Então, qual é o significado de cada um deles? O verbo soar vem do substantivo som, e significa o ato de emitir algo — seja uma informação, seja qualquer outro som. Ainda, ele pode ser utilizado como sinônimo de parecer. Já o termo suar se refere ao ato de transpirar, isto é, liberar o suor pelos poros da cútis.
Se ele quis dizer que transpirou e saiu muito suado da aula naquele dia, ele deveria falar “eu suei muito na educação física hoje”. Dica: Para não se esquecer mais, muita atenção: todas as vezes que vocês ficarem em dúvida de qual é o modo correto de conjugar o verbo suar, lembrem-se: quem soa é sino.
Ele soa ou Ele sua? Soa vem do verbo soar e significa produzir som: O alarme soa a cada 40 minutos. Já sua significa transpirar, vem do verbo suar e mantém a vogal da raiz por toda a sua conjugação (suo, suas, sua, suamos, suais, suam): Ele sua muito quando fica nervoso.
Segundo a gramática, não é "eu soo", mas sim, eu suo. Repito: "Eu suo" (com u). Veja a flexão do verbo "suar". Eu suo, tu suas, ela sua, nós suamos, vós suais, eles suam.
SUAR ou SOAR? Qual é o Certo? Quando Usar? Aprenda Passo a Passo
Como usar o verbo suar?
Já “suar” se refere ao ato de transpirar, ou seja, eliminar suor pelos poros da pele. No sentido figurado, também é sinônimo de trabalhar duro, muito empenho ou esforçar-se para conseguir algo. Passei o dia na academia e suei muito. Com esse calor é difícil não soar.
Arquitetura orientada a serviços (SOA) é um método de desenvolvimento de software que usa componentes de software chamados de serviços para criar aplicações de negócios. Cada serviço fornece um recurso de negócios, e todos eles também podem se comunicar entre si em diferentes plataformas e linguagens.
O verbo SUAR não é o mesmo que SOAR! rsrs Pessoas suam, eu SUO! Os sinos soam, o sino soa... Algumas formas geram certo desconforto na oralidade, porque são menos usadas na nossa língua!
“Eu soo” ou “eu souo” não devem ser usados, nesse caso. (“Eu soo”, aliás, existe na língua portuguesa, mas diz respeito a outro verbo: “soar”.) Outra dúvida comum é como conjugar “suar” na terceira pessoa do presente: “ele sua” ou “ele soa”. A regra aqui é a mesma: mantenha o U e vá em frente.
Mas a verdade é que ao suar você só perde água e sais minerais. É possível até ver uma diminuição no peso, mas as gordurinhas estão intactas e é só você se reidratar para o efeito passar.
Sua principal função é auxiliar na manutenção da temperatura corporal. Quando ela aumenta, o suor é produzido para reduzir o calor através das glândulas sudoríparas. Essas glândulas são as responsáveis pelo transporte da água para fora, eliminando junto a ela, minerais e outras toxinas do organismo.
SOA (Service-Oriented Architecture – em português, a tradução seria Arquitetura Orientada a Serviço) é um padrão de arquitetura de software, cujo objetivo é criar integrações que serão realizadas entre soluções. SOA é um padrão de arquitetura de software orientada a serviços.
A ausência de suor é hereditária em alguns casos, no entanto, na grande maioria das vezes ela é um sintoma de alguma outra condição. A utilização de certos medicamentos também pode provocar uma disfunção na capacidade de suar, sendo que, geralmente, ao parar com o uso dos mesmos o corpo volta a funcionar normalmente.
As duas formas estão corretas, mas suar, com a letra u, indica o ato de transpirar, ou, no sentido figurado, se esforçar para conseguir algo. Já o termo soar, com a vogal o, é o ato de emitir algum tipo de som.
Para dissipar qualquer dúvida, a regra fundamental é clara: o “U” da raiz do verbo “suar” deve ser mantido em todas as suas conjugações, independentemente do tempo verbal. Assim, a forma correta de se expressar é “eu suo”. Qualquer variação, como “eu soo” ou “eu souo”, está incorreta e não deve ser utilizada.