A amizade entre Ayrton Senna e Michael Schumacher foi marcada por respeito e admiração mútua, mesmo em um cenário competitivo como a Fórmula 1. Ayrton, já uma lenda do automobilismo, foi uma referência para o jovem Schumacher, que começava a trilhar seu caminho na categoria.
Como era a relação entre Ayrton Senna e Michael Schumacher?
A relação entre Michael Schumacher e Ayrton Senna foi marcada por um misto de admiração, rivalidade e momentos de tensão, refletindo o espírito competitivo da Fórmula 1 nos anos 90.
Conhecido no mundo da Fórmula 1 por sua descontração, Berger era, além de vizinho e companheiro de equipe, amigo íntimo de Senna. Ele conta que, longe da imprensa, o brasileiro tirava a "máscara" de homem sério e se revelava um brincalhão. "Ele passava a imagem de um cara extremamente dedicado e sério.
Michael Schumacher não compareceu ao funeral de Ayrton Senna por medo de ser agredido. Em 15 de maio de 1994, o alemão disse que temia ser hostilizado no Brasil após a morte do ídolo.
O que Alain Prost, maior rival de Ayrton Senna, faz atualmente. Maior rival de Ayrton Senna na Fórmula 1, Alain Prost não ficou longe do automobilismo desde que "pendurou o capacete". Ele competiu em categorias menores, montou equipes e também foi conselheiro de escuderias.
Ayrton Senna e Alain Prost protagonizaram uma das maiores rivalidades da história da Fórmula 1. O piloto francês, tetracampeão mundial (1985, 1986, 1989 e 1993), revelou o que falaria para Senna caso o piloto brasileiro, morto há 30 anos, ainda estivesse vivo.
"Sem dúvida Schumy é o melhor piloto de todos os tempos. Quem duvidar, que ganhe seis títulos." "Ayrton Senna do Brasil, o maior piloto de Fórmula-1 de todos os tempos!" "É incontestável que ele é o melhor piloto da atualidade, mas é contestável se é o melhor piloto de todos os tempos, cada qual no seu tempo.
De um certo modo, Ayrton foi meu ídolo, apesar de eu não ficar feliz, no início, com a abordagem dele com os jovens pilotos, na época em que entrei na Fórmula 1. Mas era parte do jogo, então não foi um grande problema", completou.
Após o enterro do corpo do piloto, mais uma humilhação: Galisteu foi retirada do carro da família, enquanto Xuxa entrou no mesmo veículo com Vivianne Senna, outra das irmãs do piloto. Ela dormiu na casa da família e recebeu todo o carinho no momento difícil.
Como está Schumacher? Segundo a versão oficial da família, atualmente o ex-piloto está consciente e se recupera de forma gradativa. Ele descansa em sua casa em Lake, na Suíça, onde foi levado nove meses depois do acidente. Apenas alguns familiares e amigos íntimos são autorizados a visitá-lo.
Por que a família de Senna não gostava da Adriane Galisteu?
E continuou: “[A família] não gostava da Galisteu porque não gostava, gente, pelo amor de Deus. Uma coisa era (Ayrton) namorar a Xuxa, a Rainha dos Baixinhos, uma mulher que estava lá e não envergonhava, para a família, o campeão mundial. Aparecia em qualquer lugar…
Essas regras, ditadas em Berlim, em 1937, não impedem que o caixão, ao chegar no Brasil, seja aberto ou substituído. Mas a família do piloto, segundo a assessoria de imprensa de Ayrton Senna, impediu que o caixão fosse aberto e trocado por um que tenha visor de acrílico. Motivo: o estado desfigurado do corpo.
A relação entre Ayrton Senna e Michael Schumacher foi marcada por uma mistura de respeito mútuo, rivalidade e momentos de tensão. Quando Schumacher entrou na Fórmula 1 em 1991, Senna já era uma lenda consolidada, tricampeão mundial e o piloto mais dominante da época.
No programa, Senna falou sobre infância e não escondeu sua timidez ao ser questionado por Xuxa sobre o que gostaria de ganhar no natal daquele ano. “O que eu realmente quero não posso falar, é censurado”, disse Ayrton para, em seguida, revelar ao pé do ouvido de Xuxa seu maior desejo.
Porque Adriane Galisteu foi retirada do velório de Senna?
O velório, realizado no cemitério do Morumbi, em São Paulo, teve atmosfera tensa, especialmente para Galisteu, que precisou ser amparada por amigos após passar mal. Além disso, a divisão dos assentos no local gerou polêmica. É + que streaming.
Em termos oficiais, Ayrton Senna não deixou nenhuma viúva, visto que seu único casamento foi com Lilian Vasconcellos e terminou em 1983. No entanto, antes de sua morte, o piloto namorava Adriane Galisteu, que seria a pessoa mais próxima desse posto.
A primeira, já era a apresentadora de programas infantis famosa, com quem ele namorou entre 1988 e 1990. Já Adriane era uma modelo em início de carreira quando se envolveu com o piloto em 1992, e era sua atual namorada quando ele morreu em 1994.
"Senna foi o maior. Vocês não devem nos comparar, porque somos de épocas diferentes na F-1", disse o piloto da Ferrari. Quando estreou, no GP da Bélgica há quase nove anos, o então desconhecido queixudo bancado pela Mercedes já falava com idolatria do brasileiro.
Ele não está morto, está lá, mas não consegue se comunicar — disse, na ocasião. Também se sabe que, em 2019, Schumacher foi levado à França para realizar um tratamento com células-tronco, conforme noticiado pela imprensa europeia à época. Eventualmente, surgem especulações sobre aparições do heptacampeão.
Desde o grave acidente de esqui em 2013, sua saúde era um mistério. Schumacher ainda enfrenta dificuldades de comunicação, mas mostra progresso, como ser capaz de assistir às corridas na TV. Sua família tem buscado preservar sua privacidade, apesar da imprensa persistente.
Namoro de Xuxa e Ayrton Senna começou por telefone após ligações diárias do piloto para a apresentadora. Xuxa e Ayrton Senna (1960-1994) foram namorados por um ano, entre 1988 e 1989. Nesse período, o tricampeão da Fórmula 1 tentou surpreender a namorada, mas viu o plano dar errado.