Castanheiras são espécies do gênero castanea, esta qual possui ao menos 12 espécies. São árvores da família das fagaceae, decíduas e que podem atingir 30 metros de altura.
Castanheira. A castanha é hoje o principal produto alimentar extraído da Amazônia. Sua colheita é feita de forma altamente sustentável. Através da castanheira o Um Pé de Que?
A Sapucaia é uma árvore decídua, muito ornamental e frutífera, caracterizada pela copa densa que muda de cor e pelos frutos curiosos repletos de saborosas castanhas. Sua altura geralmente é de 5 a 15 metros, mas pode atingir 50 metros na floresta.
Fruto. O fruto da castanheira é um pixídio lenhoso, chamado de ouriço. Em seu interior, abriga entre 10 e 25 sementes (amêndoas), que são utilizadas para o consumo humano.
Árvore mede entre 20 e 30 metros de altura, ou metade disso quando cresce isolada. tronco de 50-90 cm de diâmetro, tem fissuras profundas. folhas finas, lisas e variam entre 8 e 16 cm de comprimento, e 4 e 7 cm de largura. Apresentam coloração rosada quando novas e caem no inverno.
Bertholletia excelsa H.B. foi descrita, em 1807, pelos botânicos Friedrich Wihelm Karl Heinrich Alexander von Humboldt e Aimee Jacques Alexandre Goujaud Bonpland. NOMES POPULARES: Anhauba, castanha, castanha-do-brasil, castanha-do-maranhão, castanha-do-pará, castanheira, castanheira-do-brasil, castanheiro.
A castanha-portuguesa é uma árvore grande, de cerca de 20 a 30 m de altura, de grande valor ornamental. Sua copa é arredondada e o tronco liso quando a planta é jovem, a medida que vai envelhecendo torna-se fendido na superfície. As folhas são lanceoladas, com bordos denteados e veias salientes.
A reserva possui como limites a Terra Indígena Waiãpi, ao norte, o rio Jari a oeste e parte da Estação Ecológica do Jari, ao sul. Rio Jari, paralelo ao rio Iratapuru. O Jari divide dois estados – Pará e Amapá (Monte Dourado e Laranjal do Jari), e deságua no rio Amazonas.
Davi Leal explicou que a associação do nome ao estado do Pará remonta à época em que a região do Amazonas fazia parte da Província do Pará. Além disso, no século XVIII, a castanha chegou a ser chamada de "Castanha do Maranhão", devido aos portos de exportação do fruto.
Suas castanhas são comestíveis e saborosas, substituindo com vantagens a castanha-do-pará in natura ou em receitas (clique aqui). Entretanto, em função da altura das árvores, são de difícil acesso e as sementes que caem são prontamente carregadas por pássaros, macacos e outros (clique aqui).
Seus frutos são em forma de vagens arredondadas, de cor escura, com sementes envolvidas por uma polpa amarelo-pálida, farinácea, adocicada, comestível, de sabor e aroma característicos (ALMEIDA, 1998a; ANDERSEN; ANDERSEN, 1988 citado por SILVA et al., 2001a).
É uma espécie muito ramificada, com uma copa muito ampla que projeta uma sombra densa sob ela. O seu tronco é robusto e de uma tonalidade esbranquiçada. A nogueira tem uma folhagem de caráter caducifólio, ou seja, as suas folhas secam-se e caem quando chega o outono.
O fruto é esférico, de 11 a 14 cm de diâmetro, com peso variando entre 700 grs e 1500 grs. É uma fruta típica do norte do Brasil e um dos principais produtos de exportação da Amazônia.
Sernancelhe é a Terra da Castanha. "(...) Nas margens das terras do Demo, esta terra tem, às vezes, ares de paraíso, junto ao Rio Távora com suas águas mansas, hortas, pomares, vinhas que lembram quase os mimosos hortos dos Conventos que lá houve.
A castanha-do-Pará, ou castanha do Brasil, é um fruto da “Bertholletia”, uma árvore típica da Amazônia. Além de ser altamente nutritiva, ela é riquíssima em substâncias antioxidantes, em especial o selênio. Também, pode ajudar a melhorar o trânsito intestinal e a fazer a reposição de energia para o organismo.
No Estado de São Paulo a produção de castanhas do tipo „portuguesa‟ acontece em meados de novembro a fevereiro dependendo da localidade do pomar, porém existe a possibilidade de adiantar a safra utilizando-se de irrigação, o que é extremamente vantajoso, visto que ha sazonalidade no consumo da castanha no mês de ...
Quanto tempo leva um pé de castanha, para produzir?
Em relação a essas características silviculturais, apresenta boa eficiência em plantios puros, mistos e sistemas agroflorestais, adaptando-se bem aos solos do bioma Amazônia. As castanheiras em plantios levam cerca de dez anos para iniciar o florescimento e a produção de frutos se estabiliza por volta dos 12 anos.
O estado do Amazonas é o maior produtor nacional da castanha do Brasil, mas ainda tem desafios estruturantes em toda a sua cadeia produtiva desde a conservação dos castanhais ao transporte, beneficiamento e comercialização.
Seu tronco verde liso com lenticelas brancas, e as folhas compostas digitadas de 5 a 8 folíolos esparsamente pubescentes, de 10 a 27 centímetros de comprimento, com estípulas caducas, margem inteira.
O cupuaçu é fruto do cupuaçuzeiro (Theobroma grandiflorum), uma árvore típica da Amazônia brasileira, de família próxima à do cacaueiro. O cupuaçuzeiro pode medir entre 10 e 15m de altura e necessita de um solo firme, fértil e com boa retenção de água para se desenvolver.