Por isso, uma dor leve, um incômodo cerca de 2 a 3 dias após a realização das etapas da endodontia é considerado normal. Isso porque durante o tratamento do canal, são utilizadas substâncias para desinfetar o sistema de canal e com isso, os tecidos adjacentes podem ficar mais irritados.
Essa dor recorrente não é normal. Na verdade, o tempo de desconforto varia caso a caso, mas, até 15 dias depois do tratamento, pode haver incômodo. Neste período é aconselhável tomar o analgésico e o antiinflamatório orientados pelo dentista.
Normalmente, a dor dura entre 3 a 7 dias após o tratamento do canal. Isso ocorre devido à inflamação no tecido ao redor do dente tratado, mas deve diminuir progressivamente. Se a dor for intensa ou persistir além desse período, pode ser sinal de complicações, como infecção ou problemas no preenchimento do canal.
A resposta é que, na maioria dos casos, o tratamento de canal é bem tolerado e a dor é mínima ou inexistente após o procedimento. No entanto, algumas pessoas podem sentir dor e desconforto após o tratamento de canal, principalmente nas primeiras 24 a 48 horas.
QUANTOS DIAS O DENTE DÓI DEPOIS DE TRATAR CANAL? - DRA. MELISSA LUCENA
Porque o dente continua doendo depois do canal?
Além disso, é realizada toda a limpeza da parte interna da raiz. Assim, é um procedimento bastante delicado e que mexe com tecidos que muitas vezes, apresentam-se bastante inflamados. Por isso, uma dor leve, um incômodo cerca de 2 a 3 dias após a realização das etapas da endodontia é considerado normal.
“Um tratamento endodôntico mal conduzido implicará em dor, infecção persistente, e até mesmo outras consequências mais graves como lesões em torno da raiz, comprometimento da região e disseminação da infecção para tecidos, ossos e órgãos”.
Por que o tratamento de canal dói tanto? Famoso por ser muito dolorido, o tratamento de canal é feito na parte interna do dente, onde passa o nervo do dente. O incômodo durante a realização do procedimento normalmente ocorre quando a polpa do dente está muito comprometida.
Um check-up com raio-X do dente que passou pelo tratamento de canal faz parte do processo pós tratamento de canal. Até completar dois anos, é imprescindível tirar um raio-x do dente para saber se houve surgimento ou redução da lesão apical (infecção).
Nas primeiras horas depois do tratamento de canal o paciente deverá evitar comidas sólidas, pois durante a mastigação existe o risco de morder a bochecha em decorrência do efeito da anestesia. O ideal é que fique a base de líquidos até cessar o efeito do anestésico.
Quais os sinais e sintomas diante de uma infiltração no dente? Sensibilidade a alimentos frios, quente ou ácidos é um sintoma comum associado aos dentes com infiltrações cariosas. O mau hálito também pode estar presente nesses quadros de infiltração dentária.
Recorra aos analgésicos: o dentista pode recomendar o uso de analgésicos de venda livre para aliviar a dor após o tratamento de canal. Siga as instruções do dentista e não tome mais do que a dose recomendada.
Após o tratamento dentário, é necessário ficar de repouso, pelo menos, na primeira semana. Dessa forma, é preciso evitar a realização de atividades físicas ou de qualquer outro exercício que force os músculos, já que pode acontecer algum imprevisto que pode afetar sua recuperação.
Os principais motivos são: canal recontaminado por bactérias lesivas aos tecidos adjacentes, limpeza incorreta dos canais radiculares secundários, infecções no periodonto — os tecidos de sustentação do dente — ou, até mesmo, falhas devido a dificuldades para execução do procedimento endodôntico da forma desejada.
Quanto tempo o dente fica dolorido depois do canal?
A duração da dor varia, mas geralmente, o desconforto deve durar apenas alguns dias. Todavia, se o dente dolorido ao toque após canal persistir por mais tempo, é fundamental procurar o dentista para uma avaliação. Cada paciente pode ter uma experiência diferente em termos de dor e tempo de recuperação.
Os sintomas desse problema são muito parecidos com o de uma sinusite comum, como dores de cabeça, no rosto, tosse e febre. No entanto, não basta o uso de antibióticos para curar os sintomas e sim tratar a infecção no dente ou até mesmo, em casos mais graves, optar pela remoção.
Como o pós-operatório do tratamento de canal pode ter algum desconforto, é importantíssimo que o paciente evite comer alimentos duros ou aplique muita força na mastigação com o dente que foi restaurado. Caso isso ocorra, é possível que o material aplicado na restauração seja fraturado e perdido.
Qual o melhor anti-inflamatório para dor de canal?
O Cetoprofeno se destaca particularmente no alívio da dor de dente devido à sua potente ação anti-inflamatória e analgésica. Ao reduzir a inflamação no tecido afetado, ele não apenas alivia a dor rapidamente, mas também ajuda a diminuir o inchaço e a sensibilidade, proporcionando um conforto significativo ao paciente.
Um sintoma que pode demonstrar rapidamente que é necessário um canal é o inchaço ao redor do dente. Isso ocorre por causa da infecção na ponta da raiz do dente, dentro do osso no maxilar ou mandíbula. O inchaço pode afetar até a pálpebra dos olhos.
Quais são as consequências de um tratamento de canal mal feito?
Um tratamento de canal mal feito pode trazer mais problemas do que soluções. Dor constante, uso excessivo de medicamentos e até perda do dente são apenas algumas das consequências. Por isso, escolher um profissional qualificado é fundamental para garantir o sucesso do procedimento.