Teoricamente, é possível, sim, porém arriscadíssimo. Há casos de mulheres sem útero que engravidaram, mas em geral elas perderam o bebê. O homem submetido a essa estranha experiência também teria dificuldades de sobreviver.
Engana-se quem pensa que somente as mulheres podem conceber um bebê. Na verdade, os homens transgêneros também podem engravidar e realizar o sonho de ter filhos biológicos.
A capacidade de um homem transgênero engravidar ocorre quando ele escolhe não passar por cirurgia de remoção dos órgãos reprodutivos femininos. Muitos homens trans fazem essa escolha para preservar a capacidade reprodutiva e, potencialmente, ter a oportunidade de gerar filhos no futuro.
Sim, homens transgênero e transmasculinos podem engravidar (1). De fato, eles engravidam na mesma proporção que pessoas que se identificam como mulheres e têm gravidezes mais planejadas que mulheres cisgênero (2). Mesmo assim, os sistemas de saúde não estão organizados para cuidar da gestação e do parto desses homens.
Thomas Beatie dá à luz, pela "via natural", a uma primeira criança, em 29 de junho de 2008, e depois a outras duas crianças, em 9 de junho de 2009 e a última em 25 de julho de 2010.
Pai grávido: homem trans mostra desafios da 1ª gestação; veja teaser
Seria possível um homem engravidar?
Ouça o texto abaixo! Você sabia que indivíduos do sexo masculino podem “ficar grávidos”? Tal quadro, denominado síndrome de Couvade, ou gravidez masculina, não está relacionado ao desenvolvimento do embrião no interior do corpo do indivíduo em questão, assim como acontece com as mulheres, e machos de cavalos-marinhos.
Sim, um homem trans pode engravidar alguém enquanto seus óvulos podem ser utilizados para gerar um embrião que será gerado por outra pessoa. Para isso é preciso utilizar a técnica de Fertilização In Vitro para que a gestação aconteça. Desta forma podemos considerar que ele participou ativamente da gravidez.
O Guinness World Records nomeou Beatie o "Primeiro Homem Casado do Mundo a Dar à Luz" em 2010. Em uma transmissão de TV de Roma, Itália, o Guinness World Records presenteou-o com o título de "Unico Uomo Incinto al Mondo", traduzido como "O Primeiro Homem Grávido do Mundo".
A síndrome de Couvade, também chamada de gravidez fantasma ou gravidez simpática em alguns países, não se trata de uma patologia, mas sim da apresentação, por parte do homem, de um conjunto de sintomas durante a gestação de sua companheira.
Na realidade, a probabilidade de conceber crianças de um sexo ou do outro nunca foi exatamente de 50%. Em todo o mundo, nascem cerca de 109 meninos para cada 100 meninas.
Médicos descobrem útero e ovários em homem durante cirurgia de hérnia. Em Kosovo, um homem de 67 anos descobriu, por meio de um procedimento cirúrgico para corrigir a hérnia, que dentro de uma protuberância de 15 centímetros próxima ao pênis havia um útero, colo do útero, tubas uterinas e um ovário.
Esse foi o caso de Roberto Bete, influenciador digital e pai de Noah. Ele é um homem trans que passou por uma gravidez e gerou seu filho. Sobre como descobriu sua transgeneridade, Roberto foi direto: "Aconteceu quando vi o Tarso Brant [ator e modelo transgênero] pela primeira vez na televisão.
Mas afinal, existe uma idade limite para a fertilidade dos homens? Diferente da mulher, o homem tem o período fértil constante. Ele é capaz de reproduzir até o final de sua vida, embora a partir dos 60 anos os níveis de testosterona e a produção de espermatozoides diminuem bastante.
Teoricamente, é possível, sim, porém arriscadíssimo. Há casos de mulheres sem útero que engravidaram, mas em geral elas perderam o bebê. O homem submetido a essa estranha experiência também teria dificuldades de sobreviver.
Casal homoafetivo, com dois homens: neste caso é necessária, obviamente, a utilização de uma “barriga de aluguel” ou, o termo técnico seria cessão temporária de útero. Além disso, somente um deles será o pai biológico. Alguns casais preferem que os dois colham o sêmen para o tratamento.
A disforia de gênero consiste em uma insatisfação entre o sexo com que a pessoa nasce (características genitais do nascimento) e a identidade de gênero, que é a experiência emocional e social da pessoa como feminina, masculina ou andrógina.
Paulo - No ritual couvade, homens se recuperam do parto - 09/08/2007. Na maloca, a mulher grávida se deita no chão e se prepara para o parto. O companheiro participa, comprimindo o ventre e cortando o cordão umbilical com os dentes.
Ou seja, a gravidez química refere-se a situação em que há uma breve implantação do embrião no útero levando à produção do hormônio hCG, porém o quadro não evolui. Inclusive, muitas vezes, a mulher nem percebe que estava grávida, já que menstruou logo em seguida, com poucos dias de atraso.
Durante a gravidez, o homem pode apresentar alguns sintomas semelhantes ao da mulher, como enjoos matinais, urgência para urinar, tontura ou aumento do peso, por exemplo, principalmente no primeiro e terceiro trimestres da gestação.
O envelhecimento do homem interfere na qualidade e na quantidade dos espermatozoides, dificultando a gravidez espontânea. Porém, desde o início da puberdade até o final da sua vida (caso outros fatores não comprometam a sua fertilidade), o homem continua produzindo gametas e pode engravidar a sua parceira.
Teoricamente, não há limite para o número de filhos que um indivíduo pode gerar. Se ele dormir com uma parceira diferente por dia (ou por hora, vai que né…), cada ato pode acarretar uma gravidez.
Apesar de algumas pessoas recorrerem ao uso de hormônios ou cirurgias de afirmação de gênero, inúmeras não o fazem. Por conta disso, é possível ficar fértil, ovular e menstruar. Ainda, pessoas transmasculinas, não binárias e intersexo também podem menstruar.
Será que é possível um animal engravidar de um homem?
Não é possível haver reprodução entre humanos outros animais. Os animais possuem uma quantidade diferente de cromossomos, incluindo os cachorros e por isso a reprodução é inviável. Existe também problemas anatômicos pois a mulher não consegue desenvolver proteínas e hormônios capazes de nutrir o feto.