O substantivo feminino aleluia, que tem origem hebraica e significa «louvai o Senhor», também se emprega no plural: as aleluias. Note-se, contudo, que está dicionarizado o substantivo feminino plural aleluias (Aurélio) = direitos de estola (contribuições que os crentes deviam aos vigários).
Não é errado falar Glórias a Deus e Aleluia! Religiosos se apegam a pequenas coisas, esquecem do louvor e adoração é único, e pessoal, ninguém que louvando fale aleluias está adorando deuses, mas expressamente aí Senhor.
É muito comum falar na na igreja, mas a intenção ali é exatamente glorificar a deus. Se é por falta de conhecimento, amém. Creio que deus recebe adoração, mas a partir do momento que a pessoa sabe o significado, ela não vai mais falar.
A palavra Aleluia aparece 24 vezes no Antigo Testamento da Bíblia cristã, que corresponde grosso modo aos conjuntos de livros Tanach (Torah, Neviim e Kethuvim) do Judaísmo. O termo é usado para iniciar e/ou concluir os Salmos (em hebraico תהלים, Tehillim), com exceção do Salmo 135:3.
Os personagens bíblicos são exemplos para a sociedade?
É correto dizer Aleluia ou aleluias?
O substantivo feminino aleluia, que tem origem hebraica e significa «louvai o Senhor», também se emprega no plural: as aleluias. Note-se, contudo, que está dicionarizado o substantivo feminino plural aleluias (Aurélio) = direitos de estola (contribuições que os crentes deviam aos vigários).
Aleluias representam um estágio dos temidos e terríveis cupins. Em épocas quentes é bastante comum ver uma nuvem de insetos que voam ao redor de fontes de luz quando cai a noite.
O que nem todos sabem, no entanto, é que as chamadas aleluias ou siriris são na verdade os reis e as rainhas das colônias de cupins, e muito mais do que apenas incomodar, eles podem iniciar uma infestação pela residência.
As revoadas são formadas, claro, pelos machos e fêmeas reprodutores. Eles deixam seus respectivos ninhos em busca de um companheiro para iniciar uma nova colônia. Geralmente, na primavera e verão (épocas úmidas) milhares de reprodutores se preparam para a revoada.
“Aleluia”, portanto, significa “Louvai a Deus”! Os salmos 113-118 eram chamados de “Hallel” pascal, porque usado pelos hebreus na celebração da Páscoa, concluído pelo canto do salmo 136, o “grande Hallel”, uma solene profissão de fé.
A forma correta de escrita da expressão é a Deus, sem acento indicador de crase. A expressão à Deus, com acento indicador de crase, está errada. Não ocorre crase antes da palavra Deus porque Deus é um substantivo masculino e nunca ocorre crase antes de substantivos masculinos. Anotou essa dica, então, GLÓRIA A DEUS!!
Por que eles aparecem com mais frequência nos dias quentes? O aparecimento dos siriris ou aleluias está relacionado ao seu cilo de reprodução. Dias mais quentes, sobretudo após períodos chuvosos, tendem a favorecem sua “revoada”, nome dada à fase reprodutiva.
Esse fenômeno, que é conhecido como revoada de cupins, representa o momento quando os insetos vão em busca de seus parceiros para o acasalamento. Desse modo, é nessa fase que surgem os siriris ou aleluias, que nada mais são do que uma fase alada dos cupins. Tanto os siriris quanto os aleluias são o mesmo inseto.
Normalmente, esse fenômeno acontece em épocas quentes, como primavera e verão e está associado ao siriri, que nada mais é do que um cupim alado. Esse tipo de cupim, apesar de não transmitir doenças, pode gerar inúmeras dores de cabeça.
Sendo assim, o uso da palavra Aleluia no plural não é correto, uma vez que seu significado – como vimos – não permite plural. Não tem sentido a utilização do termo “aleluias”. O Aleluia no plural não permite uma tradução correta, nas Sagradas Escrituras não encontramos o termo no plural.
Qual a diferença entre Aleluia e aleluias na Bíblia?
A diferença é muito simples! Corretamente se usa só a primeira Aleluia, como o significado que todos conhecemos: Aleluia é uma transliteração da palavra hebraica (Halləluya em hebreu padrão), que significa "Louvem!
A prevenção é fundamental para evitar infestações de Aleluias em sua casa. Manter a limpeza e a organização, vedar frestas e rachaduras e armazenar alimentos adequadamente são medidas essenciais. A Dedetiza Bem oferece orientações personalizadas de prevenção contra os Aleluias, ajudando a evitar problemas futuros.
No que diz respeito à etimologia, podemos fatiar a palavra em duas partes: "hallelu" ["louvai"] e "jah", uma forma abreviada de "Yahweh" - um dos nomes de deus. Nas tradições cristãs usa-se a forma latina da palavra, "Aleluia", em diversos momentos de louvor a Deus.
Segundo a bióloga Fernanda Raggi, professora do Centro Universitário UniBH, os bichos de luz, também conhecidos como aleluias ou siriris, são um tipo de cupim alado — ou seja, com asas.
Pode ser traduzido, do hebraico, para "assim seja", e na maioria dos rituais de cada religião, a expressão é dita diversas vezes, como forma de confirmar que os fiéis acreditam em tudo que está sendo falado. Esta expressão passou da ordem jurídica israelita para a ordem litúrgica cristã e islâmica.