Sabe-se que as letras maiúsculas são empregadas regularmente para abrir frases ou nomes próprios, isto é, nomes individuais, aplicados a um único ser. Isso nos remete à noção de singularização, particularização ou unicidade.
Em que situação foram utilizadas letras maiúsculas?
Nos nomes de épocas históricas e datas oficiais. Nos nomes próprios de pessoas. Nos nomes de instituições, relacionadas ao ensino e demais segmentos. Nos títulos de livros, jornais, revistas, produções artísticas, literárias e científicas.
a) Estado - A maioria dos dicionários da língua portuguesa recomenda escrever com inicial maiúscula a palavra "Estado" na acepção de nação com estrutura própria e organização política, ou conjunto das estruturas institucionais que asseguram a ordem e o controle de uma nação.
A Base 45 do Acordo Ortográfico de 1945, que o novo Acordo Ortográfico não alterou, esclarece que «as formas pronominais referidas a entidades sagradas (Deus, Jesus, Maria, etc.) podem escrever-se com maiúscula inicial (ou maiúscula exclusiva, se unilíteras), quando há intuito de lhes dar especial relevo».
Enfim, a proposta é demonstrar que a utilização das letras maiúsculas é uma forma de acentuar ou colocar em destaque as palavras em que isto ocorrer, para que, visual- mente, o leitor entenda essa intenção do autor/escritor.
Na acepção de nome étnico (que designa raças, povos, habitantes de um lugar), ainda merece a maiúscula inicial: «Os Portugueses deram novos mundos ao Mundo.» Mesmo metonimicamente, a maiúscula mantém-se: «O Português é, por natureza, mais sisudo que o Brasileiro.»
A letra maiúscula foi empregada em três casos: duas vezes no início da frase e uma vez para destacar uma palavra. O uso de maiúsculas para destacar palavras é uma técnica comum para enfatizar pontos-chave em textos escritos, ressaltando sua importância ou relevância dentro do contexto da frase ou do discurso.
Por que usamos a letra maiúscula no início desses nomes?
Por volta do século 15, na altura em que chega o humanismo, o uso da letra maiúscula foi imposto para criar a diferença entre um nome próprio de um substantivo comum semelhante, por exemplo, para diferenciar o nome próprio Rosa do substantivo comum rosa (planta).
Maiúscula inicial, como sabemos, é para depois de ponto (final, de exclamação ou de interrogação). Depois de ponto e vírgula o que cabe é minúscula, mesmo quando há mudança de linha.
Sabe-se que as letras maiúsculas são empregadas regularmente para abrir frases ou nomes próprios, isto é, nomes individuais, aplicados a um único ser. Isso nos remete à noção de singularização, particularização ou unicidade.
Use inicial minúscula para nomes de disciplinas, cursos e áreas do conhecimento: Para ele, isso também é reflexo da baixa qualificação do ensino básico em Matemática e Física.
Se for necessário identificar pessoas por apelidos, use inicial maiúscula, sem itálico nem aspas. O senador observou que o apelido Patativa vem do nome de um dos pássaros, segundo ele, mais admirados do Nordeste, com canto melodioso e atraente.
As palavras lei, acordo, tratado, como todos os demais substantivos comuns, devem ser escritos com inicial minúscula. No entanto, quando especificadas ou seguidas de número, as normas recebem inicial maiúscula. Exemplo: Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; Lei n.
Observação: Sol e Lua são escritos com inicial maiúscula apenas quando tratados como corpos celestes. Assim, em enquanto o casal viajava em lua de mel, o vocábulo lua é escrito com inicial minúscula.
Quando devo usar letra maiúscula no meio da frase?
O substantivo organização só se escreve com maiúscula no meio de frase quando é nome próprio. Por exemplo: Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Numa organização (por ex., numa empresa), grafa-se esta palavra com maiúscula se ela denominar um departamento: Departamento de Organização de Eventos.
Só se emprega a caixa alta quando a palavra designa a colectividade em geral (e. g. "os Portugueses são um povo que…", "o Português é sebastianista" , "os portugueses residentes em França são…"). No Brasil esta regra não existe, usando-se minúsculas para estes casos (e. g. brasileiros, paulistas, cariocas).
"Deus" com "D" maiúsculo se refere especificamente ao deus judeu-cristão, e é escrito com maiúscula porque é o nome desse deus, da mesma forma que os nomes de outros deuses (Zeus, Rá, etc) são escritos com maiúscula.
Porque a noite do pijama foi escrito em letras maiúsculas?
A frase "NOITE DO PIJAMA" foi escrita em letras maiúsculas para gerar ênfase ao que tende a ser um título de um texto. As letras maiúsculas são utilizadas para enfatizar palavras, ou a depender do contexto para expressar que uma pessoa está gritando, o que também gera-se uma ênfase na fala.
Nos dois casos, mantenha a maiúscula se se tratar de texto ou fala de religioso. Use minúscula quando designar deuses de mitologias, em sentido figurado ou concreto: Os egípcios reverenciavam inúmeros deuses; Jogou como um deus; A palavra deus é masculina. dia- - dia a dia (dia após dia), dia-a-dia (o substantivo).