Dario I, também conhecido como Dario, o Grande, foi um rei persa que reinou entre 522 e 485 a.C. Ele foi um dos maiores governantes do Império Aquemênida, expandindo seus domínios e consolidando o império como uma potência mundial.
De acordo com a Bíblia, foi ele que tomou o Império Neobabilônico, após assassinar Belsazar. Ele é chamado de filho de Assuero. Daniel prosperou, durante o seu reinado e o de Ciro, o persa. Ele organizou a Babilônia em 120 satrapias, e colocou, sobre estes sátrapas, três presidentes, um dos quais era o profeta Daniel.
Xerxes, é o nome persa e histórico de Assuero, um nome judeu que ele ganhou entre os judeus, por ter sido um rei que os favoreceu em sua época por causa de sua rainha, Ester.
A História de Xerxes I: O Grande Rei do Império Persa
O rei Dario era amigo de Daniel?
Daniel, mesmo amigo do rei Dario, é pego em oração ao Deus de Israel, e portanto, jogado em uma cova com leões famintos; no entanto ele acaba escapando milagrosamente de ser devorado por estes leões.
Ele amava Daniel e queria torná-lo líder de todo o reino. Alguns sábios do rei ficaram com ciúmes. Eles sabiam que Daniel orava a Deus, então enganaram o rei fazendo com que ele assinasse uma nova lei. Qualquer um que orasse a Deus seria jogado na cova dos leões.
Em 539 a.C., o rei Ciro I empreendeu a conquistas dos babilônios. Logo depois dessa conquista, outras regiões foram controladas por esse povo. Após dominar toda a Mesopotâmia, os persas conseguiram alargar suas fronteiras do Rio Nilo, no Egito, até o Rio Indo, na Ásia.
Aquele que segura, o que mantém. Nome de reis na Pérsia. É citado na Bíblia como Dario o Medo, filho de Assuero, rei da Babilônia, envolvido no capítulo de Danial na Cova dos Leões.
Quem foi o rei que jogou Daniel na cova dos leões?
Daniel ainda pregava a mensagem de Deus e o agora rei Dario enfrentava resistência de sua corte perante as ações do sábio Daniel. Por isso, o rei promulgou uma lei que ninguém poderia orar ou adorar ninguém que não o rei. E se o crime fosse cometido, seria jogado em uma cova de leões.
De acordo com a tradição judaico-cristã, Ester teria morrido de causas naturais já de idade avançada. Ela teria sido enterrada em uma região que hoje faz parte do Irã, no sudoeste da Ásia.
Depois disso, Alexandre iniciou uma caçada para capturar Dario, porém um usurpador chamado Besso, sátrapa da Bactriana, assassinou Dario III. O último rei persa foi, portanto, morto em 330.
Este artigo discute as evidências históricas para se considerar Dario, o filho mais velho de Xerxes e herdeiro do trono, com tendo sido o sucessor de seu pai por um curto período de tempo, até ser assassinado por um complô arquitetado por seu irmão mais novo, Artaxerxes, e um oficial da corte, Artabanus.
Artaxerxes I Longímano (em persa antigo: Artaxšaça) (497 a.C. — 427 a.C.) foi um rei do aquemênida, filho de Xerxes I e Améstris. Após o assassinato de Xerxes I em 465 a.C., ele assumiu o trono persa, onde permaneceria até 424 a.C., sendo sucedido por seu filho Xerxes II.
Sendo assim, Daniel não foi forçado a se curvar à estátua do rei nem foi jogado na fornalha pelo fato de ser temido e considerado pelo rei como um deus. Já o caso de Sadraque, Mesaque e Abdenego foi diferente. Estes não foram parar na cova dos leões porque não representavam uma ameaça para os que tramaram este plano.
Os últimos reis do Império Neobabilônico foram Nabucodonosor II (morreu em 562 a.C.), seguido por seu filho Evil-Merodaque, que reinou por dois anos, seguido de Neriglissar ( r. 560–556 a.C.) e, finalmente, por Nabonido em cujo reinado a Babilônia foi conquistada por Ciro, o Grande.
Já a rainha Ester, diferente de relatos da tradição oral, que contam versões trágicas sobre sua morte, deverá ter um final feliz na novela. Segundo a tradição judaico-cristã, Ester teria morrido de causas naturais já de idade avançada e sido enterrada em uma região que hoje faz parte do Irã.
Quantos anos tinha Daniel quando foi jogado na cova dos leões?
Logo em seguida, no capítulo 6, Daniel é jogado na cova dos leões durante o reinado de Dario, o Medo, por volta de 538 a.C. Sendo assim, Daniel tinha em torno de 85 anos de idade no momento em que os episódios do capítulo 6 ocorreram.
Ele aparece no livro de Daniel, no capítulo 9, como filho de Assuero e pai de Ciro. Embora seu papel seja breve, Dario, o Medo, é considerado um rei importante na transição de poder entre o império babilônico e o império persa.