O dia 30 de fevereiro (AO 1945: 30 de Fevereiro) existiu somente em três vezes na história, em contrapartida de fevereiro ser um mês com 28 dias no calendário gregoriano (29 em anos bissextos).
Em anos não bissextos, como 2025, fevereiro tem apenas 28 dias, restabelecendo o padrão do calendário gregoriano. Portanto, após o ano bissexto de 2024, em que o mês de fevereiro teve 29 dias, retornamos ao ciclo regular, com 28 dias, até o próximo ano bissexto, em 2028.
Originariamente, fevereiro possuía 29 dias e 30 como ano bissexto, mas por exigência do Imperador César Augusto, de Roma no ano 8 a.C., um de seus dias passou para o mês de agosto, para que ficasse com 31 dias, semelhante a julho, mês batizado assim em homenagem a Júlio César.
O mês de fevereiro é o único em nosso calendário que tem apenas 28 dias. Isso se estabeleceu graças aos romanos na Antiguidade. O mês de fevereiro no calendário juliano tinha 29 dias, mas teve um dia retirado para ser acrescentado em agosto. O mês de fevereiro passou a ter 29 dias nos anos bissextos.
Como 30 de fevereiro não existe, tornou-se conhecido como o “dia de São Nunca”, um santo fictício, criado para representar o dia que nunca vai chegar. Mas o mês também conta com várias datas importantes e dias dedicados a santidades de destaque.
1 Cada uma das 12 divisões do ano solar, sendo quatro (abril, junho, setembro e novembro) com 30 dias, sete (janeiro, março, maio, julho, agosto, outubro e dezembro) com 31 dias e o único mês, fevereiro, com 28 dias (ou 29 dias, nos anos bissextos): “O indicador de unha suja de tinta de máquina de escrever percorre os ...
No entanto, os romanos consideravam os números pares de azar, então decidiram alternar os meses entre 29 e 31 dias. Como precisavam de um mês com número par para completar o ano, fevereiro ficou com 28 dias.
Nascidos na data contam como comemoram o aniversário, que, oficialmente, só existe a cada quatro anos. 2024 é um ano bissexto e, por isso, tem um dia a mais no calendário de fevereiro.
Fevereiro é o mês mais curto do ano, mas você sabe por quê? A resposta está na história da Roma Antiga, nas reformas de Júlio César e no ego dos imperadores! 📜👑
O que aconteceu com o mês de fevereiro quando o ano é bissexto?
Em 2024, fevereiro, o mês mais breve do ano com 28 dias, será marcado por um acréscimo de mais 24 horas em sua contagem. Isso ocorre por conta do fenômeno astronômico do ano bissexto, quando, a cada quatro anos, é acrescido um dia a mais no ano, dando origem ao raro 29 de fevereiro.
Em 1929, a União Soviética introduziu um calendário revolucionário no qual todos os meses tinham 30 dias e os outros 5 ou 6 dias eram feriados não pertencentes a meses. Em 1930 e 1931, houve portanto um 30 de fevereiro, mas em 1932 os meses voltaram ao sistema tradicional.
O nome bissexto vem da forma de contagem do mês entre os romanos. O mês era dividido em três partes: as calendas eram os primeiros dias; as nonas, os dias intermediários; e os idos, os dias finais. O dia acrescentado era o bis sextus ante kalendas martias, em latim.
No ano 46 a.C., Júlio César, com a ajuda de astrônomos egípcios, implementou o calendário juliano, baseado no ciclo solar de 365 dias. Ele redistribuiu os dias do ano e fixou o número de dias dos meses, mas fevereiro continuou sendo o mais curto.
Ignora-se como os hebreus dividiam o ano, mas depreende-se que já utilizavam a semana, visto que seguiam o mesmo princípio para contar os anos, agrupando-os em septanas ou semanas de "sete anos". Pelo contrário, os egípcios dividiam o ano em 12 meses de 30 dias e cada mês em três décadas.
Mas fevereiro já teve 30 dias? A resposta é sim; mas para entender melhor, é preciso ir por partes, porque isso se deve ao longo caminho percorrido na história dos calendários. Primeiro, precisamos conhecer o calendário romano.
Isso significa que o ano de 2024 terá 366 dias. Esse dia a mais é adicionado no mês de fevereiro, que normalmente costuma ter 29 dias, e no próximo ano, terá 30.
Agosto tem 31 dias porque o imperador Augusto acrescentou um dia, para não ficar com menos que o mês de Julho. E assim foi retirado um dia do pobi de Fevereiro 🤡
Maio (em latim, Maius) foi nomeado em homenagem à deusa grega Maya, mãe de Hermes que foi identificada na mitologia romana com a deusa da fertilidade Bona Dea, cujos festivais os romanos celebraram neste mês.