O grão do milho é um fruto, denominado cariopse, em que o pericarpo está fundido com o tegumento da semente propriamente dito. As espiguetas femininas se soldam num eixo comum em que várias ráquis estão reunidas (sabugo) protegidas por brácteas (espiga de milho).
No ponto de vista da biologia, o cabelo do milho existe para a planta se reproduzir. Ou seja, eles servem para transportar os grãos de pólen que vão fecundar os óvulos da espiga, dando origem aos grãos de milho, que são os frutos do vegetal.
O milho verde pode ser considerado uma hortaliça, em virtude do tempo de sua permanência no campo até o momento da colheita, que é de aproximadamente 90 dias no verão e de 100 dias no inverno.
Os principais cereais utilizados na alimentação humana e animal são: trigo, arroz, milho, cevada, aveia, centeio e sorgo, mas existem outros menos utilizados como o painço, o triticale, a espelta, e os pseudocereais, como o amaranto, o trigo sarraceno e a quinoa.
DECIFRANDO O MISTÉRIO: QUAL É A DIFERENÇA ENTRE LEGUMES E VERDURAS?
Porque o milho é cereal?
É considerado cereal, quando seus grãos são secos e legume, quando fresco. Na cozinha, graças a essa versatilidade transforma-se em inúmeras receitas de doces a salgadas, algumas até já são consideradas ícones, como a pamonha, o curau e o creme de milho.
As verduras são aquelas em que a parte comestível são as folhas, as flores ou as hastes, como é o caso da alface, do repolho ou da couve, por exemplo. Já os legumes são aqueles em que a parte comestível são frutos ou sementes, como acontece com o feijão, a lentilha, o arroz, o pimentão, a laranja e a abobrinha.
O milho será classificado em grupos (duro, semiduro, dentado e misturado), classes (amarela, branca, cores e misturada) e tipos (I, II, III e fora de tipo), estabelecidos conforme a qualidade.
É hoje um alimento global, presente na generalidade das cozinhas. Existem mais de 10 mil variedades conhecidas. Apesar de ser visto e consumido como um legume, é uma fruta porque nasce de uma planta (o tomateiro) e tem sementes. Tal como o tomate, há outras frutas que são consideradas legumes, sem o serem.
“Os cereais são vegetais muito importantes para a alimentação, pois seus grãos são ricos em carboidratos e armazenam energia na forma de amido”, afirma a engenheira agrônoma Maria Regina Sartori, do Instituto de Tecnologia de Alimentos de Campinas (SP).
A pera e o caju também são considerados pseudofrutos. Um fruto verdadeiro tem origem no ovário da planta e fica no interior da flor. Já o falso fruto é gerado de um tecido vegetal próximo à flor, e que, consequentemente, sustenta o fruto verdadeiro.
O grão de milho amarelo com ligeira coloração vermelha ou rósea no pericarpo será considerado da classe amarela (Figura 4); classe branca: constituída de milho que contenha no mínimo 95%, em peso, de grãos brancos. O grão de milho com coloração marfim ou palha será considerado da classe branca (Figura 5);
O pepino é o fruto do pepineiro (Cucumis sativus), uma hortaliça pertencente à família Cucurbitácea (Cucurbitaceae), da qual fazem parte abóbora, abobrinha, melão, chuchu, melancia e maxixe. O fruto do pepineiro é frequentemente (e erroneamente) chamado de legume e até mesmo de verdura.
O grão de milho é o fruto de uma semente, ou cariopse característico das gramíneas. O pericarpo (camada externa) é derivado da parede do ovário e pode ser incolor, vermelho, marrom ou variegado. A ponta do grão é a parte remanescente do tecido (pedicelo), que conecta o grão ao sabugo.
Ou seja, tecnicamente, tudo o que tem semente é um fruto, sendo a palavra legume usada para as outras partes comestíveis de uma planta, incluindo folhas (alface e tabaco), flores (brócolos), caules (aipo), tubérculos (batatas), bolbos (cebola) e raízes (beterraba).
O caju é considerado muitas vezes como o fruto do cajueiro, embora seja um pseudofruto. É constituído de duas partes: a castanha que é a fruta propriamente dita, e o pedúnculo floral, pseudofruto confundido com o fruto. Esse se compõe de um pedúnculo piriforme, carnoso, amarelo, rosado ou vermelho.
Esse legume é fonte de fibras, vitamina A, C, B6, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, sódio e potássio. Além disso, o quiabo é pouco calórico —há cerca de 22 kcal em 100 g do alimento cozido — também é rico em água e contém ainda uma pequena quantidade de proteína (1,8 g).
O milho pertence a família das Poáceas (antiga família das gramíneas). É uma espécie anual, estival, cespitosa, ereta, com baixo afilhamento, monóico-monoclina, classificada no grupo das plantas C-4, com ampla adaptação a diferentes condições de ambiente.
Muitas pessoas têm dúvida de como diferenciar as verduras dos legumes. Embora façam parte do mesmo grupo alimentar, o das hortaliças, são consideradas verduras as folhas, flores ou hastes, como alface, agrião, repolho, couve e rúcula, por exemplo.
Já o chuchu, pimentão, abóbora, brócolis e couve-flor, por não terem o sabor do açúcar destacado, são considerados como sendo legumes. Já a alface e a couve, como verduras.