De acordo com a Academia Americana de Pediatria (AAP), quando você compra mamadeiras pela primeira vez, é importante esterilizá-las pelo menos uma vez. Depois disso, NÃO é mais necessário esterilizar mamadeiras e seus acessórios a cada uso!
Tenho que esterilizar as mamadeiras? Todas as partes da mamadeira e os bicos devem ser bem lavados e esterilizados antes do primeiro uso e, posteriormente, a cada nova mamada, até os 6 meses do bebê. Existem diferentes maneiras de esterilizar mamadeiras e bicos: Usar um esterilizador de micro-ondas.
Você deve seguir esterilizando a mamadeira diariamente pelo menos até o bebê ter 1 ano de idade. Depois disso, o sistema imunológico da criança está mais desenvolvido e o corpo dela consegue lidar com germes de forma mais eficaz.
É recomendado ter de duas a três mamadeiras iguais para dar tempo de realizar todo o processo de higienização e esterilização. Após o primeiro ano do bebê, você pode esterilizar a mamadeira uma vez por semana, mantendo a limpeza sempre que a usar.
A partir dos 6 meses podemos ferver apenas a água filtrada, usando a água mineral sem ferver, desde que essa água mineral seja de origem confiável", afirma o pediatra Fábio R. Picchi Martins, do Conselho Médico do BabyCenter.
A maioria das bombas precisa ser esterilizada antes do uso, o que pode levar algumas horas. Se você estiver usando uma bomba alugada, deve ter seu próprio kit pessoal da bomba.
Após lavar, esterilizar e secar, guarde a mamadeira em uma vasilha plástica com tampa, também reservada para os utensílios do bebê. Procure trocar a mamadeira a cada seis meses ou quando o plástico transparente do corpo começar a ficar opaco e arranhado.
A esterilização das chupetas e mamadeiras deve ser feita sempre antes de usar pela primeira vez e, em seguida deve ser feita 1 vez por dia até o primeiro ano de vida ou sempre que caírem no chão ou entrarem em contato com superfícies sujas.
Dilua 40ml ou 4 colheres de sobremesa de água sanitária para cada 2 litros de água limpa. Coloque a mamadeira e acessórios dentro de um recipiente com a solução, aguarde por 15 minutos e enxague bem em água potável. *Os objetos e utensílios utilizados como medida devem ser lavados antes de serem reutilizados.
Para higienizar mamadeiras e bicos, desmonte todas as peças e enxágue com água morna. Lave com escovas específicas, usando sabão neutro. Enxágue bem para remover resíduos e esterilize diariamente, fervendo por 5 minutos ou usando um esterilizador a vapor.
Uma dica: a Mamadeira Philips Avent Classic com 260ml pode ser lavada na máquina de lavar ou lava-louça, embora os corantes dos alimentos possam acabar provocando descoloração dos componentes.
Use apenas colheres cheias. Não use metade da colher. Deixe a fórmula preparada na geladeira por até 24 horas. Coloque na mamadeira apenas a quantidade de fórmula que seu bebê costuma ingerir.
❗️Ainda achas que não é preciso ferver a água? ❗️ A verdade é que as bactérias presentes no pó da fórmula não saem só porque a água é engarrafada ou da torneira. Ao preparar o leite a 70ºC, garantimos a segurança do bebé e dizemos adeus às bactérias!
A esterilização evita que esses germes - que podem estar tanto na saliva quanto nos resíduos de leite instalados na mamadeira - cheguem ao organismo do recém-nascido. "Até os nove meses de vida, o bebê ainda não consegue se defender dos invasores, pois seu sistema imunológico está em desenvolvimento", diz o pediatra.
Assim, por mais que a mamadeira pareça morna ou fria por fora após sair do micro-ondas, por dentro, o leite pode estar em uma temperatura muito alta e, portanto, prejudicial ao bebê. Assim, a dica é sempre testar a temperatura antes de oferecer o leite para o bebê.
Quantas vezes ao dia posso fazer a ordenha de leite materno?
É importante retirar leite dos seus seios nas alturas em que o seu bebé mamaria, pois isto significa que os seios recebem a mensagem para produzir leite. No início, tente extrair oito a dez vezes a cada 24 horas{3} e mantenha esta frequência quando o seu leite descer.
A bombinha tem como objetivo tirar leite materno, simulando a sucção do bebê e permitindo que o leite seja armazenado, seja para colocar em mamadeira, copinho ou doação.
Vai precisar de desinfetar as peças do seu extrator, pelo menos uma vez por dia, depois de as lavar. Também vai precisar de fazer isso se o equipamento do seu extrator de leite for novo ou se não tiver sido utilizado durante algum tempo. Desinfetar significa que o equipamento foi muito bem limpo de germes e bactérias.