Pitágoras, filósofo e matemático grego do século VI a.C., criou uma tabela que permite efetuar as operações de multiplicação da tabuada tradicional. O Museu do Cairo guarda um exemplar da invenção, escrita numa tábua de argila. Seria, por assim dizer, a trisavó da calculadora eletrônica. Ou do computador.
A Tabuada surgiu na Grécia antiga onde eram usadas tábuas de pedra ou argila para realizar cálculos e transações comerciais de formas mais rápidas. A tabuada como conhecemos hoje foi criada pelo filósofo e matemático grego Pitágoras.
O teorema de Pitágoras leva o nome do matemático grego Pitágoras (570 a.C. – 495 a.C.), que tradicionalmente é creditado pela sua descoberta e demonstração, embora seja frequentemente argumentado que o conhecimento do teorema seja anterior a ele (há muitas evidências de que matemáticos babilônicos conheciam algoritmos ...
Em que consiste? Em uma tabela são distribuídos dois eixos, um horizontal e outro vertical. Em cada um deles os números 1 a 10 são distribuídos e, em seguida, uma malha quadrícula com uma casinha é desenhada para cada multiplicação entre os números dos dois eixos.
Pitágoras, filósofo e matemático grego do século VI a.C., criou uma tabela que permite efetuar as operações de multiplicação da tabuada tradicional. O Museu do Cairo guarda um exemplar da invenção, escrita numa tábua de argila. Seria, por assim dizer, a trisavó da calculadora eletrônica. Ou do computador.
Em suma, a Tabuada de Pitágoras não apenas facilita o aprendizado inicial das operações matemáticas, como também solidifica a base necessária para a compreensão e aplicação de conceitos mais avançados, contribuindo substancialmente para o sucesso acadêmico dos alunos.
Pitágoras descobriu que havia uma relação matemática entre os sons emitidos e os pesos dos martelos. Refez a experiência usando, dessa vez, uma corda tensionada. Dividiu a corda em partes iguais. Notou que as mesmas proporções produziam os mesmos intervalos sonoros.
Existem diferentes tabuadas, sendo uma para cada operação, ou seja, temos a tabuada da adição, a da multiplicação, a da subtração e a da divisão. Conhecer os resultados das operações da tabuada nos auxilia de forma direta no cálculo das quatro operações básicas.
Pitágoras (570 a.C. - 500-490 a.C.) foi um filósofo e matemático grego que formulou princípios que contribuíram para o desenvolvimento das disciplinas em que trabalhou e influenciaram pensadores posteriores, como Aristóteles e Platão, informa a Encyclopaedia Britannica, uma plataforma de dados educacionais.
O teorema de Pitágoras diz que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos. Podemos utilizar esse teorema para facilitar o cálculo da diagonal de um quadrado e altura de um triângulo equilátero (triângulo com os lados iguais).
Durante milênios, a matemática se desenvolveu às margens do Nilo, no Egito, e do Tigre e do Eufrates, na Mesopotâmia, sempre como instrumento para resolver problemas do dia a dia e ajudar a entender o mundo à nossa volta. Pitágoras (570 – 495 a.C.), esse, veio muito mais tarde.
Pitágoras fez grandes viagens ao Egito, fascinado com suas habilidades do egípcio procurou desenvolver mais ainda seus estudos, assim desenvolveu o famoso Teorema de Pitágoras que é usado ate os tempos atuais.
→ A origem da palavra tabuada é de “tábua”. Sabe-se que, na Grécia Antiga, usavam-se tábuas de argila ou de pedra para fazer cálculos matemáticos. → Vale lembrar que a palavra ”cálculo” tem como significado “pedra”. Por isso dizemos “cálculo renal”, que é o mesmo que dizer “pedra no rim”.
A Tabuada surgiu na Grécia antiga onde eram usadas tábuas de pedra ou argila para realizar cálculos. Estas eram utilizadas para realizar transações comerciais de formas mais rápidas. A tabuada como conhecemos hoje foi criada pelo filósofo e matemático grego Pitágoras.
Concluímos, então, que a resposta à pergunta “Quem inventou o zero?” é a seguinte: os babilónios inventaram o primeiro símbolo do zero, os gregos foram os primeiros a compreender o conceito de zero e os indianos utilizaram o zero pela primeira vez como número de pleno direito.
Pitágoras de Samos considerou o número como sendo a arché de todas as coisas. Daí deriva a harmonia da natureza, feita à imagem da harmonia dos números. Essas considerações levaram os gregos a uma construção teórica, de onde nasce a matemática.
O objetivo era alcançar a purificação através do pensamento e conhecimento. A principal contribuição de Pitágoras foi à descoberta da relação de igualdade entre a soma dos quadrados dos catetos e o quadrado da hipotenusa de um triângulo retângulo.
Podemos dizer que o termo, como conhecemos hoje, foi conceituado pelo filósofo Pitágoras. Muitos livros antigos, inclusive, o apresentam como “tabuada de Pitágoras”. Outra curiosidade é que a palavra teve origem a partir das tábuas que eram utilizadas na Grécia Antiga para fazer cálculos.