Uma planta comum no sul do Brasil, o butiazeiro faz parte da paisagem e da cultura do Rio Grande do Sul. E mesmo se tratando de uma planta histórica, ainda são muitos os mitos sobre a palmeira e seus frutos, o butiá.
O butiá é o fruto dos butiazeiros. Eles são formados em cachos dessas palmeiras e possuem diferentes usos. Até o momento, são conhecidas 23 espécies de butiazeiros, o que significa que há 23 tipos distintos de butiás.
81) o nome indígena “butiá” é uma corruptela de 'mbotia' que por sua vez vem de 'mbo' fazer, e “tia” dente incurvo, alusão aos dentes que guarnecem lateralmente o pecíolo da folha do butiazero.
O coquinho azedo (nome científico: Butia capitata) é uma palmeira de tamanho médio que ocorre no Cerrado dos estados da Bahia, Goiás e Minas Gerais. Também é conhecido como coquinho, coco-cabeçudo ou butiá.
A palavra 'butiá' vem do tupi-guarani e está ligada a um grande misticismo indígena através de uma lenda. O pé de butiá também é considerada pelos índios uma árvore sagrada. Já o nome do município não está atribuído à presença indígena na nossa região.
Também trouxeram que o butiá tem grande valor nutritivo, é rico em vitamina C. Existem compostos antioxidantes, fibras e vitaminas que são benéficas à nossa saúde. (CNP-pesquisador). Também é antioxidante, a princípio tem potássio, pode prevenir câimbras.
Quer dizer, situações em que você permite que o seu negócio não se desenvolva. Isto mesmo! Você é responsável. Os butiás do bolso irão cair a hora que você perceber que o seu negócio está despencando porque você não cuidou do básico.
A utilização mais comum do butiá é em licores e cachaças. Mas se engana quem acredita que o consumo se reduz a essas duas práticas. Uma prova disso é Butiá Para Todos os Gostos, livro publicado pela Embrapa Clima Temperado e que reúne 141 receitas de doces, salgados, bebidas e geleias com a fruta.
O Pará é líder folgado na produção do açaí. Mais de 93% de toda a produção nacional se concentra no estado, conforme explanou o engenheiro agrônomo Geraldo Tavares, que é o gerente de Fruticultura da secretaria.
A produção de butiá inicia entre seis e dez anos de vida da planta e ele pode continuar produzindo por mais de 200 anos. Além disso, cada planta de butiá pode produzir até 15 cachos por ano, e cada cacho, pode produzir até 20 kg de butiás, que podem ser usadas na alimentação, no artesanato e no paisagismo.
No campo e até nas cidades, não há quem não tenha visto um jerivá. Ocorre em quase todas as formações vegetais, principalmente na Mata Atlântica. Trata-se de um coqueiro e que, como o nome diz, produz uns coquinhos amarelinhos, apreciados por gente e por bicho.
A época ideal para a colheita é dos meses de dezembro a março através de técnicas simples de coleta com facões, o coletor retira em média 200 kg do fruto e depois pode ser processado em polpa, principalmente, ou vendido in natura.
Coloque a fruta em uma panela. Ferva com o açúcar, até fazer uma calda. Deixe esfriar, coloque em um vidro grande, acrescente a cachaça. Pode-se beber logo e/ou deixar em infusão quanto tempo desejar, sempre bebendo e acrescentando mais cachaça, vai longe até terminar e é um licor delicioso.
Se ela for colocada em um saco plástico, é bom fazer uns furinhos nele com um garfo, para que a fruta respire. Se ela for colocada num tupperware, é preciso deixar uma frestinha aberta.” O motivo pelo qual a fruta amadurece mais rápido em um ambiente fechado é que ela acumula etileno, o hormônio do amadurecimento.
Conhece o ditado popular “de cair os butiá do bolso”? Ele é tipicamente gaúcho e significa que uma pessoa está impressionada, assustada ou estupefata com algo. Mas o que é butiá? O termo butiá é uma designação comum às espécies do gênero Butia.
Propriedades Anti-inflamatórias: o Butiá possui componentes que ajudam a acalmar a pele irritada, reduzindo vermelhidão e inflamação. É uma escolha ideal para peles sensíveis ou que passam por estresse ambiental, como a exposição ao sol e à poluição.
Os benefícios do suco de Butiá além de ser versátil, ele também é saudável! Rico em carotenoide, precursores da vitamina A, onde possui altíssimos níveis de potássio e ferro! Além de grande quantidade de vitamina C.