Um fato curioso é que o voo inaugural do Concorde com a Air France ligou Paris ao Rio de Janeiro. O trajeto tinha uma parada, mas, mesmo assim, levava apenas seis horas, metade do tempo dos aviões convencionais.
Fim de uma era. Em novembro de 2003, o Concorde realizava seu último voo comercial com passageiros. Com apenas 20 unidades fabricadas e 26 anos de operação, o avião anglo-francês se tornou muito caro de ser operado.
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Porque o Concorde foi extinto?
Porém, por se tratar de um avião supersônico, o Concorde emitia muito ruído e poluição, e assim, por muito tempo, restrições ambientais impediram sua operação nos Estados Unidos. Interior do Concorde G-BBDG (N/S 202) da British Airways.
Para se ter uma ideia do quão absurdo é esse número, o avião mais rápido do mundo com tripulação, atualmente, é o Lockheed Martin SR-71, também chamado de Blackbird.
Pela complexidade da aeronave e pelo consumo estratosférico de combustível, as companhias aéreas desistiram, uma a uma, de comprar a aeronave, sobretudo depois do primeiro choque do petróleo, em 1973. Apenas British e Air France, ambas estatais nos anos 1970, compraram unidades do modelo.
CONCORDE PODERÁ VOLTAR A VOAR EM 2019. O Concorde Club, grupo de ex-tripulantes e fãs britânicos do Concorde, o mais famoso avião supersônico de passageiros, revelou ter reunido 120 milhões de libras esterlinas, cerca de R$ 730 milhões, para idealizar o plano de retorno de voo da aeronave.
Se estou lembrando corretamente os números do Concorde, em cruzeiro ele queimava cerca de 20 toneladas por hora. Não sei o número para o A380, mas para meu humilde E190 usamos cerca de 2-2,5 toneladas por hora.
Uma característica notável do Concorde era sua capacidade de operar a altitudes muito mais elevadas do que as aeronaves comerciais convencionais. Enquanto a maioria das aeronaves comerciais tem um limite de altitude de cerca de 42.000 pés, o Concorde podia voar a até 60.000 pés.
Em que dia o aeroporto de Foz do Iguaçu recebeu o Concorde?
Foz do Iguaçu voltou a receber aeronaves Concorde em 1996 e 1998. Conforme registrou a Folha de Londrina na segunda visita, o avião chegou na cidade à 0h35 do dia 30 de dezembro de 1996, com 98 turistas. Antes de descer, o Concorde sobrevoou as Cataratas do Iguaçu e a Usina Hidrelétrica de Itaipu.
Para contornar esse desafio, o nariz do Concorde era abaixado em até 12,5 graus, permitindo uma visão mais clara da pista durante essas operações. O movimento do nariz era controlado a partir da cabine, garantindo maior segurança nas manobras, sem comprometer a performance supersônica da aeronave.
Em mais uma publicação em suas redes sociais, Blake Scholl, CEO da Boom Supersonic, compartilhou detalhes sobre mais uma inovação do projeto do avião supersônico Overture, que é considerado um sucessor do lendário Concorde.
O consumo elevado de combustível do Concorde e os altos níveis de emissões tornaram os aviões supersônicos cada vez mais incompatíveis com as preocupações climáticas. Assim, a decisão da Airbus de encerrar a produção de peças sobressalentes selou o destino do Concorde e o avião supersônico foi aposentado em 2003.
Sua pequena frota transportou mais de 3,7 milhões de passageiros e acumulou mais de 200 mil horas de vôo, mais de 140 mil em regime supersônico, com um histórico de segurança que segue entre os melhores da aviação comercial, e continua sendo o mais veloz meio de transporte civil em atividade.
O último voo de um Concorde foi realizado a 26 de novembro de 2003. Essa aeronave, conhecida como Delta Foxtrot, está agora alojada no Aerospace Bristol, um museu de aviação no oeste da Inglaterra. As visitas ao Concorde do Intrepid estão previstas para serem retomadas a 4 de abril, informa o museu.
Já entre os aviões de verdade, o mais veloz foi o Sr-71 Blackbird. Ele tinha metade da velocidade do X-15, mas era capaz de sair do chão sozinho. Como o Blackbird era de uso militar, fica a dúvida (e a surpresa) em relação ao mais rápido avião de passageiros da história.
Em 28 de julho de 1976, o SR-71 número de série 61-7962, pilotado pelo então capitão Robert Helt, quebrou o recorde mundial: um "recorde absoluto de altitude" de 85.069 pés (25.929 m). Várias aeronaves ultrapassaram essa altitude em subidas de zoom, mas não em voo sustentado.