A água pura é aquela que, diferente da água potável, não possui nenhuma outra substância na sua composição além de hidrogênio e oxigênio. A água pura não pode ser encontrada na natureza e para obtê-la é necessário realizar o processo de destilação.
Sem cheiro, sem cor e sem gosto. Toda água potável precisa ser limpa, e um dos jeitos mais comuns de identificar uma contaminação na água, é por sua aparência. Especialistas do mundo todo concordam que uma água purificada deve ser incolor, insípida (sem sabor) e inodora (sem cheiro).
Testes de Turbidez: A turbidez da água se refere à clareza ou transparência. Testes de turbidez detectam partículas em suspensão na água, o que pode indicar a presença de sedimentos ou impurezas. Testes de Cloro Residual: O cloro é frequentemente usado como desinfetante na água potável.
Para uma água se considerada pura ela não pode ter em sua composição nenhuma outra molécula senão as de hidrogênio e oxigênio, que formam a tão conhecida fórmula H2O. Ao contrário da água potável, não é encontrada na natureza. Para obter a água pura é preciso que ela passe por um processo de desmineralização.
Características da água pura: ponto de fusão (derrete, funde)= 0ºC e ponto de ebulição (ferve)= 100ºC, a 1 atmosfera de pressão e densidade = 1 g/cm3 (um grama de água ocupa um volume de 1 cm3).
Para ser comercializada, a água mineral precisa ser analisada pela Vigilância Sanitária e estar em conformidade com os níveis de minerais e outros elementos que a constituem. A água considerada mineral é aquela produzida e enriquecida de minerais pela própria natureza, sendo captada do solo por fontes hidrominerais.
Ao contrário da água potável, ela não é encontrada na natureza e, para obter a “água 100% pura”, é necessário um processo de destilação, normalmente feito em laboratório. A grande verdade é que a água doce potável, aquela que sai do filtro de barro ou da nascente de um rio, não tem nada de pura.
A Água Filtrada é Água Pura? A água filtrada não é necessariamente pura, pois dependendo da origem dessa água ela pode estar contaminada por exemplo. Vamos separar em dois tipos de água, uma com tratamento químico(essa que você recebe na sua casa) e outra proveniente direto dos rios ou poço.
Para obter a água pura é necessário um processo de destilação. Vale ressaltar que diferente da água potável, a água pura não é própria para o consumo humano, animal ou vegetal. Isso porque esse tipo de água não possui os sais minerais que são necessários aos seres vivos.
O grau de pureza (p) é dado pela divisão entre a massa da substância pura e a massa total da amostra. Por exemplo, o calcário (carbonato de cálcio – CaCO3) é um minério utilizado para se fabricar a cal virgem (óxido de cálcio – CaO).
A água deve ser límpida e cristalina, ou seja, não ter uma aparência turva, além de livre de odores e sabores. Também é necessário que a água não apresente metais pesados e outras substâncias em concentrações que possam acarretar problemas de saúde.
Cor: pegue o copo de água e coloque contra a luz. Assim, você consegue ver nitidamente se ela está incolor ou se há algo nela, como partículas sólidas. Se você conseguir ver através do copo, é um bom sinal; Cheiro: cheire a água para notar se tem algum cheiro específico.
Um dos métodos mais tradicionais de análise de água é o teste físico-químico. Este método avalia características como pH, turbidez, cor, oxigênio dissolvido, sólidos totais, entre outros. A realização de testes físicos e químicos é fundamental para determinar a qualidade da água em relação à sua pureza e segurança.
A água pura não pode ser encontrada na natureza e para obtê-la é necessário realizar o processo de destilação. Apesar do que pode parecer, a água pura não é própria para o consumo pois não possui os minerais necessários para manter o bom funcionamento dos organismos vivos.
Se alguém pesquisar teste de qualidade de água, encontra na internet a Qualin Análises Ambientais. Com grande expressão de mercado quando o assunto é análise de caixas sedimentadoras de água e óleo e análise de água para verificação e monitoramento de potabilidade, oferecendo sempre a melhor opção para seus clientes.
Quais são os riscos de beber água da torneira? Não há nenhum risco em beber a água da torneira, caso seja feito o monitoramento adequado do sistema de tratamento e da rede de distribuição pela equipe de qualidade da companhia de saneamento da sua cidade.
Nos filtros de barro, a filtragem é realizada através da gravidade, com a água passando pelas velas e gotejando lentamente para o reservatório inferior.
Água de nascente ou glaciar: Em teoria, a água proveniente de nascentes e glaciares tende a ser bastante pura. Além disso, geralmente contém muitos dos nutrientes presentes na popular água mineral. Atualmente, é possível encontrar opções engarrafadas e testadas disponíveis nos supermercados.
A água é pura quando só contém moléculas H2O. Características da água pura: ponto de fusão (derrete, funde)= 0ºC e ponto de ebulição (ferve)= 100ºC, a 1 atmosfera de pressão e densidade = 1 g/cm3 (um grama de água ocupa um volume de 1 cm3). As substâncias puras são formadas por substâncias de um tipo só.
O Que É Água Pura? O entendimento de “o que é água pura” é alvo de divergências. Mas ao pé da letra, e sob a ótica química, água pura é somente aquela que cuja composição inclui duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio (H₂O).
Detalhe do Produto ao qual foi afixado o selo(Nome da Marca Comercial, Litragem, Embalagem Retornável ou Descartável); Código do Selo, composto de 4 letras e 9 números; Código sob a massa raspável(Raspadinha), composto de 3 letras e 5 números; Tipo de Água (à esquerda, na vertical).
Então não consumimos água pura? Em verdade não, porque junto com a água outros componentes encontram-se dissolvidos no meio. Podemos classificar a água mineral como sendo uma solução (mistura homogênea) que é um tipo de dispersão, com composição que varia de acordo com a fonte na qual a mesma foi extraída.