O diagnóstico da fibromialgia é eminentemente clínico, com a história, exame físico e exames laboratoriais, auxiliando a afastar outras condições que podem causar sintomas semelhantes. Não há alteração dos exames que indicam inflamação.
Qual exame de sangue detecta fibromialgia? O diagnóstico da fibromialgia é apenas clínico (avaliação das queixas e histórico do paciente), pois não existe nenhum exame capaz de detectar a doença reumatológica.
Os sintomas mais importantes são dor generaliza- da, dificuldades para dormir ou acordar cansado e sensação de cansaço ou fadiga durante todo o dia. Alguns outros problemas podem acompa- nhar a Fibromialgia como depressão, ansiedade, alterações intestinais ou urinárias, dor de cabeça frequente, entre outros.
Qual é a parte do corpo que a fibromialgia ataca mais?
O principal indício da doença é a dor crônica generalizada, que atinge as partes acima e abaixo da cintura, os lados direito e esquerdo do corpo e pelo menos uma parte da coluna. Na maioria dos casos, a doença se instala de forma progressiva e o paciente vai percebendo os sintomas aos poucos.
APRENDA A IDENTIFICAR SE O QUE ESTÁ SENTINDO É FIBROMIALGIA
Qual é o pior sintoma da fibromialgia?
O sintoma mais importante da fibromialgia é a dor difusa pelo corpo. Habitualmente, o paciente tem dificuldade de definir quando começou a dor, se ela começou de maneira localizada que depois se generalizou ou que já começou no corpo todo. O paciente sente mais dor no final do dia, mas pode haver também pela manhã.
Os locais mais frequentes são os músculos do pescoço, dorso e membros. Quando esses pontos são pressionados, desencadeiam uma dor em todo o músculo acometido, podendo, até ser confundida, com emergência médica.
Você deve procurar um médico reumatologista ao sentir dores no corpo, principalmente por períodos prolongados e sem relação com trauma (pancada, torção), sendo nos ossos, músculos ou nas articulações.
Exercícios de baixo impacto, como caminhadas, natação e ioga, ajudam a melhorar a circulação sanguínea, reduzir a rigidez muscular e promover a liberação de endorfinas, que são os analgésicos naturais do corpo. Além do exercício, o alongamento regular também pode proporcionar alívio para os sintomas da fibromialgia.
Menos frequentemente, a parte inferior das pernas, mãos e pés ficam doloridos e rígidos. Os sintomas podem ocorrer periodicamente (em crises) ou a maior parte do tempo (cronicamente). A dor pode ser intensa. Geralmente, ela piora quando há fadiga, estresse ou após o uso excessivo.
Classificar como doença crônica e principalmente INCAPACITANTE. Nos dando direito a aposentadoria, inclusive no serviço público. Ser incluída no artigo 186, da lei 8112, como DOENÇA GRAVE e garantir aposentadoria por INVALIDEZ, com proventos INTEGRAIS. A fibromialgia é terrível.
Qual o medicamento mais indicado para fibromialgia?
Alguns fármacos, como a pregabalina e a duloxetina, agem na maior sensibilidade à dor. Outros medicamentos, como relaxantes musculares, antidepressivos e analgésicos podem ser usados para alívio de diversos sintomas.
Os principais exames para doenças reumatológicas são exames físicos e laboratoriais. Além deles, para a conclusão da hipótese diagnóstica, também são utilizados exames de imagem, como a ressonância magnética, radiografia, densitometria óssea e tomografia computadorizada.
A Ultrassonografia Musculoesquelética é geralmente o primeiro exame a ser solicitado, sendo utilizado para o diagnóstico das lesões musculares e articulares. Trata-se de um método rápido, disponível, com baixo custo e altamente eficaz no diagnóstico.
O reumatologista explica que o diagnóstico da fibromialgia é clínico, com o médico analisando criteriosamente o histórico do paciente, com exames físicos e outros que auxiliam para afastar condições que podem causar sintomas semelhantes.
Quem tem fibromialgia tem direito a algum benefício?
Afinal, é praticamente impossível trabalhar com dores intensas e prolongadas espalhadas pelo corpo inteiro. Caso constatada a incapacidade, o portador de fibromialgia pode ter direito a auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e BPC/LOAS.
Os pontos de similaridades clínicas entre as enfermidades Fibroamialgia e Espondiloartrites são: Pode haver dor difusa em áreas próximas às articulações.
O diagnóstico da fibromialgia é feito a partir da análise de vários critérios. Há algum tempo, a pressão exercida em alguns pontos do corpo era um desses exames, mas atualmente o problema é diagnosticado a partir da exclusão de outras doenças. Ou seja: não há um teste que comprove ou descarte a fibromialgia.
A dor da fibromialgia, apesar de ser generalizada, fica mais intensa ao pressionar os 18 pontos dolorosos conhecidos até o momento e que estão localizados no pescoço, peito, costas, braços, joelhos e nádegas.
Com diminuição da rigidez e da fadiga e melhorando o condicionamento físico do paciente. Exercícios aeróbicos como caminhadas, natação, corridinhas, ciclismo, dança e hidroginástica incentivam a liberação de substâncias naturais do corpo que promovem a sensação de bem-estar.
Quais são os piores alimentos para quem tem fibromialgia?
Evite alimentos açucarados e ultraprocessados: opte por refeições caseiras e minimize o consumo de produtos industrializados, que podem agravar os sintomas da fibromialgia.
Qual exame detecta fibromialgia? Por enquanto, não existem exames para detectar fibromialgia. Há apenas a expectativa de um novo exame de sangue, mas que ainda está em estudo. Até o momento, o diagnóstico é realizado baseado nos sintomas e em um exame físico, feito pelo médico, que identifica cerca de 18 pontos de dor.