Você pode espalhar aromas cítricos no ambiente, como cascas de limão, laranja ou vinagre diluído, que elas não gostam. Plantar espécies repelentes, como citronela, hortelã ou manjericão, também é eficaz. Outra dica é manter a área bem limpa, evitando resíduos de alimentos e bebidas que possam atraí-las.
Espalhar naftalina perto de janelas e portas pode, igualmente, manter as abelhas afastadas, enquanto a cânfora também tem um efeito semelhante e é uma alternativa eficaz.
Uma vela de citronela costuma ser indicada para a prevenção da entrada de abelhas em casa. E a citronela é famosa, principalmente, por seus óleos essenciais que afastam insetos, incluindo as abelhas. Óleo de menta - Concentrado em mentol, tem um cheiro extremamente forte que incomoda as abelhas.
Para afastar abelhas, evite movimentos bruscos e agitação perto delas. Use roupas de proteção, como roupas brancas e um véu. Mantenha-se calmo e silencioso, afastando-se lentamente da área das abelhas. Evite odores fortes, cores escuras e flores, que podem atrai-las.
Portanto, esmague alguns dentes de alho e misture com água para criar um spray de alho. Pulverize-o em torno de sua casa e em torno de sua colmeia para fazê-las sair. Além do alho, a Citronela também funciona em mosquitos e abelhas.
Plantar espécies repelentes, como citronela, hortelã ou manjericão, também é eficaz. Outra dica é manter a área bem limpa, evitando resíduos de alimentos e bebidas que possam atraí-las. Essas alternativas são práticas e respeitam o papel ambiental das abelhas.
- Cubra rosto e pescoço com as mãos ou pedaço de tecido, pois são as áreas sensíveis do corpo; - Procure abrigo. Entre em algum prédio ou veículo e feche portas e janelas para evitar que as abelhas entrem também; - Evite se depender com ou na água.
Embora grande parte das abelhas sejam de fato diurnas, as espécies tropicais podem ser crepusculares ou noturnas — período do dia que enfrentam menos competição de outros insetos e evitam predadores. O que muitas pessoas não sabem, entretanto, é que as abelhas dormem de cinco a oito horas por dia.
Uma vela de citronela costuma ser indicada para a prevenção da entrada de abelhas em casa. E a citronela é famosa, principalmente, por seus óleos essenciais que afastam insetos, incluindo as abelhas. Óleo de menta - Concentrado em mentol, tem um cheiro extremamente forte que incomoda as abelhas.
Mistura de Vinagre e Água: Misture 1 litro de água com 1 colher de sopa de vinagre branco. Borrife nas áreas afetadas. O vinagre ajuda a desidratar os pulgões e repelir outros insetos.
Afaste-se lentamente: Tente se afastar do local onde as abelhas estão concentradas, movendo-se lentamente e de forma controlada. 3. Cubra-se: Se possível, use roupas de manga longa e calças para cobrir a pele exposta. Use um chapéu ou uma bandana para proteger a cabeça.
heptanona foram mais efetivos. Ribeiro (2000), em Uberaba, Estado de Minas Gerais, observou que a cânfora e a citronela foram eficazes como repelentes para as abelhas A.
Não jogue nenhum produto sobre as abelhas, como álcool, querosene, água, inseticida ou fogo, pois elas podem se defender. Se afaste e ligue imediatamente para a Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros ou contrate profissional habilitado.
Porém, quando ocorre um ataque de abelhas, a recomendação é clara: corra. “Fugi, correr e se afastar o mais rápido possível do local da colmeia porque esse tipo de inseto quer proteger a colmeia que, para eles, está sob ataque. Algumas pessoas acham que devem agachar, mas isso não é recomendado”, ressaltou.
Odores fortes: Perfumes, loções e outros produtos com aromas intensos podem atrair as abelhas e, ao mesmo tempo, irritá-las. Movimentos bruscos: Gestos abruptos ou tentativas de afastar as abelhas podem desencadear um ataque.
Barulhos, perfumes fortes, desodorantes, o próprio suor do corpo e cores escuras (principalmente preta e azul-marinho) desencadeiam o comportamento agressivo e, consequentemente, o ataque de abelhas; Sons de motores de aparelhos de jardinagem, por exemplo, exercem extrema irritação em abelhas.
Porém, quando ocorre um ataque de abelhas, a recomendação é clara: corra. “Fugir, correr e se afastar o mais rápido possível do local da colmeia porque esse tipo de inseto quer proteger a colmeia que, para eles, está sob ataque. Algumas pessoas acham que devem agachar, mas isso não é recomendado”, ressaltou.
“A primeira atitude é correr, tentar se afastar do local do enxame, correndo em zigue-zague; pois as abelhas africanizadas tendem a persistir na defesa”, explica Silva, detalhando que o comportamento comum é que elas sigam em linha reta.
É no final de julho, em agosto e setembro quando surgem mais relatos destas pretensas fugas de enxames das colmeias. Alguns números podem elucidar o fenómeno do “desaparecimento súbito” de abelhas. Nesta altura do ano, entre julho e setembro, morrem de velhice cerca de 1000-2000 abelhas/dia.
As abelhas são tipicamente diurnas, mas 1% delas (em torno de 250 espécies) tem atividade noturna. Elas podem voar nos crepúsculos, antes do amanhecer e também após o pôr do sol, ou, ainda, durante toda a noite ou na maior parte dela.