Fios de água – Esses aparelhos usam um jato de água pressurizada para remover partículas de alimentos, placa bacteriana e bactérias entre os dentes. ...
Miswak (bastões de mascar) – Pessoas em todo o mundo usam palitos de mascar como uma ajuda para promover a saúde bucal.
O irrigador oral é um substituto do modo tradicional de passar fio dental, podendo ser uma opção para as pessoas que têm dificuldade no manuseio do fio dental ou, por exemplo, para quem usa aparelho, já que o uso do fio dental neste caso acaba sendo mais complicado.
Para fazer o seu fio dental caseiro, você vai precisar de uma sacola de plástico branco, um fio de cabelo, arrebenta o meio ambiente, a linha de costura também não higieniza. E o saco de plástico ajuda o meio ambiente usando pra outra finalidade, ele também aumenta a validade.
De acordo com a dentista Priscila Almeida, não é recomendado utilizar linha de roupa, palito ou algum fiapo de tecido no lugar do fio dental, pois isso pode desencadear diferentes problemas bucais.
Além disso, o próprio fio dental é regularmente feito de náilon ou outros filamentos de plástico. As versões enceradas são revestidas com um tratamento à base de petróleo para facilitar o uso.
O que são Irrigadores Orais? São aparelhos que produzem um jato contínuo de água utilizado para higienizar a região entre os dentes, implantes, próteses ou aparelhos fixos. Funcionam como um substituto ao fio dental, complementando a escovação tradicional.
Já adiantamos que usar o fio dental todos os dias é indispensável para que a higiene da boca fique completa. Neste artigo vamos explicar por que isso é tão importante. Continue lendo e veja como garantir que seus dentes fiquem ainda mais saudáveis com uma higienização adequada.
Pular o uso do fio dental pode abrir espaço para a gengivite induzida pela presença do biofilme próximo ou nos espaços entre a gengiva e o dente (sulco gengival), a causa principal desse tipo de enfermidade. Com a proliferação de bactérias no local o risco de ter inflamação aumenta.
Pode substituir fio dental por escova interdental?
Pela lógica, é comum pensar que esse tipo de escova substitui o fio dental. Mas não é bem assim. “A área entre os dentes tem um espaço muito reduzido, pois os dentes se tocam pelo ponto de contato, sendo assim, nem a escova comum nem a escova interdental alcançam essa área”, explica.
O fio dental é normalmente mais indicado para pessoas que possuem dentes mais juntos ou sobrepostos, por exemplo. Já o uso da fita dental é geralmente recomendado para pessoas que possuem dentes mais separados e, por isso, acumulam maior quantidade de alimentos entre os dentes.
Utilize escovas interdentais ou interproximais. Elas são mais finas que as escovas normais e são próprias para serem usadas entre os dentes. Utilize o palito de dentes. Mesmo não sendo algo bem visto pelos outros, é uma opção para auxiliar na limpeza entre os dentes, removendo os restos de alimentos e de bactérias.
Será que é melhor usar fita ou fio dental? Se você tem dentes bem juntos, o fio dental pode ser a melhor opção por conseguir deslizar facilmente entre os espaços apertados. Se suas gengivas são sensíveis ou se seus dentes são mais espaçados, a fita dental pode proporcionar uma experiência mais confortável e eficaz.
O irrigador bucal pode substituir o Fio Dental. Com seu jato super potente, ele é capaz de descolar as placas dos dentes. Ele é uma boa opção para pessoas com limitações motoras, que tem dificuldades para manusear o fio dental.
Escovar os dentes no chuveiro pode afetar negativamente a eficácia da escova. Se estiver tomando um banho com água quente, a temperatura elevada pode amolecer as cerdas da escova, tornando-a menos eficaz para a próxima limpeza dos dentes.
Quantos litros de água gasta para escovar os dentes com a torneira aberta?
Escovar os dentes por 5 minutos com a torneira aberta gasta 12 litros de água. Caso você more em um apartamento, essa quantidade pode subir para 80 litros. Mas, se você fechar a torneira enquanto escova os dentes, vais gastar somente 1 litro de água.
Se você notar sangue ao escovar os dentes ou ao usar o fio dental, saiba que isso não é normal. Este pode ser o primeiro sinal da gengivite. É fundamental conversar com o seu dentista.
Deve-se passar fio dental antes ou depois escovar dentes?
O recomendado é que você faça uso dele preferencialmente antes de todas as suas escovações do dia. Há dois motivos para isso. O primeiro é que ao remover os restos de alimentos que ficam no espaço entre os dentes e, muitas vezes, alojados bem próximo à gengiva, o fio dental facilita o trabalho posterior da escova.
"Quem tem dentes muito juntos e sofre no momento de colocar ou retirar o fio, pode usar o fio dental com cera que irá deslizar com mais facilidade entre os dentes. Esse modelo é mais fino e achatado, com filamento único e com total resistência, evitando desfiar durante o seu uso”, diz.
Se você estiver de regime ou está comendo com pouca frequência, um fio dental de menta pode não somente ajudar com o mau hálito, eliminando as bactérias, mas também com seu regime, já que dá um fresco sabor à sua boca que pode ajudar a se sentir menos tentado a comer entre refeições.
Qual o melhor fio dental para dentes muito juntos?
Caso os seus dentes sejam mais separados ou muito juntos, o multifilamento é mais adequado; Quando o paciente usa aparelhos fixos ou tem próteses, o ideal é utilizar o passa fio ou o super floss; Por fim, se você apresenta dificuldades motoras para passar o fio, aqueles com haste são uma excelente opção.