A Ucrânia é o maior país em extensão com território exclusivamente europeu. Levando em consideração a Rússia (situada na Europa e na Ásia), a Ucrânia é o segundo país mais extenso do continente. A estação de metrô mais profunda do mundo fica na Ucrânia.
A Ucrânia conta com ricas jazidas de minério de manganês no Donbas. Essa região é o centro industrial do país e um dos principais complexos minero-metalúrgicos e de indústria pesada da Europa.
Quais são as principais características da Ucrânia?
A Ucrânia possui muitos componentes de uma grande economia europeia: base industrial bem desenvolvida, mão de obra altamente treinada, bom nível educacional e crescente poder aquisitivo. Capital: Kiev (ou Kyiv, em ucraniano) Principais cidades: Kiev, Kharkiv, Dnipropetrovsk, Odessa, Donetsk e Lviv.
Cód. telef. O território da Ucrânia moderna é habitado desde 32 000 a.C. Durante a Idade Média, a área foi um centro chave da cultura eslava oriental, com a frouxa federação tribal da Rússia de Kiev formando a base da identidade ucraniana.
GUERRA NA UCRÂNIA | 7 CURIOSIDADES SOBRE A UCRÂNIA QUE VOCÊ PRECISA SABER!
Qual era o antigo nome da Ucrânia?
Os rus eram originalmente comerciantes e colonos escandinavos que partiram do mar Báltico e atravessaram as florestas da Europa do Leste em direcção às terras fluviais da actual Ucrânia. A esse grande Estado medieval os historiadores deram o nome de Rus de Kiev (ou Rússia de Kiev).
Diversas tentativas de acordo para o fim da guerra foram realizadas sem sucesso. Os Estados Unidos e países europeus desempenharam um papel ativo na diplomacia durante esses 3 anos, mas com o início do 2º mandato de Donald Trump (Republicano) à frente da Casa Branca, a abordagem mudou.
A língua ucraniana (українська мова, transl. ukrayins'ka mova) é uma língua oriunda de um ramo de línguas eslavas que evoluiu do antigo eslavônico. Morfologicamente, assemelha-se à língua russa, embora também apresente semelhanças fonéticas com a língua servo-croata e partilhe muito do seu vocabulário com o polonês.
O nome do país significa “fronteira”. A independência da Ucrânia ocorreu oficialmente no ano de 1991, por meio da fragmentação da antiga União Soviética.
Borscht: Um dos pratos mais tradicionais da Ucrânia, inclui carne, caldo, vegetais e beterraba. No entanto, pode ser confeccionado de diferentes formas e cada família ucraniana tem sua própria receita. Vareniki: Tipo de bolinho de massa, é feito de massa, mas o recheio pode variar conforme o gosto.
Clima: Ameno Continental, na Costa Sul da Crimeia – Subtropical, do tipo mediterrâneo. Na Transcarpátia o clima é ameno, com inverno momo e pouca neve e verão chuvoso. Temperatura média no Inverno: De -8° a -12° C (de +17,6° F a +3° F). Nas regiões do sul a temperatura no Inverno ronda os 0o C (+32o F).
Qual foi o motivo da guerra entre Rússia e Ucrânia?
Ela foi motivada pelo avanço da Otan no Leste Europeu e por questões geopolíticas entre os dois países envolvidos. Interesses territoriais, culturais e econômicos motivaram a invasão da Ucrânia promovida pela Rússia.
Em causa estão os recursos minerais no subsolo da Ucrânia. Terras que apresentam um conjunto de materiais muito valiosos, como urânio, titânio, lítio e grafite, usados na produção de tecnologia militar.
A Ucrânia é o maior exportador mundial de óleo de girassol (50 % das exportações mundiais), o terceiro maior exportador de cevada (18 %), o quarto maior exportador de milho (16 %) e o quinto maior exportador de trigo (12 %).
Em meados do século XIV, o Estado foi conquistado por Casimiro IV da Polônia, enquanto que o cerne da antiga Rússia de Kiev - inclusive a cidade de Kiev - passou ao controle do Grão-Ducado da Lituânia.
A hryvnia ou hryvnya (plural: hryvni ou гривні) é a moeda da Ucrânia. É escrita гривня em ucraniano e é abreviada como грн. A hryvnia usa o código de moeda UAH e o símbolo ₴.
A Igreja Ortodoxa Ucraniana tem 35 paróquias e 10.875 comunidades (cerca de 68% de todas as comunidades cristãs ortodoxas do país). A maioria está localizada no centro, sul e leste do país. Em 2007, a Igreja tinha 122 mosteiros, 3.519 monges e freiras, 7.509 sacerdotes, 7.755 igrejas com 840 igrejas a ser construídas.
1. Árabe. E o topo desta lista ficou com esse idioma da família semítica, com mais de 310 milhões de falantes nativos que nem sempre se entendem. Pois é, o árabe tem tantos dialetos e subdialetos que, em alguns casos, é difícil até mesmo para quem usa a língua desde pequeno compreender alguém de outro país árabe.
Os sobrenomes ucranianos tem algumas terminações padrões, e são diferentes daqueles de seus vizinhos eslavos orientais. Em geral, o sobrenome ucraniano termina em "ko" (ex: Shevchenko), "uk" (ex: Krauczuk), "in", "y", "Ch", "tz" (ex: Pysklevitz) e, também, em "r".