Qual é o certo: meio-dia e meia ou meio-dia e meio?
Depois de entender estes significados, vamos ao veredito: o correto é “meio-dia e meia“! Isso porque o “meia”, neste caso, é um numeral que refere-se à metade de uma hora – é como se você estivesse dizendo “meio-dia e meia hora”.É correto falar 12:30 ou 12:30?
A expressão meio-dia e meio (12h 30min.) é comumente dita, no entanto, é incorreta. Pois o numeral fracionário meio deve concordar em gênero com a palavra da qual ele é uma fração.Qual é o correto: meio ou meia?
Meio = numeral fracionário. Virá vinculado a um substantivo e concorda normalmente: meia-noite, meia garrafa, meia folha. Meio = advérbio de intensidade. Virá vinculado a um adjetivo e não se flexiona: meio cansada, meio distraída, meio louca, meio triste.O que significa "meio-dia 12h"?
O meio-dia é representado por 12h00, 12h ou 12:00, e a meia-noite, por 00h00, 00h ou 00:00.MEIO-DIA E MEIO OU MEIO-DIA E MEIA | PORTUGUÊS EFICIENTE
Qual a forma correta: "A partir de Meio-dia" ou "A partir do Meio-dia"?
Ao indicar um momento específico no tempo em que algo acontecerá: “A palestra começará a partir das 15h.” Quando estabelecemos uma data ou hora de início para algo: “O projeto deve ser entregue a partir do dia 10.”Estou meio cansada ou meia cansada?
A palavra "meio" reduz a força do adjetivo "cansada". Não se trata de um adjetivo, mas de um advérbio, uma classe de palavras que é invariável (ou seja, não tem masculino e feminino). Portanto, "meia cansada" é aquela que você usou o dia inteiro no pé e que está inteiramente cansada de você.E afim ou a fim?
Tem o significado de “semelhante”, “similar”, “próximo”. Como substantivo, afins é empregado normalmente no plural. Concluindo: Para não ter dúvidas, vale sempre lembrar que a fim, escrito separado, é usado para exprimir finalidade, e afim, escrito junto, para exprimir afinidade, proximidade.Faz dois meses ou faz dois meses?
Enquanto o “faz” pode ser a forma conjugada do verbo a ser usada tanto como pessoal quanto como impessoal, o “fazem”, o verbo “fazer”, conjugado na 3ª pessoa do plural no indicativo, só pode ser usado como verbo pessoal. Ou seja, o “fazem” indica uma ação que duas ou mais pessoas toma.Qual o correto 7h ou 7hs?
As possibilidades parecem ser muitas: 07:00, 07h00min, 7hs, 7hrs, 7h., 7H; mas regras existem e devem ser respeitadas. De acordo com o gramático Domingos Paschoal Cegalla, devemos grafar as horas com letras minúsculas, com um simples h, sem os dois pontos, sem o duplo zero e sem o ponto (7h, 13h, 21h).Como se escreve a partir de 99?
A expressão “a partir de” é uma locução prepositiva formada pela preposição “a”, pelo verbo “partir” e pela preposição “de”. Note que são três palavras distintas; devem, portanto, ser escritas separadamente. A forma “apartir de” não está correta em nenhum contexto. E “à partir de”, com o acento que indica crase?Qual a forma correta de escrever datas?
Escreva dia, mês e ano em algarismos arábicos, tudo separado por hífen, e o ano com quatro algarismos: 21-4-2000. Escreva o primeiro dia do mês com numeral ordinal: 1º de abril; 1º-4-2007. Quando forem indicados apenas o mês e o ano, escreva o primeiro por extenso e o segundo com todos os algarismos: maio de 1937.Como e correto falar 12:30?
- QUE HORAS VOCÊ ALMOÇA? - EU ALMOÇO ÀS 12:30 (DOZE E TRINTA).E pouco ou e pouca?
P.e: «Tenho pouco tempo»; «Ela comprou poucos livros»;« Ele teve pouca sorte»; «Entre as minhas colegas, são poucas as espertas». A palavra pouco, no entanto, para além de quantificador existencial, pronome indefinido, adjectivo, e até substantivo, também funciona como uma palavra invariável, como advérbio.E para mim ou para eu?
Tanto a expressão “para eu” quanto a “para mim” estão corretas, existem e podem ser utilizadas na língua portuguesa. Entretanto, deve-se usar cada uma em situações diferentes. “Para eu” deve ser usado quando se assume a função de sujeito e “para mim”, quando se assume função de objeto indireto.Qual o correto: debaixo ou de baixo?
“Debaixo” é um advérbio que indica um lugar abaixo de algo ou alguém. “De baixo” é uma expressão formada pela preposição “de” mais o adjetivo ou advérbio “baixo”.Quando usar acerca e a cerca?
A locução prepositiva “acerca de” tem o sentido de “a respeito de”, “sobre”. “A comunidade científica ainda sabe pouco acerca da covid-19.” “A palestra versou acerca de temas jurídicos.” Já a locução “a cerca de” (ou “cerca de”) equivale a “aproximadamente”, “perto de”.Estou a fim de comer ou afim de comer?
A fim de é uma locução prepositiva que significa com o objetivo de, com a finalidade de, com o desejo de. Saí cedo a fim de chegar a tempo para o jantar. Já afim é um adjetivo que qualifica algo ou alguém que tem afinidade, proximidade, semelhança. Eles tinham ideias afins.É ela mesma ou é ela mesmo?
Ela mesmo? ou Ela mesma arrumou a sala? Quando equivale a próprio, mesmo é variável: Ela mesma (própria) arrumou a sala; As vítimas mesmas reclamaram. Como advérbio, significa até, também, de fato, exatamente, e é invariável: Mesmo as amigas a deixaram; Foi mesmo uma boa notícia.É menos ou menas?
Outra palavra usada de forma equivocada é menas. O uso correto é menos, advérbio de intensidade, que não varia no gênero, sendo acompanhado de substantivo masculino ou feminino, por exemplo: Há menos pessoas no local, entre ontem e hoje.É certo meio-dia e meia?
A forma correta é meio-dia e meia.Meia é um adjetivo e está no género feminino porque concorda com o nome feminino hora, que não é expresso mas está implícito: – Vou almoçar ao meio-dia e meia [hora].