Nós podemos representar um segmento de reta através de duas letras que caracterizam os pontos de seus extremos com uma linha por cima delas: ou . Eles devem ser lidos como “Segmento AB” ou “Segmento BA”. Se dois ou mais segmentos de retas possuem o mesmo comprimento, eles são chamados de congruentes.
Os segmentos de reta são classificados como: consecutivos, colineares, congruentes e adjacentes. Segmentos Consecutivos: Dois segmentos de reta são consecutivos se, a extremidade de um deles é também extremidade do outro, ou seja, uma extremidade de um coincide com uma extremidade do outro.
O que são figuras planas formadas por segmentos de reta que não se cruzam?
Polígonos são linhas fechadas formadas apenas por segmentos de reta que não se cruzam. Em outras palavras, são figuras geométricas planas formadas por lados, que, por sua vez, são segmentos de reta.
São elas o cilindro, a esfera e o cone, que são tão importantes quanto os poliedros. Não poliedros são as formas geométricas que não satisfazem a definição de poliedro.
Assim, dizemos que pontos colineares são aqueles pertencentes a uma mesma reta. E três ou mais pontos serão chamados de não-colineares caso não consigamos traçar uma única reta que os contém.
Um segmento de reta é a parte de uma reta que pode ser medida. Isso significa que, embora possua infinitos pontos, não é ilimitado. Assim, um segmento de reta é uma parte da reta que possui ponto inicial e ponto final.
Uma linha reta ou, simplesmente, uma reta é uma linha que, à semelhança de outros elementos geométricos como, por exemplo, o ponto, não tem uma definição matemática rigorosa. Em termos simples poderá dizer-se que se trata de uma linha sem curvatura ou sinuosidade, sem espessura e de comprimento infinito.
Retas são figuras geométricas primitivas que não possuem definição. São formadas por pontos e são infinitas em qualquer direção. Retas são figuras geométricas primitivas formadas por conjuntos de pontos.
Segmentos de reta são partes da reta que possuem ponto inicial e ponto final. Dessa forma, é possível medir o comprimento de um segmento de reta, diferentemente da reta, que não possui um ponto inicial ou um ponto final.
Os principais tipos de segmentação são a demográfica, a psicográfica, a geográfica e a comportamental. No entanto, existem subsegmentações de clientes que contribuem bastante para a personalização do marketing e do atendimento.
Retas paralelas: são retas que não possuem interseção e estão em um mesmo plano. Retas concorrentes são retas que têm um ponto em comum. As retas perpendiculares são retas concorrentes que formam entre si um ângulo reto. Retas reversas são retas que não têm interseção entre elas e que não são paralelas.
Um triângulo é formado por três segmentos de reta. Esses três segmentos interceptam-se dois a dois em um único ponto. A este ponto dá-se o nome de vértice. Como o triângulo é a interseção de três segmentos de reta, ele tem três vértices que são nomeados com letras maiúsculas (A, B, C, D, ...,Z).
Os quatro tipos de segmentação de mercado. Existem quatro tipos de segmentações de clientes comumente usadas: demográfica, psicográfica, geográfica e comportamental.
O cubo é conhecido também como hexaedro, por possuir 6 faces. O cubo é composto por 6 faces, 12 arestas e 8 vértices. O cubo possui todas as suas faces formadas por quadrados, logo suas arestas são congruentes, e por isso ele é um poliedro regular, conhecido também como sólido de Platão.
Veja na tabela a seguir o nome dos principais polígonos. Por exemplo, quando temos o polígono de cinco lados, automaticamente nos lembramos do prefixo penta mais o sufixo gono: pentágono.