Qual o feminino de ateu? O feminino de ateu é ateia em Portugal e atéia no Brasil. (A diferença deve durar até entrar em vigor o Acordo Ortográfico, após o qual a forma actualmente utilizada em Portugal vai prevalecer.)
Como se designa uma mulher descrente, que nega a existência de qualquer divindade? As hipóteses fornecidas são ateu e ateia, mas só uma delas está certa. O Português é a nossa língua mas falar e escrever bem não é matéria fácil.
hetaírai: 'aquela que faz companhia', 'amigas'), na sociedade da Grécia Antiga, eram prostitutas refinadas, que, além da prestação de serviços sexuais, ofereciam companhia e sabedoria, frequentemente tinham relacionamentos duradouros com seus clientes, diferenciavam-se das prostitutas comuns (pornoi) da época, pois ...
Um ateu é alguém “que não acredita na existência de um deus ou deuses”, de acordo com o dicionário online Merriam-Webster. Como os ateus se definem por aquilo em que não acreditam, é difícil generalizar aquilo em que acreditam.
Em primeiro lugar, é preciso ter clareza que apenas uma minoria dos “sem religião” no Brasil são ateus ou agnósticos. Os ateus são pessoas que não acreditam na existência de Deus, já os agnósticos avaliam que não é possível afirmar com certeza se Deus existe ou não.
Não existe, a rigor, uma religião agnóstica. Trata-se de uma forma de conceber o mundo, uma postura adotada pelas pessoas que se julgam incapazes de explicar ou comprovar empiricamente certas questões propostas pela Metafísica.
Qual a diferença entre um ateu e um agnóstico? Ateus não acreditam em um deus e negam sua existência, enquanto agnósticos afirmam que ele (ou eles) pode ou não existir, mas nós não somos capazes de saber com certeza. As duas palavras têm origens interessantes: “Em 'ateu', 'A' é um preposto em grego que significa 'não'.
O agnosticismo separa aqueles que acreditam que a razão humana não pode compreender a existência de divindades ou o mundo sobrenatural ou espiritual. Alguém que admita ser impossível de compreender ou saber sobre a existência ou inexistência de divindades é, portanto agnóstico.
Em palavras mais simples: um deísta é aquele que está inclinado a afirmar a existência de um princípio criador, mas não pratica nenhuma religião, não negando a realidade de um mundo completamente regido pelas leis naturais e físicas. A interpretação de Deus pode variar para cada deísta.
No ateísmo-cristão, os adeptos partem do pressuposto de que não há um deus. No entanto, eles acreditam que Jesus Cristo existiu. Para eles, Jesus não é adorado como devoção e foi alguém comum, um homem normal de seus tempos - com uma mensagem com a qual simpatizam.
Trata-se de uma palavra que pode ser empregada como adjetivo ou como substantivo de dois gêneros – não existe hétera. Em textos formais deve-se evitar a versão abreviada: “heterossexual” continua sendo a forma clássica da palavra.
1 Relativo a éter. 2 Que é da natureza do éter. 3 fig Que é puro e espiritualmente elevado: Sua voz etérea tocava os corações. 4 fig Que é da esfera celestial; celeste, divino: A abóbada da igreja parecia etérea.