Pode descontar vale-alimentação por falta?

Sim, esse saldo referente ao vale-alimentação e refeição pode ser descontado do empregado no ato da rescisão. Mas apenas se comprovado que o valor excedente tenha decorrido de faltas ao serviço, ou que seja correspondente ao adiantamento de dias pelos quais não haverá mais atividade profissional, em função da demissão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em flashapp.com.br

Quando a empresa pode descontar o vale-alimentação?

"A lei não prevê, nem autoriza, qualquer desconto do salário do empregado por conta do vale-refeição ou alimentação. Nenhum desconto é autorizado caso não esteja previsto em lei ou norma coletiva", afirmou.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em valor.globo.com

Pode descontar vale-alimentação com falta?

Por ser um benefício oferecido para os dias trabalhados, toda falta pode causar desconto no vale alimentação. Isso não quer dizer perder todo o valor do mês, mas pode ser descontado o período de ausência, mesmo que de apenas um dia e por qualquer motivo, dependendo da política da empresa sobre o assunto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ticket.com.br

Quantas faltas o funcionário perde o vale-alimentação?

O vale-alimentação não pode ser descontado do funcionário em caso de falta, mesmo que haja previsão na convenção coletiva da empresa. Isso será considerado uma cláusula nula, de acordo com o Tribunal Superior do Trabalho.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em facebook.com

Pode ser descontado vale-alimentação em caso de atestado?

De acordo com a legislação trabalhista, o empregador pode descontar o vale-refeição nos dias em que o empregado não comparecer ao trabalho, mesmo que este apresente atestado médico. Isso porque o benefício tem por finalidade custear as despesas com alimentação durante o horário de trabalho, e não fora dele.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ticket.com.br

QUERO SER DEMITIDO, MAS A EMPRESA NÃO QUER ME MANDAR EMBORA. O QUE FAZER?

Quantos dias de atestado perde o vale-alimentação?

Exemplo disso: profissional afastado por doença no período de 7 dias com atestado médico, empregador desconta o vale-alimentação referente ao mês inteiro. Em alguns casos, a empresa pode optar por descontar o vale-alimentação de forma proporcional ao período de ausência do trabalhador.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que a CLT diz sobre vale-alimentação?

A resposta com certeza irá surpreender a maioria dos empregados, pois a legislação geral (CLT) não prevê o vale refeição como direito obrigatório a todo empregado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Pode diminuir o valor do vale-alimentação?

Quando a empresa fornece o vale-alimentação espontaneamente ou por negociação coletiva este valor se incorpora ao salário do empregado e, consequentemente, só poderá ocorrer a sua redução por meio de negociação coletiva (acordo ou convenção coletiva).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em marleyjuliao.adv.br

O que pode ser descontado em caso de atestado?

605/1949, a regra é clara sobre a impossibilidade de descontar do salário falta justificada com atestado médico. Ou seja, a empresa não pode descontar da remuneração do trabalhador os dias em que ele não cumpriu sua carga horária por motivos de doença, tendo apresentado o atestado médico.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em lmradvogados.com.br

O benefício do vale-alimentação pode ser cortado?

Se a empresa começar a pagar o vale-refeição por iniciativa própria e depois aderir ao Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) ou incluir o benefício em norma coletiva, o vale-refeição manterá a natureza salarial e não poderá ser cortado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pontotel.com.br

Quando você falta um dia de trabalho desconta dois?

Faltas no trabalho sem justificativa estão entre os fatores que impactam o cálculo da folha de pagamento. Afinal, cada dia de ausência leva a um desconto equivalente a um dia de trabalho na remuneração do trabalhador.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em solides.com.br

Pode descontar vale-alimentação por advertência?

Acordo não pode prever desconto no vale-alimentação como punição, diz TST.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br

Pode descontar VR e VA na rescisão?

