A gente te ajuda: Os legumes são os frutos, as raízes, os caules e os tubérculos das plantas, como: tomate, abóbora, berinjela. mandioca, cenoura, palmito e batata. Já as verduras são as folhas e flores das plantas, como: alface, couve, repolho, acelga, espinafre, brócolis e couve-flor.
Verdura nada mais é do que folhagem comestível, as famosas hortaliças. Podem ser folhas, flores, plantas botões ou hastes. Ser verde e não possuir sementes é quase uma garantia para identificar as verduras. São exemplos de verduras: alface, couve, rúcula, repolho, coentro, espinafre, orégano, hortelã.
É hoje um alimento global, presente na generalidade das cozinhas. Existem mais de 10 mil variedades conhecidas. Apesar de ser visto e consumido como um legume, é uma fruta porque nasce de uma planta (o tomateiro) e tem sementes. Tal como o tomate, há outras frutas que são consideradas legumes, sem o serem.
DECIFRANDO O MISTÉRIO: QUAL É A DIFERENÇA ENTRE LEGUMES E VERDURAS?
Como saber se é fruta ou legume?
Ou seja, tecnicamente, tudo o que tem semente é um fruto, sendo a palavra legume usada para as outras partes comestíveis de uma planta, incluindo folhas (alface e tabaco), flores (brócolos), caules (aipo), tubérculos (batatas), bolbos (cebola) e raízes (beterraba).
A maçã é considerada um pseudofruto porque é dentro dela que está o fruto verdadeiro da macieira. Como assim? Quando você divide a maçã ao meio e vê onde ficam depositadas as sementes, essa é a parte considerada o fruto verdadeiro da macieira. A pera e o caju também são considerados pseudofrutos.
São exemplos de frutos: o abacate, o pepino, a uva, a laranja, a abóbora, o tomate, o maracujá, a uva, o limão, a berinjela, o pimentão, o kiwi e o pêssego.
Você sabe qual a diferença entre verduras e legumes? A gente te ajuda: Os legumes são os frutos, as raízes, os caules e os tubérculos das plantas, como: tomate, abóbora, berinjela. mandioca, cenoura, palmito e batata.
O alho (Allium sativum) é um vegetal da família das liliáceas (a mesma da cebola e da cebolinha). Há controvérsias sobre sua origem, porém a maioria dos estudos indica que a Ásia é o local de origem. A Argentina e a China são os principais países exportadores de alho fresco para o Brasil.
As verduras são aquelas em que a parte comestível são as folhas, as flores ou as hastes, como é o caso da alface, do repolho ou da couve, por exemplo. Já os legumes são aqueles em que a parte comestível são frutos ou sementes, como acontece com o feijão, a lentilha, o arroz, o pimentão, a laranja e a abobrinha.
Muitas pessoas têm dúvida de como diferenciar as verduras dos legumes. Embora façam parte do mesmo grupo alimentar, o das hortaliças, são consideradas verduras as folhas, flores ou hastes, como alface, agrião, repolho, couve e rúcula, por exemplo.
Esse legume é fonte de fibras, vitamina A, C, B6, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, sódio e potássio. Além disso, o quiabo é pouco calórico —há cerca de 22 kcal em 100 g do alimento cozido — também é rico em água e contém ainda uma pequena quantidade de proteína (1,8 g).
Seu significado está ligado ao sangue e, por isso, à Paixão de Cristo. Para os medievais, a ato de comer era sagrado e indiretamente ao beber o vinho e comer a hóstia comiam Deus, morto para redimi-los do pecado. A partir do século XIII, a maçã passou a ocupar o principal lugar como fruto proibido.
Pepino. Para a surpresa de muitos, sim, o pepino é classificado como fruto. Ele pertence à família de plantas Cucurbitaceae, que é a mesma de frutas como o melão e a melancia.
A melancia é fonte de pro-vitamina A e das vitaminas C e do complexo B, além de sais minerais como cálcio, fósforo e ferro. Por ser muito hidratante (90% de seu volume é água) e diurética, elimina resíduos do aparelho digestivo e funciona como laxante.
🤔 Em resumo, hortaliça é todo o vegetal cultivado em horta, sejam eles legumes ou verduras. Já os legumes são os vegetais em que o que se come não são as folhas, mas sim sua raiz, como a cenoura, batata e beterraba.
A couve é uma hortaliça bastante conhecida e faz parte da família do brócolis, do repolho, da couve-flor e do rabanete. Há diversas variedades disponíveis para consumo e a mais popular no Brasil é a couve-manteiga.
A abóbora é um legume muito versátil, podendo ser consumida em diferentes formas como em cozidos, refogados, sopas, puré, bolos, pudins e doces. As sementes podem ser torradas e consumidas como aperitivo, sendo além de saborosas, muito ricas em nutrientes , especialmente magnésio .
O caju é considerado muitas vezes como o fruto do cajueiro, embora seja um pseudofruto. É constituído de duas partes: a castanha que é a fruta propriamente dita, e o pedúnculo floral, pseudofruto confundido com o fruto. Esse se compõe de um pedúnculo piriforme, carnoso, amarelo, rosado ou vermelho.
Por exemplo: o chuchu, a abóbora, a vagem, o pepino, o pimentão, o quiabo e o tomate são popularmente chamados de legumes, mas, na botânica, eles são classificados como frutos.