Explicação: A lentilha é associada à prosperidade e à riqueza em muitas culturas. O gesto de comer lentilhas do alto é um símbolo de elevar os desejos e intenções, buscando atrair sorte e prosperidade para o ano que se inicia.
Acredita-se que os grãos, por seu formato que lembra moedas, simbolizam prosperidade e fartura. A tradição diz que ao comer as lentilhas, a pessoa está atraindo riqueza e abundância para o novo ano.
A lentilha, com seu formato arredondado e achatado, lembra pequenas moedas, representando riqueza e prosperidade. Esse simbolismo se espalhou pelo mundo, sendo incorporado em países como o Brasil, onde o grão é presença obrigatória nas ceias de Ano Novo.
Está no livro de Gênesis, capítulo 25, versículos 29 a 34. O prato de lentilhas passou a ser o exemplo de uma venda disparatada e infeliz em que o interesse momentâneo, imediato e aflitivo passa a valer mais que todos os outros interesses permanentes, definitivos e coerentes; troca-se oitenta por oito, ou nem isto.
O que é Espiritualidade Hardcore? | Sadhguru Português
Qual é o ritual da lentilha no Ano Novo?
Comer lentilha é um ritual muito importante na comemoração de Ano Novo. Isso porque, segundo a superstição, a lentilha deve ser o primeiro alimento a ser consumido após a passagem de um ano para o outro. Mas nada impede você de cumprir essa simpatia com uma lentilha bem gostosa, não é mesmo?
Essa tradição foi introduzida no Brasil por imigrantes italianos. Muitas pessoas acreditam que a superstição surgiu devido ao formato da lentilha, que lembra moedas e, por isso, se tornou símbolo de fartura para o ano que vai se iniciar.
Onde está escrito na Bíblia sobre o prato de lentilha?
No “Antigo Testamento”, Jacó compra do irmão gêmeo Esaú o direito de primogenitura, ou seja, de ser considerado o mais velho. Trocou-o por um prato de lentilhas (Gênesis 27:19-30).
A unção de Samá pode ser equiparada com a unção de Sansão no relato de Jz 15:14-19, quando Deus havia dado grande vitória a Sansão, naquela mesma região, operando por ele o livramento dos filisteus.
Plantar lentilha é sinal de sorte na vida amorosa. Ver uma colheita revela que conseguirá derrotar seus inimigos. Comer indica que encontrará objetos que estavam perdidos.
As sementes da lentilha foram encontradas em sítios arqueológicos do Oriente Médio. Durante milênios, as lentilhas têm sido tradicionalmente comidas com cevada e trigo, três gêneros alimentícios originários da mesma região que se espalharam por toda a África e Europa durante as migrações.
Samá foi um dos homem que se ajuntou a Davi na caverna de Adulão, a bíblia diz que quando Davi estava fugindo de Saul, ele se escondeu em uma caverna e lá se ajuntaram a ele homens da pior estirpe.
A lentilha é rica em proteínas, que são nutrientes essenciais para a formação das células de defesa do organismo, ajudando, por isso, a fortalecer o sistema imunológico e ajudando na prevenção de doenças e infecções.
A Bíblia diz que Samá se posicionou e agiu, ele defendeu o que era precioso para ele, mesmo que aos olhos dos outros aquele campo não valesse nada. O que mais pode ser um campo de lentilhas? Tudo que temos é o nosso campo de lentilhas. Nossa vida emocional é nosso campo de lentilhas.
Existem outros personagens na Bíblia com o nome de Samá, como o Samá um dos filhos de Reuel, filho de Esaú em Gênesis 36:13, que são mencionados apenas de passagem. Samá é mais bem observado como o valente de Davi, que derrotou uma tropa filisteia sobre de um monte de lentilha.
Ungir significa aplicar óleo ou unguento na cabeça ou no corpo da pessoa. Na antiguidade, isso era feito por vários motivos. Às vezes, era um sinal de hospitalidade ou de asseio rotineiro. Aqueles que estavam doentes ou feridos eram ungidos com óleo ou unguento, que servia de medicamento.
Em #Reis não foi diferente. Juliano Laham saiu do elenco pra fazer um outro projeto (um filme). O Marcelo estava escalado pra viver outro valente, o Josebe, mas depois dessa mudança ele acabou substituindo o Juliano, já que o personagem Sama continua na história.
A história se concentra na perda de Esaú de seu direito de primogenitura para Jacó e no conflito que se seguiu entre suas nações descendentes por causa do engano de Jacó a seu pai idoso e cego, Isaque, a fim de receber a bênção / direito de primogenitura de Esaú de Isaque.
Jacó diz a Esaú que o ensopado seria dele, se Esaú quisesse, mas: “Vende-me hoje teu direito de primogenitura” (v. 31). O “direito de primogenitura” (os direitos do filho primogênito) significava que o pai reconhecia a seu filho primogênito como seu principal herdeiro.
Certo dia, regressando do campo, Esaú estava com muita fome e desejou comer um prato de lentilhas, preparado por Jacó. Aproveitando o momento, Jacó propôs uma barganha: em troca da lentilha, Esaú, cederia a ele o valioso direito da Primogenitura. Esaú aceitou a condição e comeu a lentilha.
Explicação: A lentilha é associada à prosperidade e à riqueza em muitas culturas. O gesto de comer lentilhas do alto é um símbolo de elevar os desejos e intenções, buscando atrair sorte e prosperidade para o ano que se inicia.
A superstição, que para alguns é relacionada a uma passagem bíblica, diz que comer lentilha na ceia de Ano Novo pode trazer prosperidade e sucesso, já que o grão se assemelha a uma moeda.