduras de 3°grau na cabeça, em consequência disso, ele não teve mais crescimento de cabelos no alto da cabeça.
Apesar de negar veementemente, os mais alarmistas afirmam que Jackson fez cerca de 50 cirurgias plásticas só no rosto, incluindo intervenções no queixo e no formato dos olhos. Mas o que sempre chamou mais atenção no rosto de Jackson é a mudança do nariz.
Michael foi diagnosticado com vitiligo em 1986 e também recebeu o diagnóstico de lúpus. Em uma entrevista a Oprah Winfrey, em 1993, Michael revelou que uniformizava a pele com maquiagem para não contrastar o vitiligo com seu tom original.
Logina Salah, Renato Góes, Natália Deodato e Luiza Brunet são famosos que lidam com a condição. O estresse pode agravar o vitiligo, exigindo acompanhamento médico e psicológico para minimizar impactos negativos.
Até sua morte em 2009, Michael Jackson havia se submetido a mais de 100 cirurgias, que incluíram uma mudança completa e radical no formato do nariz, botox, enchimento, embranquecimento da pele, implantes na bochecha, mudança do formato labial, entre outras.
Há também quem sugere que a luva e as fitas brancas na mão de Jackson eram para esconder a mudança do tom de pele. Contudo, Matt Fiddes, ex-segurança do cantor, discorda dessas teorias. Segundo ele, Jackson as utilizava apenas para manipular a mídia, pois "queria que a vida dele fosse o maior mistério da Terra."
Qual foi a real causa da morte de Michael Jackson?
Em 25 de junho de 2009, Michael Joseph Jackson morreu de intoxicação por propofol e benzodiazepina em sua residência, em Holmby Hills, Los Angeles, Estados Unidos. Estrela de Michael Jackson na Calçada da Fama de Hollywood, cercada por barricadas e coberta por flores, após a morte do artista.
Paris-Michael Katherine Jackson (Beverly Hills, 3 de abril de 1998) conhecida como Paris Jackson é uma personalidade da televisão, cantora, atriz e modelo norte-americana.
Na mesma entrevista, o cantor atribuiu a mudança no tom de sua pele a uma doença que destruía a pigmentação da pele. “É algo que eu não posso deter”, afirmou.
O vitiligo é uma doença de pele relativamente comum, manifestada por mancha acrômica (mancha branca) por perda total da cor. Ela ocorre em consequência do acometimento dos melanócitos, as células que produzem a melanina e causa manchas com limites bem definidos.
Seus três filhos, então adolescentes e crianças, se viram no centro de uma batalha judicial pela tutela e gestão da fortuna. Prince, hoje com 27 anos, Paris, de 26, e Bigi (antes conhecido como Blanket), de 22, cresceram isolados do mundo, protegidos por máscaras e o alto portão do rancho Neverland.
A segurança foi reforçada em torno do caixão de Michael Jackson pois, a família temia que o túmulo do astro fosse roubado por ladrões ou fãs enlouquecidos. Os familiares, em luto, tinham receio que seu corpo fosse desenterrado ou sofresse qualquer dano, então fizeram um grande esforço para preservá-lo.