Partículas de pó de sílica - encontradas no concreto, azulejo, tijolo e argamassa - podem causar câncer e silicose incurável se a superexposição prolongada atingir os sacos de ar dos pulmões (alvéolos). A exposição a partículas de pó de sílica também pode causar e possivelmente piorar os casos de asma.
No Brasil, a silicose é a principal pneumoconiose causada por inalação de poeira de sílica. Caracteriza-se pela formação de tecido conjuntivo fibroso no pulmão, chamada de fibrose. Esta é responsável pela diminuição da elasticidade pulmonar, prejudicando o processo de trocas gasosas.
A poeira encontrada no canteiro de obra pode conter inúmeras substâncias químicas advindas dos materiais utilizados. Da mesma forma, além de poeira, o ar no canteiro de obras pode conter gases, vapores e outras substâncias que se inaladas podem trazer riscos à saúde dos trabalhadores.
É o endurecimento dos pulmões causado pela poeira se sílica respirada durante o trabalho. Provoca: canseira, falta de ar, tosse, tontura e fraqueza. Quando a doença está avançada, podem aparecer também dores nas pernas, no peito, na cabeça e emagrecimento.
A sílica gel não contém veneno, não pode ser digerida pelo intestino e, em última análise, pode ser expelida do corpo. Embora o conteúdo de um pacote de sílica gel seja basicamente inofensivo, seria uma experiência bastante desagradável tentar consumir os cristais de sílica gel.
Quem trabalha com sílica tem direito à insalubridade?
A sílica cristalina é tratada no Anexo 12 NR15 e possui 3 limites de tolerância disponíveis. Caso a exposição ocupacional dos trabalhadores esteja acima do limite de tolerância e não exista nenhum controle desta exposição, deve ser realizado o pagamento do adicional de insalubridade.
A sílica é um dos principais agentes ocupacionais relacionados ao câncer de pulmão, sendo classificada pela Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (IARC) como substância do grupo 1, ou seja, carcinogênica para humanos, desde 1996.
Ingestão: Pode produzir irritação na boca e garganta. Ingestão de pequenas quantidades pode causar dor de cabeça, desmaios e náuseas. Grandes quantidades ingeridas podem levar a perda da consciência. Olhos: Contato direto pode causar irritações e conjuntivite química.
A inalação de vapores poderá ajudar a limpar as vias aéreas superiores, pois favorece a fluidificação do muco e o seu “desprendimento” das vias respiratórias. Poderá ferver algumas folhas de eucalipto ou usar o seu óleo essencial, inalando depois os vapores com uma toalha sobre a cabeça.
O cimento é classificado como poeira inerte e, quando manuseado, dispersa uma grande quantidade de poeira no ar. No momento em que ocorre a dispersão, o maior risco está no tamanho da partícula (que pode ser inalado) e em sua composição (contato com a pele).
A silicose consiste na formação permanente de tecido cicatricial nos pulmões causada pela inalação de poeira de sílica (quartzo). As pessoas desenvolvem dificuldade respiratória durante a atividade física que, às vezes, progride para falta de ar em repouso.
O cimento exerce um efeito abrasivo sobre a camada córnea da pele. As lesões são claramente visíveis: vermelhidão (eritema), inchaço (edema), eczema, bolhas, fissuras e necrose do tecido.
Que danos podem causar as poeiras? As poeiras podem geralmente causar danos nos pulmões e nas vias respiratórias, mas alguns tipos específicos podem causar cancro. As doenças mais importantes associadas à inalação de poeiras perigosas são as seguintes: Pneumoconiose benigna.
No caso das paredes, o ideal é usar um aspirador de pó. Para isso, comece pelo teto e vá descendo devagar; esse movimento ajudará a capturar a poeira sem a espalhar. Nos rodapés, utilize um produto de limpeza da sua preferência em uma flanela úmida e faça a limpeza.
Não recomendamos a utilização do aspirador de pó para aspirar massa corrida esse produto pode conter partículas finas que se entrarem em contato com o motor podem causar vários danos e diminuir a vida útil do seu produto.
Ela surge a partir de inflamações no pulmão, que podem desenvolver no paciente uma tuberculose; PNEUMOCONIOSE – doença que se desenvolve a partir da inalação de poeira, causando danos variados ao sistema respiratório. Falta de ar, tosses secas e pontas dos dedos inchadas são os principais sintomas da doença.
A inalação de partículas de poeira de construção civil pode desencadear alergias respiratórias em algumas pessoas. Isso inclui condições como rinite, sinusite e asma. Os sintomas podem incluir espirros frequentes, coriza, tosse persistente, falta de ar e sensação de aperto no peito.
Quais as causas da silicose? A silicose é uma doença causada pela inalação da sílica livre cristalina. Trata-se de um mineral que pode ser comumente encontrado na terra e que, ao entrar em contato com o organismo, sendo inalado, pode fazer com que o paciente desenvolva a doença.
A inalação de pó contendo partículas de quartzo (sílica cristalina) é um perigo para a saúde que, dentre outras coisas, pode conduzir a uma doença ocupacional dos pulmões fatal conhecida como Silicose (conhecida comumente como "asma dos mineiros”).
Complementarmente, para fins de controle de saúde ocupacional, o resultado “concentração de Sílica Livre Cristalina” pode ser comparado com outros limites, por exemplo da ACGIH (American Conference of Governamental Industrial Hygienists), que estabelece o limite para Sílica Livre Cristalina (0,025 mg/m³).
Quais os produtos de limpeza que geram insalubridade?
Produtos de limpeza de uso doméstico, como saponáceos, detergentes, água sanitária e desinfetantes, contêm concentração reduzida desses agentes . A decisão foi unânime.