O filho de sua madrinha não tem grau parentesco direto com você, mas convenção e padrão da sociedade pode considerar o mesmo como primo. Mas deve-se atentar que para o filho da sua madrinha ser um primo legítimo seu, sua madrinha deveria ser irmã de seu pai ou de sua mãe.
Todavia, pelo fato de a madrinha ser uma pessoa próxima da família, considera-se que os filhos delas podem ser considerados seus primos, mesmo na teoria não exista relação parentesco entre o afilhado e o filho da madrinha.
PADRINHOS DOS MEUS FILHOS | Como decidi e por quê os escolhi | Monica Romeiro
O que é padrinho filho?
Os padrinhos são considerados como guias espirituais da criança, pessoas que estarão presentes para apoiar e orientar o seu afilhado na sua jornada de fé. Eles assumem a responsabilidade de nutrir o desenvolvimento espiritual e moral da criança, ajudando-a a crescer no seu relacionamento com Deus.
Padrinhos e madrinhas são pais e mães espirituais, e no batismo têm como obrigação auxiliar os pais da criança, na sua educação religiosa; na Crisma, o padrinho deve ajudar o crismando a amadurecer para a fé.
A madrinha, mais que uma figura importante na criação da criança, é alguém responsável pela mesma tanto quanto seus pais. É uma mãe de coração, com um amor sem limites para criar seu afilhado com todo o afeto e cuidado possível. Com o título de madrinha, diversas responsabilidades surgem, entre elas: Ajudar na educação.
Através desse envolvimento padrinho-afilhado, os pais biológicos se aproximavam dos pais espirituais de seus filhos, tornando-se compadres e gozando de um estatudo de parentesco, dessa forma também entendido pela Igreja Católica. Entretanto, na prática, essa tutela não se restringia à uma orientação espiritual.
Além dos padrinhos de Apresentação, de Vela e de Batismo, há ainda três outros tipos a serem aqui mencionados. São eles os Padrinhos Santos, os Padrinhos de Crisma e os Padrinhos de Fogueira.
É PECADO REJEITAR O CONVITE PARA SER PADRINHO DE UMA CRIANÇA? Há um mito muito difundido: de que quando alguém recebe o convite para ser padrinho/madrinha de uma criança, não pode recusar de jeito nenhum. E assim, muita gente aceita o convite, ainda que não esteja convicto de assumir esse papel.
Os padrinhos de casamento são um grupo de pessoas que têm relação próxima com os noivos e desempenham uma função ativa na organização da celebração, o que envolve desde apoio afetivo até ajuda prática.
Também se chama compadre ao pai do afilhado de um sujeito. Por exemplo: “Amanhã irei pescar com meu cunhado e meu compadre”, “O compadre da minha esposa sofreu um assalto violento em casa e agora está hospitalizado”, “Eu sou seu compadre, estarei sempre à sua disposição para o que você ou o seu filho precisar”.
Essa pessoa pode ser sua irmã, sua prima, sua melhor amiga, sua mãe. Alguém que vê seu filho nem um ano após o batismo, que faz parte de sua vida, que quando ele diz "ela é minha madrinha" é algo próximo e não alguém estranho que nunca esteve em sua casa.