Iguanas mais velhas ficam mais calmas e tranquilas, mas podem ser agressivas e rápidas se ficarem assustadas, Tenha um bom terrário: como as iguanas são naturais de florestas, o ideal é reproduzir seu ambiente o máximo possível.
Iguana doméstica só com autorização do IBAMA e microchip
Mais do que correr o risco de conviver com um animal perigoso, ao adquirir uma iguana de forma ilegal, você contribui com o tráfico de animais. O grande responsável por desequilíbrios ecológicos e pela morte de milhares de animais anualmente.
Segundo a Dra. Mariana Pestelli, veterinária da Petz especialista em animais silvestres, o problema é que boa parte das pessoas adquire o réptil de maneira ilegal. Logo, não estão dispostas a gastar para garantir o bem-estar do animal e criar a iguana de forma adequada.
O homem foi multado em R$ 5 mil por adquirir espécimes da fauna silvestre sem licença ou autorização ambiental, e mais R$ 5 mil por maus-tratos contra os répteis.
Esse animal costuma ficar nas árvores encontradas ao longo dos rios e dos mangues. Esses locais são perfeitos para as iguanas, pois, como todo réptil, elas têm sangue-frio e não conseguem controlar a temperatura corporal sozinhas, precisando da sombra e da luz solar para isso.
TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE TER UMA IGUANA / Vida Animal
Qual é o tempo de vida da iguana?
Habitat: Possuem hábitos principalmente arborícolas, vivendo especialmente em áreas florestais, manguezais, savanas e também a Caatinga. Alimentação: Folhas, frutas e eventualmente insetos. Reprodução: Ovíparo (em média 30 filhotes). Expectativa de Vida em Cativeiro: Aproximadamente 15 anos.
Cuidado ao fazer carinho: esse animalzinho não é acostumado ao carinho como os outros. Muitas vezes, se assustam com a presença de humanos. Por isso, tenha cuidado ao se aproximar de sua iguana de estimação.
Lesões Físicas: As iguanas têm dentes afiados e uma mordida pode causar ferimentos, incluindo cortes e perfurações na pele. Infecções: Qualquer ferida causada por uma mordida de iguana pode se tornar suscetível a infecções. Isso ocorre devido às bactérias presentes na boca do réptil.
Como posso criar uma iguana em um ambiente doméstico?
Precisam de um terrário espaçoso que possa ser aquecido adequadamente para criar um ambiente semelhante ao seu habitat natural. Além disso, é importante garantir que o espaço tenha acesso à luz solar e uma fonte de calor, como uma lâmpada de calor. Inclusive, tais animais precisam de tempo para se exercitar e explorar.
A única forma de possuir um animal silvestre legalizado é adquirindo o bichinho de um criadouro autorizado pelo Ibama. Quem retira um animal de seu habitat ou compra por meios ilícitos não tem como legalizá-lo depois.
Nunca aproximes a tua mão desde cima, pois assim atacam alguns predadores e se assustam muito. Repete este procedimento por uns dias ou semanas, segundo a reação da tua iguana. Quando se aperceber de que não tentas magoá-la e não se assustar, podes levantá-la com cuidado.
A iguana-verde é uma espécie herbívora e alimenta-se de gramíneas, folhas e frutas. Vale destacar, no entanto, que iguanas, de acordo com alguns trabalhos, ocasionalmente, podem ingerir alimentos de origem animal, como ovos, insetos e carcaças de animais.
Iguanas são animais herbívoros, então forneça folhagens diversas, legumes, verduras e frutas, tudo bem higienizado. Existem rações específicas para iguanas e podem ser utilizadas como complemento na dieta, assim como ovos e invertebrados. Mantenha o terrário limpo. Lave o bebedouro e o comedouro diariamente.
Além de saber que a iguana morde por conta do temperamento alterado, a iluminação é outro problema comum que pode ser evitado pelos tutores na criação de iguanas.
Sim, é possível educar e domesticar uma iguana. Nunca será um cão já que o seu instinto e comportamento são diferentes, mas também podes ter um forte vínculo com ela e aprender a tratá-la corretamente. Nunca deves apanhá-la pela cauda, e muito menos no início, já que se sentirá ameaçada e pode inclusive soltar-se dela.
São lagartos arborícolas que vivem em regiões tropicais, estritamente herbívoros e que podem chegar de 1,5 a 2,1m e de 4,5 kg a 9 kg, sendo os machos maiores que as fêmeas. A expectativa de vida média é de 10 a 15 anos, com relatos esporádicos de até 20 anos!
Assim, ela é um dos animais de estimação para apartamento ideal para quem curte répteis. Além de um espaço que imita seu habitat natural, as iguanas gostam de ficar em paz e quietinhas. Isso somado a uma alimentação balanceada com frutas, legumes e verduras ajudará que seu novo pet não fique agressivo.
O primeiro passo é manter a calma e não tocar no bicho. A partir daí contatar o órgão ambiental especializado para fazer a remoção de maneira adequada, sem riscos para o animal e para a população.
Já pensou em ter como animal de estimação uma coruja, sagui, cacatua, furão ou iguana? É possível adquirir um animal silvestre de forma legal através de criadores ou estabelecimentos que possuem a autorização das Secretarias Estaduais de Meio Ambiente.
As iguanas-marinhas não evoluíram para combater os predadores mais recentes. Os cães e gatos tornam-se os principais vilões das iguanas recém nascidas.
As Iguanas podem também reagir agressivamente se manuseadas incorrectamente. Pegar pela cauda, apertar demasiado ou aproximar-se por cima destes répteis pode resultar em desconforto e em último caso agressão.
A única forma de possuir um animal silvestre legalizado é adquirir o animal de um criadouro ou estabelecimento comercial autorizado pelo Ibama ou pelo órgão estadual/distrital.
Quando ameaçados, podem utilizar a cauda como um chicote e desferir mordidas como comportamento de defesa. As iguanas se reproduzem uma vez ao ano, geralmente entre os meses de outubro a abril.
"Essas iguanas se alimentam quase que exclusivamente de material vegetal, o que significa uma dieta fibrosa e que demanda mais tempo de digestão. Por isso, passam boa parte das suas horas paradas, descansando e digerindo o alimento", esclarece o pesquisador.