A hipótese científica mais aceita atualmente para a origem da humanidade é de que a espécie humana moderna (chamada de Homo sapiens) surgiu na África, há cerca de 200 mil anos, depois de um processo evolutivo de milhões de anos.
A palavra humana não designa apenas nós, os humanos – o Homo sapiens sapiens –, e sim todo o gênero denominado Homo. O gênero envolve outras espécies: o Homo habilis e o Homo erectus, que nos antecederam na escalada da vida terrestre.
A palavra homem atualmente é utilizada tanto para denominar seres humanos adultos do sexo masculino como para denominar genericamente o indivíduo da espécie humana independentemente de sexo.
Homo sapiens. Homo sapiens é a única espécie humana vivente no planeta nos dias atuais. Entretanto, até chegarmos aqui, várias espécies fizeram parte da nossa história.
2) Para significar o ser humano, também se pode dizer pessoa natural ou pessoa física, para se fazer contraposição à pessoa jurídica. 3) Dizer, porém, pessoa humana, é redundância desnecessária e tautologia imperdoável, da mesma espécie de acordo amigável, pessoa viva e sentença de primeira instância.
Humano (taxonomicamente Homo sapiens, termo que deriva do latim "homem sábio", também conhecido como pessoa, gente ou homem) é a única espécie do gênero Homo ainda viva e o primata mais abundante e difundido da Terra, caracterizado pelo bipedalismo e por cérebro grande, o que permitiu o desenvolvimento de ferramentas, ...
Nossa espécie faz parte do Gênero Homo. Os primeiros representantes do gênero surgiram há cerca de 2.5 milhões de anos atrás, como o Homo habilis, primeira espécie a confeccionar artefatos a partir de fragmentos de rocha.
Um homem (em latim: homines) é um ser humano adulto do sexo ou gênero masculino, animal bípede da ordem dos primatas pertencente à espécie Homo sapiens. "Menino" é o termo usado para uma criança humana do sexo masculino, e os termos "rapaz" ou "moço" para um adolescente ou jovem adulto.
Segundo o dicionário online Infopédia, a palavra humano pode ser usada como adjetivo com o sentido «do homem ou a ele relativo» ou ainda com o significado de «bondoso, compassivo», como por exemplo: (1) O João teve uma atitude humana.
Humanoide [AO1990] é todo o ser que tem aparência semelhante ou que mesmo lembre um humano, mas não o sendo. Os seres humanoides são geralmente apresentados como bípedes de corpo ereto, que possuem dois olhos, um nariz e uma boca dispostos com a mesma ordem da face humana.
Há 30 mil anos, além do Homo sapiens, havia outras três espécies de hominídeos: o homem de Neandertal na Europa e no oeste da Ásia, o hominídeo de Denisova na Ásia e o Homo floresiensis, também chamado de hobbit, na Ilha das Flores, na Indonésia.
A área de humanas tem foco em estudar a sociedade, a cultura e as relações sociais. Ela olha o mundo com um viés mais reflexivo. Já a área de exatas utiliza o raciocínio lógico para solucionar problemas e testar hipóteses, ou seja, ela vê o mundo com um olhar mais pragmático.