Quando a empresa antecipa o pagamento do VR e VT, se houver saldo desses benefícios no momento da rescisão, a empresa poderá efetuar os descontos, sob pena de caracterizar enriquecimento ilícito por parte do empregado, de acordo com o entendimento da Justiça do Trabalho.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em instagram.com

Pode descontar o VR por falta?

Desconto no Vale Alimentação (VA) e no Vale Refeição (VR) por faltar ou estar de atestado médico é possível. Veja as possibilidades. As faltas justificadas não podem ser punidas. Lembrando sempre que as regras para os benefícios do VA e do VR estarão na convenção coletiva da sua categoria profissional.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em instagram.com

O que a lei diz sobre o vale-alimentação?

Lei n° 14.422 e o vale alimentação

As importâncias pagas pelo empregador como auxílio-alimentação devem ser usadas para pagar refeições em restaurantes ou estabelecimentos similares, ou para adquirir alimentos em estabelecimentos comerciais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pontotel.com.br

Quais são as novas regras do vale-alimentação?

Novas regras para vale-refeição e vale-alimentação: veja o que...
  • VA e VR só poderão ser usados para comprar alimentos.
  • Troca de bandeira do cartão.
  • Aceitação de bandeiras.
  • Saque de saldo não utilizado.
  • Rebate proibido.
  • Proibição do pós-pagamento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em creditas.com

Pode descontar vale alimentação dos dias de atestado?

Se o trabalhador apresenta atestado médico, a falta é justificada, e isso não deve impactar o recebimento do vale-alimentação. Apesar de algumas empresas descontarem esse benefício, a maioria das decisões da Justiça do Trabalho entende que essa prática não é correta.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em instagram.com

Qual o limite de atestado por mês?

Não existe um limite específico para a quantidade de atestados médicos que um colaborador pode apresentar por mês. Contudo, existe um limite de dias consecutivos de afastamento que a empresa é obrigada a custear.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pontotel.com.br

Pode descontar salário com atestado de acompanhamento?

Se o atestado de acompanhamento tiver todos os detalhes como data, motivo da consulta e necessidade de acompanhamento, dados do paciente e do acompanhante, e relação de parentesco entre os dois, não deve ser descontado o salário do funcionário e a falta deve ser abonada.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em meutudo.com.br

É permitido descontar vale-alimentação?

Segundo o artigo 458 da CLT, os descontos no vale-alimentação e refeição são permitidos, mas devem seguir critérios específicos para garantir que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados. A legislação brasileira estabelece que o desconto para esses benefícios não pode exceder 20% do valor bruto do benefício.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em flashapp.com.br

Quantas faltas perde o vale-alimentação?

🥗❌ Você sabia que a empresa não pode descontar o vale-alimentação por causa de uma falta ao trabalho? De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e as normas estabelecidas pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), o desconto do vale-alimentação não é justificado pela ausência do empregado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tiktok.com

Quem falta tem direito a vale-alimentação?

faltas não justificadas: a depender da política da empresa, faltas podem suspender temporariamente o benefício. Então, de certa forma, vale alimentação pode ser descontado quando o funcionário falta.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em maxxcard.com.br

O vale-alimentação pode ser diminuído?

Quanto a empresa pode descontar sobre o vale alimentação? Segundo as normas do PAT e da CLT, pode haver um desconto de até 20% do valor do benefício do salário do trabalhador, sendo este o teto máximo. Dessa forma, a participação do trabalhador fica limitada a este percentual.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ticket.com.br

O que a lei trabalhista fala sobre alimentação?

A alimentação, diferentemente do vale-transporte, não é uma obrigação legal imposta ao empregador, ou seja, não há lei que estabeleça que o empregador deva fornecer refeição ao empregado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em guiatrabalhista.com.br

O vale-alimentação pode ser cortado?

A empresa pode diminuir ou cortar o VA/VR? Embora não exista uma lei regulamentar que determine tal auxílio, a empresa não tem poder para tal, pois uma vez que a mesma paga o VA ou VR, gera a obrigação de pagar sempre, até que se desfaça o contrato de trabalho entre o empregador e o empregado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br