"O diesel não só adiciona um elemento à mistura, mas modifica radicalmente a química de todos os elementos voláteis do ambiente aonde a abelha se movimenta", diz Tracey Newman, co-diretor do estudo. Este fenômeno "também poderia ser nefasto para muitas espécies de insetos", advertiram os cientistas.
Ao queimá-lo num cinzeiro, o seu aroma intenso poderá espalhar-se para que o fumo e o cheiro do café queimado afastem as abelhas. Espalhar naftalina perto de janelas e portas pode, igualmente, manter as abelhas afastadas, enquanto a cânfora também tem um efeito semelhante e é uma alternativa eficaz.
Plantar espécies repelentes, como citronela, hortelã ou manjericão, também é eficaz. Outra dica é manter a área bem limpa, evitando resíduos de alimentos e bebidas que possam atraí-las. Essas alternativas são práticas e respeitam o papel ambiental das abelhas.
Entre os compostos avaliados, os óleos essenciais de capim limão, hortelã e cravo apresentaram o maior efeito repelente, inibindo quase completamente a visitação das abelhas aos alimentadores tratados.
Não jogue nenhum produto sobre as abelhas, como álcool, querosene, água, inseticida ou fogo, pois elas podem se defender. Se afaste e ligue imediatamente para a Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros ou contrate profissional habilitado.
Entre em algum prédio ou veículo e feche portas e janelas para evitar que as abelhas entrem também; - Evite se depender com ou na água. Tenha cuidado ao pular em piscinas ou rios durante um ataque pois elas podem continuar voando por vários minutos sobre a água.
O cheiro forte da especiaria vai manter as abelhas afastadas se você borrifar nas áreas que elas costumam visitar. Você também pode espantar as abelhas com vinagre. Você pode limpar com vinagre elementos como gaiolas e bebedouros de pássaros, já que o cheiro forte afugenta as abelhas.
Além do alho, a Citronela também funciona em mosquitos e abelhas. Se você tem colmeia de abelhas por perto, usar uma vela de citronela será eficiente para espantar as abelhas. De uma forma geral, isso não vai prejudicar a saúde das abelhas. No entanto, dessa forma vai demorar um pouco para fazer os insetos saírem.
Barulhos, perfumes fortes, desodorantes, o próprio suor do corpo e cores escuras (principalmente preta e azul-marinho) desencadeiam o comportamento agressivo e, consequentemente, o ataque de abelhas; Sons de motores de aparelhos de jardinagem, por exemplo, exercem extrema irritação em abelhas.
Como uma alternativa eficiente, natural e simples, uma das propostas da especialista é plantar espécies que possuam um odor desagradável para os insetos e, consequentemente, os afastam, são elas: louro, jasmim, hortelã, menta, citronela e o capim-limão.
Como espantar abelhas com fumaça? Para espantar abelhas com fumaça, acenda um fumigador ou uma fogueira controlada e coloque folhas secas ou serragem. A fumaça liberada confunde as abelhas, tornando-as menos agressivas, permitindo que você se afaste com segurança.
O nome do vilão é fipronil. Ele é muito mortífero para qualquer inseto. Basta ficar perto do veneno para ele agir no cérebro, provocando excitação em neurônios e músculos. Os bichos acabam morrendo por exaustão.
Uma vela de citronela costuma ser indicada para a prevenção da entrada de abelhas em casa. E a citronela é famosa, principalmente, por seus óleos essenciais que afastam insetos, incluindo as abelhas. Óleo de menta - Concentrado em mentol, tem um cheiro extremamente forte que incomoda as abelhas.
Óleo de menta - Concentrado em mentol, tem um cheiro extremamente forte que incomoda as abelhas. Ele interfere em sua comunicação olfativa e senso de navegação. É amplamente utilizado para repelir vários tipos de insetos. E ainda faz bem à saúde humana.
“A primeira atitude é correr, tentar se afastar do local do enxame, correndo em zigue-zague; pois as abelhas africanizadas tendem a persistir na defesa”, explica Silva, detalhando que o comportamento comum é que elas sigam em linha reta.
Embora grande parte das abelhas sejam de fato diurnas, as espécies tropicais podem ser crepusculares ou noturnas — período do dia que enfrentam menos competição de outros insetos e evitam predadores. O que muitas pessoas não sabem, entretanto, é que as abelhas dormem de cinco a oito horas por dia.
Então esses casos de ataque de abelhas a pessoas nos centros urbanos torna-se comum por conta do excesso de vibração; qualquer gesto que se torne ameaça para o enxame, ele tende a se defender pois é o instinto natural do animal para defender a sua colônia e ali manterem-se vivos.
A secretaria reforça que o extermínio de abelhas com ou sem ferrão é crime ambiental passível de multa e reclusão. As solicitações para retiradas de abelhas devem ser feitas pelo WhatsApp (14) 99756-7153.
- Este produto é ALTAMENTE TÓXICO para organismos aquáticos (microcrustáceos e peixes). - Este produto é ALTAMENTE TÓXICO para abelhas, podendo atingir outros insetos benéficos. Não aplique no período de maior visitação.
A primeira recomendação do Corpo de Bombeiros é isolar o local ao se deparar com enxames de abelhas. “Para que o morador esteja sempre a uma distância mínima segura, para não incorrer de sofrer ataques”, explicou o subtenente dos bombeiros Carmo Neto.