Como Age: O Tiopental tem uma ação ultracurta e age deprimindo o sistema nervoso central, resultando em hipnose e anestesia. É importante observar que o Tiopental não possui efeito analgésico. Parece atuar aumentando as respostas ao ácido gama-aminobutírico (GABA), um neurotransmissor inibitório.
O tiopental sódico é apresentado na forma de pó estéril, para uso intravenoso, constituído da substância química tiopental sódico (um barbitúrico de curta duração). O tiopental sódico deprime o córtex sensorial, diminui a atividade motora, altera a função cerebelar e produz sonolência, sedação e hipnose.
O tiopental, conhecido também como tiopentato de sódio ou tiopental sódico, é um barbitúrico de ação rápida, depressor do sistema nervoso central, utilizado principalmente em anestesia e hipnose. É também conhecido popularmente como um soro da verdade.
Por que o tiopental não é indicado para pacientes asmáticos?
Os barbitúricos (tiopental, tiamilal) nas doses habituais são contraindicados para uso em asmáticos, por induzir a broncoconstrição através da liberação de histamina.
O broncoespasmo é um quadro caracterizado pela hiper-reatividade aguda das vias aéreas com obstrução ao fluxo aéreo. Tem como fatores desencadeantes a manipulação das vias aéreas durante a intubação traqueal ou ser parte de uma reação imunológica durante a anestesia.
A cetamina é um antagonista não competitivo do receptor glutamatérgico do tipo NMDA (N-metil-D-aspartato - NMDAR), característica responsável pelos seus efeitos terapêuticos primários (Du Jardin et al, 2016). Dessa forma, a cetamina impede as ações do glutamato sobre os NMDAR.
Os fármacos sedativos-hipnóticos possuem uma ação abrangente no paciente. Os compostos sedativos são responsáveis pela função de redução da ansiedade, causando efeito ansiolítico, já os hipnóticos possuem um efeito de indução da sonolência, assim, iniciando e mantendo o sono.
Qual a segurança da infusão continua de tiopental?
A dose inicial de 3 a 5mg/kg seguida em 30 minutos por infusão IV contínua de 1 a 3 mg/kg por hora durante ≥ 12 horas após a apreensão das crises é recomendada por alguns clínicos. Dose usual: 5 a 6mg/kg, IV. Dose de manutenção: 1mg/kg, infusão intermitente, conforme for necessário. Dose usual: 5 a 8mg/kg, IV.
O maleato de midazolam comprimidos é medicamento de uso adulto, indicado para: Tratamento de curta duração de insônia. Os benzodiazepínicos são indicados apenas quando o transtorno submete o indivíduo a extremo desconforto, é grave ou incapacitante. Sedação, antecedendo procedimentos cirúrgicos ou diagnósticos.
Etomidato é um hipnótico intravenoso de ação curta, indicado para a indução da anestesia geral. Esta pode ser mantida sem a associação com anestésicos inalatórios (anestesia inteiramente intravenosa), ou com a participação destes em proporções bastante limitadas. Etomidato pode ser utilizado para anestesia geral.
Principais indicações. Na bula do fenobarbital, constam duas indicações principais: Prevenção de convulsões em indivíduos com epilepsia, doença do sistema nervoso central que causa convulsões ou crise de ausência no paciente. Prevenção de crises convulsivas de outras origens.
Qual dos fármacos pode ser utilizado como auxiliar anestésico durante uma cirurgia?
O Tiopental Sódico é um barbitúrico de curta duração indicado para a indução da anestesia geral. É também indicado como auxiliar em anestesia regional e no controle de convulsões.
O Fenobarbital é um barbitúrico com propriedades anticonvulsivantes, devido à sua capacidade de elevar o limiar de convulsão. Este é um medicamento que age no sistema nervoso central, utilizado para prevenir o aparecimento de convulsões em indivíduos com epilepsia ou crises convulsivas de outras origens.
Para que serve o Gardenal e para que é indicado? Este medicamento é destinado à prevenção do aparecimento de convulsões em indivíduos com epilepsia (doença do sistema nervoso central que causa convulsões ou ausências do paciente) ou crises convulsivas de outras origens.
Trileptal é usado para tratar crises parciais (convulsões simples, complexas e secundariamente generalizadas) e generalizadas tônico-clônicas. Trileptal pode ser utilizado isoladamente (isto é, monoterapia) ou em combinação com outros medicamentos antiepilépticos.
CONCLUSÃO. O principal mecanismo de ação da cetamina, o antagonismo mediado pelo ácido N-metil D-aspartato, é único entre os anestésicos e analgésicos.
Propofol, para o que é indicado e para o que serve? Propofol é indicado para indução e manutenção de anestesia geral em procedimentos cirúrgicos. Isto significa que Propofol faz com que o paciente fique inconsciente ou sedado durante operações cirúrgicas ou outros procedimentos.
O midazolam é metabolizado principalmente no fígado e no intestino pela isoenzima CYP3A4. A meia-vida de eliminação média varia de 2,2 a 6,8 horas após doses orais unitárias de 0,25, 0,5 e 1 mg/kg de midazolam solução oral.
O propofol é uma medicação sedativa-hipnótica intravenosa comumente utilizada em infusão contínua em ambiente de UTI com doses tituladas de acordo com o nível de sedação desejado. Também possui efeito amnésico, ansiolítico, anticonvulsivante e broncodilatador.
O broncoespasmo caracteriza-se por provocar a presença de sibilos à ausculta pulmonar. Sibilos nada mais são que um som alto que lembra o assobio e ocorre quando o paciente respira e o ar passa pelas vias aéreas estreitadas.
AMINOFILINA Sandoz atua como broncodilatador, causando o relaxamento dos brônquios e dos vasos pulmonares. Por que este medicamento foi indicado? AMINOFILINA Sandoz é indicado para doenças caracterizadas por broncoespasmo, como a asma brônquica ou o broncoespasmo associado com bronquite crônica e enfisema.