Apesar de os brasileiros utilizarem muito pouco o nome "América" para se referir aos Estados Unidos, "americano" segue sendo o gentílico mais comum no país. Em outros idiomas, como o espanhol falado na América Latina ou o francês falado no Canadá, o mais utilizado seria o equivalente a "estadunidense".
🇺🇸🤔🇧🇷 Nós somos da América Latina e falamos uma língua latina — o português —, mas, para o governo americano e o Departamento do Censo dos Estados Unidos, não somos latinos. São considerados latinos pelo Departamento do Censo americano pessoas de cultura ou origem espanhola.
Esse último prevalece nas nações americanas, entre elas o Brasil, sendo o vínculo territorial, portanto, um fator fundamental. Essencialmente, quem nasce no Brasil é brasileiro.
"Americano" começou a ser utilizado como gentílico dos Estados Unidos da América em 4 de julho de 1776, sendo atualmente empregada pela ONU com esse sentido. Nos países de língua inglesa, American é usado exclusivamente como gentílico dos EUA, a não ser que venha acompanhado de um modificador (como em North American).
Por que brasileiros não são considerados latinos nos EUA
Quem é considerado americano?
Americanos ou norte-americanos, também denominados no Brasil por estadunidenses ou estado-unidenses, são os cidadãos nascidos ou naturalizados nos Estados Unidos da América. O país é o lar de pessoas de diferentes origens nacionais.
Oficialmente, brasileiros não são considerados "hispânicos ou latinos" nos Estados Unidos. A origem disso está numa lei aprovada em 1976 pelo Congresso Americano, que determinou a coleta de dados no país sobre um grupo étnico específico: "americanos de origem ou descendência espanhola".
Sul-americano é o gentílico da América do Sul, uma das divisões geográficas do continente americano, que inclui os seguintes países: Brasil, Argentina, Chile, Equador, Peru, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Colômbia, Venezuela, Suriname, Guiana Francesa e Guiana, que são na sua grande maioria países falantes de línguas ...
Brasuca ou Brazuca (pronúncia: /bɾa'zukɐ/) é uma gíria para designar os brasileiros ou algo de origem no Brasil. O termo foi cunhado em Portugal, inicialmente com caráter depreciativo, em contraposição ao termo "portuga". Neste país, também se usa a redução "zuca", com o mesmo sentido.
Nos Estados Unidos – e também em Portugal –, os brasileiros são vistos essencialmente como estrangeiros de uma terra distante e exótica, sem diferenciação”, diz Maxine Margolis. “Notei esse fenômeno em Nova York e depois outros pesquisadores viram o mesmo em cidades da Flórida e da Califórnia.
O Departamento do Censo define pessoas brancas como aquelas que tem origem "em qualquer parte da Europa, Oriente Médio ou Norte da África." Entre a população branca americana, as maiores etnias são Alemães (14,7%), Irlandeses (10,6%), Ingleses (7,8%), Italianos (5,5%), Poloneses (3%), Franceses (2,6%) e Escoceses (1,7 ...
É um termo pan-nacional e pan-étnico que serve de referência às semelhanças entre as nações das Américas que antes pertenciam à Espanha, Portugal e França. Portanto sim, os brasileiros também são considerados latinos.
São considerados latinos pelo Departamento do Censo americano pessoas de cultura ou origem espanhola. Ou seja, os brasileiros, falantes de português, estão fora dessa definição.
Qual é a nacionalidade de alguém que mora no Brasil?
A Constituição Federal define quem possui nacionalidade brasileira, sendo aquele: que nasce em território brasileiro (desde que os pais, se estrangeiros, não estejam a serviço do seu país); ou que nasce no estrangeiro de pai ou mãe brasileira (desde que algum deles esteja a serviço do Brasil); ou que nasce no ...
O significado de Yankee tem variado ao longo do tempo. No século XVIII, referia-se aos residentes da Nova Inglaterra descendentes dos colonos ingleses originais da região. Mark Twain usou a palavra neste sentido no século seguinte em seu romance de 1889, A Connecticut Yankee in King Arthur's Court.
O Brasil é o maior país da América do Sul; seu território ocupa quase a metade do continente sul-americano (47,3%), com uma superfície de 8.515.767,049 quilômetros quadrados.
Paraguaios (em castelhano Paraguayo) são um grupo étnico, nacionalidade e um povo da América Latina, dado a quem nasce no país sul-americano da República do Paraguai, tendo como línguas oficiais o espanhol e guarani, tendo como grupos étnicos relacionados: Argentinos, bolivianos, colombianos, brasileiros e uruguaios, ...
Nacionalidade: O país ao qual você pertence. Por exemplo, se você nasceu no Brasil ou se naturalizou brasileiro, sua nacionalidade será brasileira. Naturalidade: A cidade e o estado onde você nasceu.
O povo brasileiro é conhecido por sua diversidade cultural, étnica e social, resultado da mistura de diferentes povos e culturas ao longo dos séculos. Essa diversidade se reflete em várias características que definem a identidade brasileira.
Quem nasce no Brasil é cidadã ou cidadão brasileiro e tem seus direitos garantidos pela nossa Cons- tituição Federal e outros conjuntos de leis que organizam nossa vida em sociedade. Pela Constituição atual, mulheres e homens são iguais perante a lei e têm direitos e deveres iguais.
Segundo pesquisa do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV Social) realizado no ano passado, o 1% mais rico do país tem renda média de R$ 27 mil, enquanto o 0,1% mais rico recebem R$ 95 mil.
Por que os brasileiros são chamados de latino-americanos?
Nome que inclui todos os países do continente americano em que se falam línguas derivadas do latim (espanhol, português e francês), por oposição à América anglófona. O nome América Latina também está correto.
Os latinos vêm de uma variedade de origens étnicas, incluindo indígenas, africanos, europeus e asiáticos. Portanto, para ser claro, latino não é uma raça ou etnia, mas sim um termo que se refere a pessoas que compartilham uma herança linguística comum.
A chegada da colonização trouxe similaridades entre os países latinos. As principais línguas faladas na região, por exemplo, são o espanhol, que é a língua principal da região, e o português, idioma oficial do Brasil.