Os Três Reis Magos visitaram Jesus quando ele nasceu, os nomes deles eram Belchior, Gaspar e Baltazar. O nome Belchior também pode ser encontrado nas variantes Melchior ou Belquior. Cada um dos reis magos ofereceu ao Menino Jesus um presente: ouro, incenso e mirra. Viva Três Reis Magos.
No cânone religioso do cristianismo, os três reis magos eram visitantes vindos do Oriente que, guiados por uma estrela, chegaram à cidade de Belém, na Judeia. A viagem tinha como destino encontrar um menino recém-nascido de nome Jesus e reconhecer a importância da sua chegada.
Quem foi a primeira pessoa a ver Jesus quando nasceu?
Os pastores foram a Belém onde viram o menino Jesus. Eles ficaram felizes em ver o Salvador e contaram a outras pessoas tudo o que tinham visto e ouvido.
Para os reis magos não importava em que condições o encontrariam, eles simplesmente perceberam os sinais e, imediatamente, puseram-se a caminho e encontraram-o numa manjedoura. Esses homens nobres, sábios e ricos, se juntam aos pastores, aos animais e à família de Jesus.
A Estrela de Belém é um dos símbolos da celebração cristã do Natal. Segundo a Bíblia, a estrela apareceu aos Reis Magos e os guiou ao encontro de Jesus recém-nascido.
Melchior, Baltazar e Gaspar eram homens que estudavam as estrelas e, em particular, foram guiados pela 'estrela de Belém', uma grande estrela que tinham visto no oriente e estava posicionada no lugar onde estava o menino Jesus”, complementa o astrólogo e professor de Astrologia, Guilherme Schutz.
Depois de ressuscitar, na madrugada do primeiro dia após o sábado, Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual havia expulsado sete demônios. Ela foi anunciar isso aos seguidores de Jesus, que estavam de luto e chorando. Quando ouviram que ele estava vivo e fora visto por ela, não quiseram acreditar.
O SENHOR Deus falava com Moisés face a face, como alguém que conversa com um amigo. Depois Moisés voltava para o acampamento. Porém Josué, filho de Num, o moço que era o auxiliar de Moisés, ficava na Tenda.
Eles eram magos que vieram do Oriente para adorar e presentar o recém-nascido Jesus Cristo em Belém. Os reis magos têm origem oriental e visitaram o menino Jesus para adorá-lo e presenteá-lo.
O Natal teve origem em festas pagãs que eram realizadas na antiguidade. Nessa data, os romanos celebravam a chegada do inverno (solstício de inverno). Eles cultuavam o Deus Sol (natalis invicti Solis), e ainda realizavam dias de festividades com o intuito de renovação.
Quantos pastores foram ver Jesus quando ele nasceu?
Os 3 pastores que visitaram Jesus em Belém eram simples trabalhadores que cuidavam de ovelhas nos campos. Um anjo apareceu a eles, anunciando o nascimento de Jesus como o Salvador. Eles foram imediatamente à manjedoura em Belém para vê-lo e, após a visita, espalharam a notícia do que haviam testemunhado.
Os escritos do Evangelho Apócrifo descrevem no capítulo 5, versículo 10, que “os reis magos eram três irmãos: Melquior, que reinava sobre os persianos; Baltasar, que era rei dos indianos, e Gaspar, que dominava no país dos árabes”.
Guiados pela Estrela de Belém, Melchior, Gaspar e Baltazar, levaram consigo presentes de ouro, incenso e mirra, que simbolizam a realeza, a divindade e a humanidade de Jesus. Eles se prostraram diante de Jesus e lhe ofereceram os seus presentes, reconhecendo a sua grandeza e a sua glória.
Os reis magos eram sábios que vieram do Oriente. Eles foram guiados por uma estrela até Belém. Identificaram sinais no céu que indicavam o nascimento do Messias. Os reis magos são conhecidos pelos nomes Baltasar, Gaspar e Melchior.
Porque o dia 25 de dezembro foi escolhido para comemorar o Natal?
Assim, o dia 25 de dezembro foi escolhido para que a data do nascimento de Jesus coincidisse com a festividade romana dedicada ao "nascimento do deus sol", que comemorava o solstício de inverno.
No dia que Jesus morreu no Calvário, em Jerusalém, houve trevas ao meio-dia, mas quando ele nasceu, em Belém, houve luz à meia-noite. Nascia, entre os animais, o Cordeiro de Deus. Nascia, na trevosa noite, nas encostas dos montes de Belém, o sol da justiça. Ele veio trazendo salvação em suas asas.
Falando da origem de Jesus escreve: “Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo” (Mt 1,18). Reconhecendo o fato extraordinário recorda a profecia de Isaías: «Vejam: a virgem conceberá, e dará à luz um filho.
Eles cantavam hinos de louvor a Deus, dizendo: — Glória a Deus nas maiores alturas do céu! E paz na terra para as pessoas a quem ele quer bem! Quando os anjos voltaram para o céu, os pastores disseram uns aos outros: — Vamos até Belém para ver o que aconteceu; vamos ver aquilo que o Senhor nos contou.
Desde o século IV, um hino latino cantado na cerimônia de Natal, dizia que Cristo nasce no meio da noite e, daí o costume de assumir a meia-noite como hora do nascimento de Jesus.